TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS LIVRES EM GRANDES EMPRESAS

Projeto de pesquisa: PRODUTOS LIVRES EM GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

TAMIRES COSTA DE OLIVEIRA

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

POR QUE O MODELO TRADICIONAL DE EMPREGO, EM QUE AS PESSOAS TRABALHAM TODOS OS DIAS PARA O MESMO PATRÃO, COMEÇA A PERDER ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS.

João Pessoa, PB

2013

TAMIRES COSTA DE OLIVEIRA

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Por que o modelo tradicional de emprego, em que as pessoas trabalham todos os dias para o mesmo patrão, começa a perder espaço nas grandes empresas.

Trabalho apresentado ao Curso (Bacharelado em Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Teoria da Administração, Comunicação e linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional].

Prof. Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches e Mônica Silva.

João Pessoa, PB

2013

Resolução das questões

1- Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Resposta - As organizações como a IBM, se diferenciam das organizações burocráticas, pois são formadas por funcionários que, devido trabalhar na sua própria casa fazem seu próprio horário, não dividem espaço com outros funcionários, seguem as regras da empresa com relação ao cumprimento das metas não sendo vigiados e tem mais liberdade de expor suas ideias, conseguir seus objetivos e resultados sem ficar submissos a trabalhar com ideias que já vem sendo posta em prática por funcionários mais antigos. São empresas que tem uma alta mobilidade e estão sempre em busca de baixos custos. Já as empresas burocráticas seguem uma ordem comandada por um patrão, que tem obrigação em zelar pela ordem da sociedade.

2- Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Resposta - Com o passar dos anos podemos observar que foi muito acelerado o avanço da tecnologia, dessa forma surgiu um novo modelo de produção basiado na internet, como o grande exemplo que é a IBM. Assim surgiu um grande compartilhamento de conhecimento e aprendizagem nas redes, como o FACEBOOK e o GOOGLE que são sites de relacionamento mundiais abertos a todos os usuários e geram receita através de publicidade. Se diferenciam, pois o GOOGLE é uma conta onde é permitido que todos os usuários acessem e compartilhem todas as informações desejadas, tem como missão organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e últeis, já no FACEBOOK os usuários criam perfis que contêm fotos e listas de interesses pessoais, trocando mensagens privadas e públicas entre si, participando de grupos de amigos, onde a visualização de dados detalhados é restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados, ou seja, é uma conta com uma lista de amigos que é necessário enviar e aceitar convites para se relacionar.

3- A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que os itens “d” e “e” têm recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Resposta - O maior benefício para quem contrata temporários é o custo, aliado à flexibilidade. Sem uma força de trabalho fixa. É natural, portanto, que as empresas deem especial atenção aos temporários em momentos de crise ou de escassez de mão de obra. Existem muitas empresas no Brasil, por exemplo, que contratam funcionários por um período especifico, devido o aumento nas vendas, dessa forma quando chega esse determinado período existe pressa na contratação e a falta de tempo para capacitar os funcionários, justificando assim a falta de pessoas qualificadas. Essa é a diferença de empresas que buscam por serviços temporários, presando sempre por novas pessoas até suprir suas necessidades, sempre contratando novos funcionários e o que mostrar um bom desempenho, capacidade de gerenciar, entre outras qualidades, pode até se efetivar.

4- O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para fica”

que são os freelancers. O texto também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com