TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR: GRUPO

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

ANA BEATRIZ FERREIRA BONFIM

ANNE GOMES DE OLIVEIRA

ELZENI QUEIROZ SCHWAMBACH

igor afonso costa de albuquerque

joemara de castro sales

rogério araújo lima

“PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR: GRUPO”

Barreiras

2016

ANA BEATRIZ FERREIRA BONFIM

ANNE GOMES DE OLIVEIRA

ELZENI QUEIROZ SCHWAMBACH

igor afonso costa de albuquerque

joemara de castro sales

ROGÉRIO ARAÚJO LIMA

“PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR: GRUPO”

Trabalho apresentado ao Curso de Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  Matemática Comercial e Financeira, Planejamento Tributário e Contabilidade Aplicada à Administração.

Prof. Paula Cristina de Oliveira Klefens, Regiane Alice Brignoli, Régis Garcia, Alessandra Petrechi, Fernando Henrique Cardoso, Wellington Bueno, Marco Antônio Sena e Emilia Yoko Okayama

Barreiras

2016


introdução

Este trabalho será baseado no estudo do texto “Ambev: Uma analogia do ponto de vista do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício da Ambev S/A apresentados a seguir e relativos aos anos de 2012, 2013 e 2014.”, além do material fornecido no 5° semestre de Administração, buscando entender a aplicação da Matemática Comercial e Financeira, Planejamento Tributário e Contabilidade Aplicada à Administração.

Toda empresa deverá publicar seus demonstrativos financeiros. E a Ambev é uma empresa de grande porte tendo assim obrigação de divulgar seu  balanço patrimonial e toda demonstração financeira e a (demonstração de resultado do exercício da empresa )

Nota-se, por exemplo, que, no balanço patrimonial, no período 2012/2014, o  ativo e o passivo da empresa, cresceram quase que na mesma proporção, enquanto que  o ativo e o passivo não circulante, tomaram direções opostas, ou seja, o ativo cresceu e o passivo decresceu, podendo-se supor que, a empresa mesmo  com crescimento gradual, diminuiu  suas dívidas a longo prazo, sem deixar de investir e mantendo o patrimônio liquido.

Observa-se ainda que mesmo o mercado tendo indícios de uma postura conservadora, a Ambev  manteve-se atenta ao mesmo mercado e ainda ampliando  seu ativo não circulante,  ou seja,  cumprindo suas metas pré-estabelecidas.

Na demonstração do resultado do exercício, consegue-se mensurar um evidente crescimento proporcional no mesmo período avaliado, ou seja, as receitas cresceram numa proporção razoável e continuada.

Compreende-se ainda que pelo planejamento tributário, a empresa mesmo sendo de grande porte, conseguiu no último período do triênio, aperfeiçoar de tal forma  suas receitas e despesas que, a provisão de ir/csll  decresceu.

Podemos avaliar na análise horizontal um crescimento da empresa no período 2012/2014 de 18 %%, sendo que o maior índice foi registrado no período 2012/2013, diminuindo esse percentual no período subsequente, mas mantendo a evolução.

Significativamente notamos um avanço permanente do imobilizado, que mantém praticamente inalterado o patrimônio líquido.

O resultado líquido das operações tiveram acréscimos, e podemos supor, baseado no balanço patrimonial, uma evolução gradual e permanente da empresa.

As análises feitas anteriormente corroboram a atual análise vertical e horizontal comparativamente.

Notamos também um acréscimo nas despesas operacionais, mesmo com a queda das obrigações sociais e trabalhistas.

Podemos avaliar, portanto que, mesmo com o mercado passando por certa crise, a empresa tem tomado medidas para manter seu crescimento, mesmo que num nível menor, mas mantendo seu resultado líquido operacional em evolução, assim como em seu balanço demonstrando uma evolução patrimonial.

O planejamento tributário tem por objetivo a análise e a busca pela melhor forma de gerir os tributos e seus reflexos na organização, visando obter economia de impostos, através da adoção de procedimentos estritamente legais.

Como é de conhecimento geral, muitas empresas não conseguem chegar a marca de cinco anos de atividades, e um dos principais fatores desta triste realidade é a carga tributária excessiva, além das constantes alterações de normas tributárias, cumulada com a ausência de um planejamento tributário.

Tendo como fator de análise o tributo, o planejamento tributário visa identificar e projetar os atos e fatos tributáveis e seus efeitos, comparando-se os resultados prováveis para os diversos procedimentos possíveis, de tal forma a possibilitar a escolha de alternativas menos onerosas nos limites traçados no campo da licitude.

Com efeito o planejamento tributário comporta uma infinidade de formas para se alcançar a economia de impostos, como por exemplo:

- o emprego de meios administrativos próprios, a discussão judicial de créditos tributários, a reorganização contábil e reestruturação societária, a utilização de mecanismos fazendários de elisão induzida ou permitida, o aproveitamento de incentivos fiscais, dentre outros.

O planejamento tributário pode ser construído para todo e qualquer tipo de empresa e estão ao alcance de todos os órgãos, empreendimentos, associações e entidades. Antes de ser um direito, o planejamento tributário é uma obrigação para um bom administrador.

Podemos entender que o planejamento tributário é um artifício utilizado de forma preventiva, buscando a economia tributária na quais especialistas analisarão as opções dadas no ordenamento jurídico, e indicarão a melhor, e menos onerosa.

Diante da importância da Matemática financeira para a análise contábil de uma empresa e considerando o demonstrativo financeiro da AMBEV, analisando as situações abaixo apresentamos os cálculos.

Considerando o valore a receber no Ativo Circulante e o empréstimo e financiamentos no Passivo Circulante do ano de 2014, qual seria a taxa de juros compostos mais adequados para que a empresa tenha um acréscimo de 5% no valor das suas disponibilidades no Ativo Circulante em um período de 12 meses?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (484.9 Kb)   docx (400.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com