TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Por:   •  26/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.383 Palavras (18 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CÉSAR AUGUSTO PLETSCH

CRISTIANE SANTIN PENNA

KEVANY MAYARA RODRIGUES DE QUEIROZ

ROSE CONCEIÇÃO ROSA GALVAO BOLICO

SÍNTIA RAQUEL RAUBER

VERÔNICA OLIVEIRA VILELA

 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Empresa “Doces Sensações”

[pic 2]

QUERENCIA - MT

2018

CÉSAR AUGUSTO PLETSCH

CRISTIANE SANTIN PENNA

KEVANY MAYARA RODRIGUES DE QUEIROZ

ROSE CONCEIÇÃO ROSA GALVAO BOLICO

SÍNTIA RAQUEL RAUBER

VERÔNICA OLIVEIRA VILELA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Empresa “Doces Sensações”

Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas Bacharelado da UNOPAR VIRTUAL - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Diagnóstico e Intervenção Empresarial;

Simulação Empresarial; Sistemas de Informação Gerencial;

Estratégia Empresarial;

Seminário Interdisciplinar:

Tópicos Especiais II.

Professores

Natália Martinêz Ambrogi Woitas;

Suzi Bueno Almeida;

Henry Tetsuji Nonaka;

Marco Ikuro Hisatomi;

Marilza Aparecida Pavesi

[pic 3]

QUERENCIAMT

2018

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        EMPRESA DOCE SENSAÇÕES        5

3.        PDCA        5

4.        PROCESSO DE GESTÃO.        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, o ambiente das empresas, independentemente do setor de atividade e do porte das mesmas, é caracterizado pelos mercados abertos, sejam eles nacionais ou globais, onde a competitividade se torna cada vez mais acirrada em termos da necessidade de promover mudanças rápidas e eficazes para sobreviverem (DUBOIS, KULPA e SOUZA, 2006).

É bem verdade que em nossos dias as mudanças ocorrem rapidamente, e que hoje o conceito ou a forma de se desenvolver, produzir de um determinado produto não servirá amanhã ou daqui a um mês.

O ritmo das mudanças é tão veloz que a capacidade de se adequar a elas se tornou uma vantagem competitiva para as organizações. Entre as mudanças que o gestor de uma empresa deve estar atento temos: as necessidades de seus clientes, de seus colaboradores, ou seja, as tendências de mercado.

As mudanças em sua grande maioria não são aceitas a primeira vista, isso em razão de provocar alterações na rotina, enfim, você vai lidar com os colaboradores, com os clientes, fornecedores, que por vezes estavam acostumados a uma determinada forma de agir, e de repente, são levados a necessidade de alterar os seus hábitos, uma vez que para que elas aconteçam irá requer um novo aprendizado e essa nova característica imposta pelas inovações principalmente na área da tecnologia, das tendências, afeta as organizações onde o aprender em torno de algo é urgente.

Nesse sentido Nonaka Takeuchi (1997) adverte que: “Numa economia em que a única certeza é a incerteza, apenas o conhecimento é fonte segura de vantagem competitiva”.

        Temos visto que quanto mais as mudanças se acentuam, mais as organizações precisam estar atentas, não podem se valer do que era praticado anteriormente, mas ir à busca de métodos eficazes a fim de se manter no mercado.

Mudar sempre será fértil porque permitirá ao sujeito aprender no caminho que escolheu e abandonar as coisas que já não devem mais funcionar nessa etapa. A mudança regenera, vivifica, põe os cinco sentidos ao máximo para reaprender as novas condições, os novos rostos, as novas formas de fazer as coisas antes que o aborrecimento e o tédio embacem a criatividade de cada ser humano. (SOTO, 2008:248)

  1. EMPRESA DOCE SENSAÇÕES

A empresa “Doces Sensações” foi criada em 2015 por Julia Andrades na cidade de Londrina – PR, a vontade de empreender iniciou quando a Julia era solicitada para fazer os docinhos das festas dos amigos e familiares e como sempre era elogiada pelos seus docinhos a Julia pensou em transformar um hobbie em trabalho e foi o que ela fez. A “Doces Sensações” está localizada em um ponto que oferece estacionamento e uma vista privilegiada da cidade, a empresária Julia busca oferecer aos seus clientes a melhor sensação possível na sua loja, tudo é pensado e preparado para que os clientes saiam satisfeito, a sua maior propaganda até o momento é o marketing boca-a-boca. A doceira oferece diversos tipos de doces, porém o seu carro chefe são os brigadeiros, que vão desde o tradicional de chocolate até os mais inusitados sabores como o brigadeiro de caipirinha e o brigadeiro de vinho.

Como a empresária percebeu que os clientes ficavam na dúvida entre tantos docinhos para escolher ela teve a ideia de criar um rodízio de brigadeiro duas vezes por semana, assim os clientes pagam um preço único e podem ter diversas experiências sensoriais gastronômicas.

A empresa está crescendo muito mais rápido do que a empresária esperava, e ela está na dúvida se deve expandir a sua loja ou abrir outra loja, porém a sua maior preocupação é como controlar e fazer a gestão da sua empresa.

  1.  PDCA

O método PDCA que se baseia no controle de processos, foi desenvolvido na década de 30 pelo americano Shewhart, mas foi Deming seu maior divulgador, ficando mundialmente conhecido ao aplicar nos conceitos de qualidade no Japão (MILET, 1993; BARRETO, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (542.3 Kb)   docx (254 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com