TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  12.927 Palavras (52 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 52

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

PRODUÇÃO TEXTUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO [pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]


RESUMO

Neste trabalho foi feito o levantamento sobre as principais informações que se referem a elaboração das demonstrações contábeis, apresentando as descrições sobre o Pronunciamento Conceitual Básico – CPC 00 e a Estrutura Conceitual da NBC. Com esse CPC, foram descritas inúmeras informações contábeis de uma empresa do setor varejista, bem como as informações de constituição, imobilização, estoque, impostos, folha de pagamentos, contrato social, demonstração de resultado de exercício, dentre outras.

Palavras-chave: CPC; Contabilidade; Dados Contabéis.


LISTAS DE TABELAS

Tabela 1 – Valor total e de depreciação dos imobilizados        10

Tabela 2 – Projeção de Compras do primeiro trimestre da empresa        11

Tabela 3 – Projeção de Vendas do primeiro trimestre da empresa        11

Tabela 4 – Saldo em quantidade dos produtos do primeiro trimestre do ano        12

Tabela 5 – Saldo monetário dos produtos do primeiro trimestre do ano        13

Tabela 6 – Apuração dos Tributos das entradas e saídas das mercadorias        14

Tabela 7 – Despesas operacionais        15

Tabela 8 – Despesas de vendas e administrativas        15

Tabela 9 – Folha de pagamento com as informações de proventos        17

Tabela 10 – Folha de pagamento com as informações de descontos        17

Tabela 11 – Folha de pagamento com as informações de encargos        18

Tabela 11 – Pagamentos das parcelas referente a apropriação do seguro        19


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        05
  2. METODOLOGIA        06
  3. DESENVOLVIMENTO        07
  1. CONSTITUIÇÃO        07
  2. IMOBILIZANDO        08
  3. COMPRAS E VENDAS DE MERCADORIAS        08
  4. CONTROLE DE ESTOQUES        10
  5. APURAÇÃO DOS TRIBUTOS (PIS, COFINS E ICMS)        12
  6. DESPESAS        13
  7. CONTABILIZAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO        14
  8. CONTABILIZAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO SEGURO        17
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

ANEXO A – CONTRATO SOCIAL        20

ANEXO B – LIVRO DIÁRIO        21


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho foi feito o levantamento sobre as principais informações que se referem a elaboração das demonstrações contábeis, apresentando as descrições sobre o Pronunciamento Conceitual Básico – CPC 00 e a Estrutura Conceitual da NBC.

Com o entendimento destas informações, realizou-se a contabilização dos eventos contábeis de uma empresa fictícia, entre os períodos de janeiro a março. A empresa selecionada compõe a atividade economia do comercio varejista, com regime tributário de Lucro Real Trimestral.

Dessa forma, descreveu-se todas as informações referentes a documentação contábil de uma empresa, como o objetivo de apontar os principais dados a serem utilizados para uma análise contábil, como as informações de constituição, imobilização, estoque, impostos, folha de pagamentos, dentre outras.


  1. METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, onde foi analisada as informações contábeis de uma empresa do ramo varejista. A análise ocorreu desde seu processo de abertura, no dia 01/01/20XX até o fechamento de seu primeiro trimestre em 31/03/20XX. Para o desenvolvimento dos dados contábeis utilizou-se de planilhas eletrônicas (Excel).


  1. DESENVOLVIMENTO

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro (CPC 00) possui os dados essenciais para preparar e apresentar as demonstrações contábeis destinadas a usuários externos, cujos principais objetivos destacam: o suporte ao desenvolvimento de novos Pronunciamentos Técnicos; a elaboração de demonstrações contábeis para Pronunciamentos Técnicos; o auxílio para auditores independentes; e o apoio para a interpretação das principais informações contábeis de uma empresa (CPC, 2008).

O Conselho Federal de Contabilidade – CFC descreve que essa estrutura permite demonstrar as informações referentes ao balanço patrimonial e o desempenho de uma empresa em determinado período, verificando sua posição financeira através dos fluxos de caixa e as informações uteis para avaliação e tomadas estratégicas sobre o futuro econômico da empresa (CFC, 2011).

Dessa forma, pode-se analisar e descrever a maioria das informações sobre o controle contábil empresarial, como os ativos, passivos, patrimônio, receitas, despesas, etc. (CPC, 2008).

Essa estrutura foi utilizada neste trabalho para apontar as características e dados contábeis no período trimestral, onde as principais informações serão descritas nos capítulos a seguir, enquanto os Livros Diários com os dados completos da empresa estão representados no Anexo B.

  1. CONSTITUIÇÃO

Para a abertura da empresa dois sócios formalizaram a integração social com investimento de R$ 400.000,00 em dinheiro, para a abertura e início de uma empresa do ramo de Comércio Varejista de Artigos de Vestuário de Acessórios. O início das atividades da empresa foi no dia 02/01/20XX e ambos os sócios serão responsáveis pela administração e remuneração dos outros integrantes. Para uma análise das informações da empresa, pode-se observar as principais informações do Contrato Social dessa empresa no Anexo A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (97.3 Kb)   docx (160.7 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com