TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER NA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.326 Palavras (14 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 14

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE GESTÃO PÚBLICA (PROINTER I)

RELATÓRIO FINAL


ADELANGER ALVES DE SOUZA         RA 1709979306

DEL VECCHIO CASTRO                          RA 1709140478

GILCIGELE COSTA DA SILVA               RA 2800778592

MARIA LIONOR LIMA                              RA 1709119300

STANLEY LIMA CHAVES                        RA 2845260597

SYLVANIA BOUDERIC ALVES               RA 2870835904

RELATORIO FINAL

[pic 2]


RESUMO

 

Nesse trabalho apresentamos um estudo para formação de um plano de negocio que mostra a viabilidade de atuação da empresa DAKNER SOLUÇÕES INDÚSTRIAIS no ramo industrial localizada na cidade de Manaus/AM, nosso objetivo maior na elaboração é de estarmos totalmente preparados para que nosso empreendimento venha a ser bem sucedido e para isso tivemos que realizar pesquisas na cidade para implantação do nosso negocio, sendo um dos objetivos da pesquisa buscar importantes informações para estruturar nosso negocio, tais como: produtos e serviços, mercado e competidores, marketing e vendas, analise estratégica e plano financeiro. Após a analise da pesquisa chegou-se a um resultado satisfatório, a viabilidade do empreendimento foi considerada satisfatória por apresentar estimativa de rentabilidade condizente com o mercado e retorno sobre o investimento. Deste modo, porém, o sucesso da empresa dependerá tanto de ações futuras que deverão ser executadas pelo empreendedor, quanto da dedicação e empenho ao negócio.

Palavras-Chaves: plano de negocio – empreendimento – viabilidade – empresa.


  1. INTRODUÇÃO

É um desafio abrir uma empresa, num mercado competitivo, onde obter o sucesso é só para quem realmente sabe administrar. O empreendedor tem por sua característica principal a inovação e assumir risco. Segundo os autores Hisrich e Peters (2004) para que o empreendedor tenha menor rico e essencial a elaboração de um plano de negocio.

De acordo com Dornelas (2005), com o plano de negócio o empreendedor organizará os passos necessários para a implementação do novo negócio em um documento que explore as suas potencialidades e riscos envolvidos.

Também segundo Salles, ‘’Um plano de negócios será mais bem elaborado se contar com uma visão estratégica, previamente elaborada, que abarque toda a situação do empreendimento e do ambiente tecnológico, econômico, financeiro, social e cultural que envolve. Para tanto, é recomendável que se tomem em consideração, antes de sua elaboração propriamente dita, as ameaças e oportunidades do ambiente [...] e as forças e fraquezas do empreendimento.’’ (SALLES, 2001 p. 11)

O presente trabalho tem por finalidade conhecer a estrutura do plano de negócios, bem como as ações tomadas a partir do mesmo para atingir seus objetivos empresariais.

Serão apresentadas perguntas sobre plano de negócios a fim de analisar os resultados das práticas utilizadas com base no referencial teórico que iremos apresentar neste trabalho.

O conhecimento teórico do trabalho contribui para o aprendizado dos alunos da 1ª serie de tecnologia de gestão publica, facilitando o entendimento das teorias estudadas.

  1. OBSERVAÇÕES ACERCA DA ENTREVISTA

Conforme é possível verificar no “ANEXO A” deste trabalho, DAKNER SOLUÇÕES INDÚSTRIAIS é uma empresa do ramo Ferramentaria e Serralheria, consistente na fabricação de ferramentas manuais, artefatos estampados de metal e serviços técnicos especializados.

No decorrer da entrevista perceber-se que o entrevistado não tem medo de arriscar em seu negócio, pois o mesmo mostrou-se ousado e convicto que sua ideia traria sucesso e realização, isso nos mostra como as pessoas que arriscam em seus ideais conseguem de fato chegar ao seu objetivo. Isso tudo nos fez crer que com ousadia e determinação conseguiremos abrilhantar qualquer ramo de negócios, hoje o mercado de trabalho ficou muito competitivo e exige muito do seu profissional, isso mostra que pra todo tipo de empreitada temos que fazer um estudo detalhado sobre avanços tecnológicos bem como também e de acordo com o desenvolvimento sustentável da região.

O bom empregador tem uma visão diferenciada em relação a esses itens, pois é ele que esta de frente muitas das vezes em sua empresa, e vai querer sempre a mão de obra qualificada e preparada para o mercado de trabalho.

Portanto, torna-se relevante que seja feito o plano de negócio, pois o mesmo permite buscar informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irão fornecer, os pontos fortes e fracos, verificando a viabilidade do negócio e contribuindo na gestão da empresa.

O plano de negocio pode ser considerado a principal ferramenta de gestão do empreendedor. Muito se fala a respeito deste documento nos dias atuais, mas poucos empreendedores sabem elaborar um e por que o plano de negocio pode definir o sucesso ou fracasso de um negocio. Cabe lembrar que não se aplica apenas aos negócios em fase inicial de desenvolvimento, mas pode e deve ser utilizado por qualquer empresa, em qualquer estagio. No Brasil ainda existe a falta de entendimento que todo negocio precisa ser planejado detalhadamente antes de efetivamente abri-lo para o mercado. O plano de negocio e uma ferramenta que relaciona todos os detalhes relevantes para a implantação do negocio, assim será possível avaliar a viabilidade de um empreendimento. Segundo os autores Jose Dornella e Izabela Reis, não há duvidas quanto a importância de planejamento em um negocio, seja ele novo ou já em funcionamento, há que se planejar sempre.

DAKNER SOLUÇÕES INDÚSTRIAIS

Rua Tucuruí n º 145 conjunto Beija-flor Bairro Flores

Manaus – Amazonas – CEP 69028-143

FONE: (92) 3625.4598

PLANO DE NEGOCIO

Sumário

  1. Descrição da Empresa 9
  2. Produtos e Serviços 10
  3. Mercado e Competidores 10
  4. Marketing e Vendas 11
  5. Analise Estratégica 12
  6. Plano Financeiro 13

  1.    DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A DAKNER SOLUÇÕES INDÚSTRIAIS é uma empresa do ramo Industrial, fundada em 19/05/2007. A empresa tem como missão oferecer produtos e serviços com qualidade e inovação, buscando a parceria e fidelização dos clientes, tendo como premissa a satisfação de clientes e colaboradores. Identificando mercados, conquistando clientes, desenvolvendo relacionamentos duradouros baseados nos princípios da excelência empresarial, oferecendo produtos e serviços que superem as expectativas dos clientes. O empreendimento esta localizado na rua Tucuruí n º 145, bairro Flores, na cidade de Manaus, e é gerenciado pelo Sr. Júlio Barroso da Silva, que encorajado através de cursos e treinamentos empresariais do Sebrae pode planejar e executar da melhor forma seu novo empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (350.1 Kb)   docx (60.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com