TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL I INDIVIDUAL

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

                                     

Leandro Maturano Dias

estrutura de mercado do setor supermercadista

[pic 3]

Três de Maio-RS

2014

                           

Leandro Maturano Dias

estrutura de mercado do setor supermercadista

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética Política e Sociedade e Seminário. Semestre 1º e 2º.

Orientador:Regina Malassise; Marcelo Caldeira Viegas; Wilson Sanches.

Três de Maio-RS

2014[pic 4]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

        



INTRODUÇÃO

O trabalho tem como base de estudo a “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração”. O principal objetivo é apresentar de forma clara e objetiva a história de emigração das grandes redes ao estado, como era a forma de trabalho e métodos para crescer e se manter em peso no mercado até os dias atuais e também entender melhor os assuntos estudados sobre, macroeconomia e microeconomia, seminário, ética, política e sociedade e métodos quantitativos de uma forma objetiva e clara. Estes assuntos são indispensáveis para a formação de um bom administrador.

Em relação à microeconomia e macroeconomia existem três grandes temas relevantes sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de câmbio e a inflação. Sabe-se que no mundo globalizado, tem-se a necessidade das empresas buscarem instrumentos de apoio capazes de proporcionar maior segurança e agilidade ao processo de tomada de decisões. As concepções éticas nascem e se desenvolvem como respostas aos problemas sociais e políticos, históricos, concretos surgidos nas relações entre os homens, em especial os problemas que se relacionam com o comportamento moral.


DESENVOLVIMENTO

Para o desenvolvimento do presente trabalho, teremos como base principal o texto “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração”.

No entendimento de MALASSISE; SALVALAGIO (2014), a economia tem como conceito ser Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos e também propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que esta inserida. Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia.

Uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre as alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade (VASCONCELOS; GARCIA, apud MALASSISE; SALVALAGIO, 2014, p.3)

Neste texto estão sendo mencionadas as estruturas de mercado e estas estão condicionadas por três variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; existência de barreiras à entrada de novas empresas, também, fatores como a participação do governo, distribuição e número de vendedores e compradores, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção. No setor supermercadista, podemos citar como exemplo Porto Alegre, que possui uma expansão de grandes redes estrangeiras e brasileiras por meio da aquisição de pequenas e médias empresas do setor.

MICROECONOMIA E MACROECOMIA

Conforme MALASSISE; SALVALAGIO (2014) é importante definir que Microeconomia trata das escolhas dos indivíduos quanto à afetação dos recursos escassos que têm disponíveis, a afetação das coisas. Assim, estuda os fundamentos das escolhas econômicas de cada indivíduo e a sua evolução com a alteração dos preços das coisas. Além de considerar as decisões individuais, a Microeconomia pode ainda considerar certo nível de agregação. No entanto a agregação é sempre de coisas idênticas (homogêneas) e em quantidades e por questões de sistematização, pode ser dividida em diversas “especialidades”, nomeadamente a teoria do consumidor, a teoria do produtor, teoria dos mercados, teoria dos bens públicos, etc. “Os limites de um mercado são definidos pelo grau de interdependência de compradores e vendedores em relação a tempo, forma e espaço, e essa interdependência é medida pela sensibilidade a preço” (MENDES, 2004, p. 123).

Segundo SONDRONI (2014) Macroeconomia é a parte da teoria econômica que estuda os agentes econômicos em seu conjunto. Tem como objetivo determinar os fatores que interferem no nível total da renda e do produto de uma economia, o objetivo é obter uma visão simplificada do funcionamento da economia que, porém, permita ao mesmo tempo conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países. Ou seja, analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produção existentes na economia. Resumindo, determinar os fatores que influenciam o nível da renda e do produto do sistema econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com