TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE TEXTO INDIVIDUAL: O Processo de Inclusão

Por:   •  11/8/2015  •  Dissertação  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

BEATRIZ APARECIDA DOS SANTOS

PRODUÇÃO DE TEXTO INDIVIDUAL:

O Processo de Inclusão

[pic 3]

Assaí - Pr

2015


BEATRIZ APARECIDA DOS SANTOS

PRODUÇÃO DE TEXTO INDIVIDUAL:

O Processo de Inclusão

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 3º Semestre para a disciplina  de : Educação e Tecnologias; Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em espaços escolares e não escolares; Educação, Cidadania e Diversidade: relações étnico-raciais.

Prof.:  Cyntia Simioni França; Marlizeti B. Seinli; Sandra M. Vedoato; vilze Vidotte Costa; Fábio Luiz da Silva; Sandra Regina dos Reis; Taíse Nishikawa.

Assaí - Pr

2015


INTRODUÇÃO

O presente estudo busca refletir sobre a inclusão no espaço escolar, bem como sobre os desafios do pedagogo para a concretização deste processo. Para que haja uma verdadeira inclusão a escola e seus profissionais precisam adaptar-se e preparar-se para algumas mudanças necessárias. Também é preciso redefinir políticas e formas de atuação dos governos e organizações de ajuda, sendo considerado como item norteador o direito de toda criança à educação.

A proposta de educação inclusiva deve ser compreendida como melhoramento da educação indistintamente. Incluir não é apenas garantir a matrícula aos alunos com deficiência, mas sim possibilitar que todos os alunos, com deficiência ou não, tenham seus direitos de igualdade de oportunidades, em suas diversas condições de aprendizagem.

A escola deve ser um lugar para todos, onde não há como seguir uma linha contínua, já que cada pessoa apresenta uma particularidade em especial, a diferença é, pois, o conceito que se impõe para que possamos defender a tese de uma escola democrática.

O PROCESSO DE INCLUSÃO

A inclusão escolar é um processo que envolve todos os eixos educacionais, portanto as disciplinas estudadas no 3º semestre contribuem significativamente no entendimento de tal processo. É possível perceber que as Tecnologias são importantes ferramentas auxiliadoras no processo educacional, principalmente para os alunos com deficiência, que muitas vezes necessitam de outros meios de materiais que fogem dos livros. Outro fator importante das disciplinas estudadas é o da diversidade, a partir dela foi possível perceber que a escola é um lugar de “todos”, onde não é admissível o preconceito de nenhuma espécie.

Para que se tenha um sistema educacional inclusivo, deve-se buscar o respeito ao direito de todos de ter acesso à educação, pois como ela é um direito universal, homens e mulheres de todas as idades e no mundo inteiro devem ter esse direito respeitado. Para que haja uma educação inclusiva, são necessárias mudanças no pensar, sentir e fazer, pois um longo processo de mudança cultural já iniciado deve ser continuado e concretizado. Por isso, as articulações das políticas públicas são essenciais, pois permitem que providências sejam tomadas para um melhor planejamento em todos os níveis educativos.

Sendo assim, segundo Brasil (on line, 2015) para que se tenha uma educação verdadeiramente inclusiva, deve-se redefinir políticas e formas de atuação dos governos e organizações de ajuda, sendo considerado como item norteador o direito de toda criança à educação. Assim, toda pessoa com deficiência tem o direito de manifestar seus desejos e receber uma educação adequada às suas capacidades. Para haver uma educação inclusiva, as escolas devem estar preparadas para “acolher a todas as crianças, independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras”.

A escola, por ser um local onde o aluno adquire conhecimento sistematizado, deve ter um espaço adequado e que proporcione estímulos à aprendizagem. Assim, Alencar e Rodriguero (2008, p. 52) expõem: “a escola é o principal espaço de aprendizagem, experiências e socialização, tendo grande responsabilidade na formação intelectual, cultural e humanista da criança”. Percebe-se que um dos obstáculos que a escola inclusiva encontra estão relacionados à estrutura física, uma vez que esta deverá ser adequada às necessidades dos alunos que dela fazem parte. Várias são as recomendações para que a escola se transforme em um local inclusivo, pois cada criança tem uma necessidade, e para que seja possível contemplar um número máximo de alunos, deve-se preparar o espaço físico da escola para essa diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com