TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS LIVRES EM GRANDES EMPRESAS

Tese: PRODUTOS LIVRES EM GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Tese  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

O mercado atualmente está muito dinâmico, olhando por este lado as empresas estão optando por funcionários fora dos padrões à moda antiga. Neste sentido as organizações citadas prezam pelo trabalho avulso especializado, mais popularmente trabalho temporário, realizado por profissional autônomo, sem que os mesmos tenham um contrato formal com a empresa. Enquanto que, as organizações burocráticas exigem certa formalidade de seus contratados, cujo caráter empregatício é legal, seguindo normas e regulamentos. Diante disso formalizam-se as negociações, racionalizando e dividindo o trabalho com a apresentação de norma e realização de procedimentos padronizados, exigindo também que determinado candidato tenha competência técnica, o qual é certificado, após apresentação de currículum, e este pode ou não fazer parte da equipe de trabalho da empresa que oferece emprego.

02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

O cenário as citadas diferenças não é só perceptível, como a cada dia torna-se mais competitivo, real e exigente, denotando que o futuro já começou há muito tempo, tal realidade cada dia mais presente na vida do homem, mostra o atraso de várias empresas em notar o que o preciso para formar seu mercado. Atualmente as empresas do Facebook e Google assim como as demais citadas, apresentam maior flexibilidade e maior adaptação, por isso optam pela mudança em sua estrutura, onde seus funcionários, conectados com uma nova forma de ver o mercado, conseguem contribuir para o sucesso onde a tecnologia é a ferramenta principal.

Essas empresas acreditam que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos, e conseqüentemente fazem com que os seus respectivos funcionários tenham vontade de ir trabalhar não por causa das vantagens encontradas, como: horários flexíveis e bônus, mas também, porque se adéquam a nova estrutura oferecida. Enquanto os modelos clássicos de gestão focalizam-se na melhoria das tarefas realizadas em casa com tempo disponível para o trabalho, ou seja, o modelo clássico se preocupa com a realização prudente das tarefas, com forte união à regras e padrões, o que o diferencia do atual.

Para tal modelo, o trabalho operacional é de natureza essencial, onde o gestor e o operário caminham juntos, para garantir no sucesso do trabalho é neste sentido que o funcionário tem liberdade e trabalha basicamente em casa. Enfim os política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boas vontades e orientação, diferentemente dos modelos clássicos que usam de um controle burocrático e relativo.

03. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

As empresas atualmente empregam pessoa, requisitando um mínimo de tecnologia na área de trabalho, ou mesmo sem saber o que fazer com interatividades que superam a imaginação. Para ganhar a confiança do público é necessário ter conhecimento de causa, ou seja, conhecimento naquilo que se quer repassar, neste caso, conquistar o público para a importância do trabalho na modalidade freelancers; neste sentido é que entra o poder da argumentação, onde a pessoa, ou a empresa usa o seu poder de persuasão. Partindo deste contexto, os fragmentos, “d” e “e”, usam o argumento como estratégia de convencimento, no sentido de fazer com que seus objetivos sejam visto como ponto positivo, para uma busca rápida e satisfatória de emprego.

Todos os itens usam em seus argumentos o poder do convencimento, mostrando dados baseados em pesquisas, entretanto o item “d”, ao usar palavras simples e coloquiais, mostra com clareza a facilidade com que os empregos temporários vêm ganhando adeptos e espaço no mercado, porem não mostra os pontos positivos e negativos do negócio, por outro lado o item “e”, enfatiza tudo o que o outro se refere, detalhando inclusive as em porcentagens e as vantagens alcançadas nesse empreendimento, citando, entretanto as empresas responsáveis e mais bem colocadas no mercado, como também o sucesso alcançado, partindo desse pressuposto, percebe-se nos fragmento, a coesão e coerência que tem no item “e” e já falta no item “d”, o que leva a refletir, que um texto é mal entendido, ou interpretado por falta de clareza, definição do contexto, ausência de informação, assim como também construção frasal, coesão e coerência.

04. O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um último parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar critico sobre essa situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com