TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

4REFERENCIAS......................................................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

         Objetivo desta pesquisa é mapear e retratar os aspectos críticos que configuram a motivação dos colaboradores da empresa, através da apuração de seus pontos fortes, diferenciar e expectativas para com base no diagnostico levantados, oferecer planos estratégicos de recursos humanos para melhorar o faturamento.

Empresa de pequeno porte do ramo de serralheria e metalúrgica, com o nome fantasia UNIAÇO METALÚRGICA, localizada na Avenida Rio de Janeiro, 4875, bairro Agenor de Carvalho, neste município. A  mesma foi fundada  em outubro de 2010, sendo basicamente uma empresa familiar, onde se contrata o pai, filho, cunhado, avô, tio e amigos.

Em 2013 alavancou os seus serviços com a necessidade da construção de uma subestação coletora da usina hidrelétrica de Santo Antônio, local para onde a empresa fornece a mão de obra e os materiais para a construção das torres transmissora de energia elétrica e demais serviços de construção civil.   Atua no setor da Indústria, Comercio e Serviços, com o ramo de atividade em fabricação de artigos de serralheria, esquadrias de metais, tubos de aços sem costuras, estruturas metálicas, fabricação de ferramentas entre outros,     Atualmente o seu quadro de funcionários é de 20 (vinte) funcionários nas funções de serralheiros, soldadores, pintores industriais, motoristas, pedreiros, ajudantes, almoxarife e assistente administrativo, gerentes de vendas, gerente de departamento pessoal ,  encarregados de produção, montadores e zelador.


  1. DESENVOLVIMENTO

Devido a forma de contratação ser por indicação ou parentesco a empresa não tem dificuldades de encontrar profissionais, pois o proprietário procura dar oportunidades a ex funcionários, pelas suas qualificações e desempenho de suas funções. A empresa não possui um RH e sim um Departamento de Pessoal que exerce a função de organizar os pagamentos, execução dos pedidos solicitados, atender clientes e funcionários, geralmente a contratações é feitas por indicações de pessoas conhecidas e parentes.  Por se tratar de uma empresa de pequeno porte e as formas de contratações, só se realizar treinamento on the job ou no local de trabalho, apenas para repassar conhecimentos básicos de Saúde e Segurança de Trabalho.

Treinamento on the job ou no local de trabalho: Este tipo de treinamento é frequentemente utilizado para cargos não gerenciais, e possui a vantagem de permitir experiências práticas sob as condições do trabalho e propiciar a construção de relacionamentos entre os funcionários. ( BOHLANDER; SNELL; SHERMAN, 2003).

As dinâmicas de grupos ou jogos são realizadas em confraternização e reuniões. A avaliação destes treinamentos e feita no dia a dia de trabalho dos funcionários.

“ É um processo que promove a aquisição de habilidades conceitos ou atitudes, melhorando a adequação das características do funcionário às exigências do seu cargo. Em outras palavras, o treinamento é algo pontual, voltado para o presente e para situações que necessitem de um aprimoramento rápido e para isso existem alguns tipos de treinamento dentre os quais podemos citar o treinamento no cargo, e o treinamento em classe, caberá a empresa decidir qual tipo de treinamento se adéqua aos seus objetivos.(MILKOVICH E BOUDREU, 2010).

A empresa possui PPRA, PCMSO, Ginástica Laboral, Ergonomia, Programa de Conservação Auditiva e Programa de Proteção Respiratória. Devido a prestação de serviços para a subestação da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, houve a necessidade de ser implantada esses programas e juntamente com os profissionais da área de Segurança do trabalho e medicina, após a elaboração foi repassado aos colaboradores pelos profissionais.

A Ginástica Laboral tem o objetivo de melhorar o aspecto fisiológico e mental do indivíduo em seu trabalho empregando exercícios de fácil execução em sessões de 5, 10 ou 15 minutos. Compreendem exercícios específicos de alongamento, fortalecimento muscular, coordenação motora e de relaxamento, realizados em diferentes setores ou departamento das empresas, visando à prevenção e a diminuição dos casos de LER / DORT. (Oliveira,2006)

As condições de trabalho incluem aspectos
relacionados ao levantamento, transporte e descarga de
materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições
ambientais do posto de trabalho e à própria organização do
trabalho.

O PCA – Programa de Conservação auditiva é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação.

                             É um programa previsto na NR - 9 buscando “a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venha a existir no ambiente do trabalho”. O instrumento de gestão transparente e participativa que pressupõe ações a serem desenvolvidas no âmbito da empresa sob a responsabilidade do empregador. 
A inclusão da organização do trabalho dentro do que se entende por condições
de trabalho e sujeita à atuação é o avanço mais significativo da nova redação.
Até então, a organização do trabalho era considerada intocável e passível de
ser modificada apenas por iniciativa da empresa, muito embora os estudos
comprovassem o papel decisivo desempenhado por ela na gênese de
numerosos comprometimentos à saúde do trabalhador que não se limitam aos
distúrbios osteomusculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com