TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR 3º SEMESTRE

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 11

UNIÃO NORTE DO PARANÁ – UNOPAR[pic 1]

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ANDRÉ DE BORTOLI BRAGA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

3º SEMESTRE

GOVERNADOR VALADARES

2014

ANDRÉ DE BORTOLI BRAGA[pic 2]

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

3º SEMESTRE

.

GOVERNADOR VALADARES

2014

SUMÁRIO[pic 3]

INTRODUÇÃO ........................................................................................................................................4

1    PANORAMA DAS ORGANIZAÇÕES.................. .............................................................................5

2    RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL. .............................................................................6

3    DIREITOS TRABALHISTAS................................ ...........................................................................10

4    AUDITORIA....................................................... .............................................................................15

5    CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................................17

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................................................................18


INTRODUÇÃO

A partir das relações que possuem com o mundo em constante evolução, as pessoas mudam. As ideias surgem numa velocidade incrível, com isso estas estão sujeitas a mudanças de comportamento podendo ser ora positivas e ora negativas, dependendo do ambiente no qual estão inseridas.

A atual era é marcada pela velocidade que as mudanças acontecem. Em todas as áreas da vida humana, a influência do fenômeno que costumamos chamar de globalização não pode ser negada. Uma das características mais marcantes desse processo é o grandefluxo de informações, decorrentes da aparente redução dos limites territoriais e dos avanços tecnológicos e científicos mundiais.

Nessa perspectiva, as estratégias de recursos humanos tornam-se indispensáveis para realização de mudanças necessárias no desenvolvimento organizacional.

No decorrer desse trabalho veremos além do panorama das organizações, o processo de recrutamento e seleção, os direitos trabalhistas e a importância da convenção coletiva de trabalho e como se dá o processo de auditoria dentro do RH.


1  O PANORAMA DAS ORGANIZAÇÕES

Atualmente, vivemos em uma sociedade onde a tecnologia alcançou tal notoriedade que as informações giram o mundo cada vez mais rápido e com isso, é possível acessar conteúdos em um piscar de olhos. A nossa vida pessoal e profissional acaba sendo afetada por isso, pois não precisamos mais do contato físico para realizar ou estreitar nossas relações ou realizar a distribuição de produtos e serviços.

Em vista desse avanço, temos três questões que são diretamente afetados positivamente: Velocidade, Customização e Capital Intelectual.

Como a velocidade que a informação circula é extremamente alta e atinge um grande de volume de pessoas, é possível saber em pouquíssimo tempo a opinião dos usuários sobre seu produto. Ao mesmo tempo, o ciclo de cada produto acaba sendo menor fazendo com que as empresas os lancem no mercado cada vez mais cedo, resolvendo as falhas pontuais durante o processo.

Atraído pela velocidade com que as coisas mudam, a customização dos produtos é essencial para que ele tenha sucesso. Tendo como foco a captação de grandes talentos, Sara (2009) menciona que acordos especiais serão feitos, podendo incluir férias, compra de ações, bonificação, acesso a escolas particulares, auxilio moradia, carro da empresa e até aconselhamento jurídico. Tudo isso será cada vez mais necessário para atrair colaboradores para as organizações.

Esse dois pontos levam a questão do capital intelectual, que será cada vez mais a peça fundamental para as empresas. Aquelas que conseguirem alavancar e criar conhecimento colherão bons frutos, pois o conhecimento afeta toda a cadeia, como a de serviços e manufatura.

No entanto, algumas características natas são muito importantes e esperadas dos profissionais: Flixibilidade, iniciativa, proatividade, bom relacionamento interpessoal, foco em resultado, saber administrar o tempo, trabalho em equipe, cooperação e autoconfiança.


2  RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

Para que as empresas possam captar os melhores profissionais, é de extrema importância que o RH tenha um planejamento da previsão de pessoal que de acordo com Pontes (2004), tem como bases o Plano organizacional que é composto pelos planos estratégicos, planos e orçamento das unidades, previsão de vendas e reorganizações internet; Fatos externos que envolvem o cenário econômico e os aspectos legais; e a Rotação de pessoal que é composto pelas aposentadorias, pedidos de demissão, promoções e transferências.

Ainda dentro do planejamento de RH, a descrição e análise de cargos também é necessária e são pontos diferentes. A análise de cargos tem como objetivo identificar quais são os requisitos mínimos que cada profissional precisa para ocupar a função desempenhando as atividades de maneira apropriada. Sara Maria (2013), menciona entre os requisitos, estão a formação acadêmica, idade, sexo (se justificável) e local de residência, por exemplo.

Sara Maria apud Dessler, define a análise de cargos como um procedimento pelo qual se determinam as obrigações dos cargos e as características dos candidatos que devem ser contratados.

Já a descrição de cargos é a descrição das atividades de cada cargo e serve como ponto de partida para estruturação do plano de carreira, política de recrutamento e seleção, treinamento, entre outras. O conhecimento da descrição de cargos das vagas em aberto e uma boa analise de cargos é essencial para o sucesso do processo seletivo.

Passada a analise e descrição de cargos, a próxima etapa é o recrutamento. Os métodos mais tradicionais são: Buscas internas, Anúncios, Referência de funcionários, Agências públicas de emprego, Agências privadas de emprego, Escolas, Temporários e Arrendamento de funcionários e fornecedores independentes. No entanto, cada método possui suas vantagens e desvantagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (420.2 Kb)   docx (298.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com