TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER PRIMEIRO SEMESTRE GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.556 Palavras (15 Páginas)  •  1.261 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia

(Prointer I)

Polo Presencial FAC III

Amélia Roberta de Souza Barêa – RA: 7981713471

Gabriela Janaina de Carvalho – RA: 2100325753

Gina Neves Cardoso – RA: 9978019371

Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Professora Célia Freitas, Tutora Presencial, e da Professora Suely Jocundo Jovial, Tutora a Distância.

CAMPINAS/SP

Abril 2015

Introdução:

Através deste projeto apresentaremos exemplos de vários especialistas de como montar um plano de negócios simples e prático, usando ferramentas modernas e de fácil análise para dar maior segurança aos investimentos de novos empreendedores. Uma dessas ferramentas é a Análise SWOT.

Em nossas pesquisas conhecemos José Dornelas. Um especialista em mercado financeiro. Ele escreve para grandes revistas, como a “Pequenas Empresas Grandes Negócios”, em que lemos um trecho do livro Plano de Negócios em que ele ressalta que para desenvolver um plano de negócios é importante entender o que essa ferramenta de gestão significa.

 O plano de negócios é um documento utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro. Trata-se ainda de um guia para a gestão estratégica de  um negócio ou unidade empresarial.

O seu desenvolvimento fica mais claro quando se analisa o processo empreendedor. Como o plano de negócios é muito utilizado por empreendedores que estão estruturando a criação de novos negócios, pode ser entendido como um guia para o planejamento de novos negócios ou ainda para o planejamento de novas unidades empresariais, no caso de empresas já estabelecidas. 

Orientações:

Questionário

Entrevista com um Empreendedor

Nome da Empresa: DROGARIA SÃO SEBASTIÃO – ME

Endereço: Praça São Sebastião, 17 Centro

Cidade: Bela Vista de Minas

Estado: MG

Ramo de Atividades: Farmacêutico

Produtos e/ou serviços: Medicamentos e perfumaria em geral, Farmácia Popular ( projeto governamental que atende a população carente com medicamento a quase custo zero), programas de prevenção ao Diabetes e a Hipertensão junto ao clientes da farmácia.

Data de Inicio das atividades: Vem passando de geração em geração desde 1975 e vem se modernizando e adequando ao mercado desde a formação acadêmica de sua atual administradora em 2009.

Entrevistada: Renata Ferreira Grijó (Proprietária, Farmacêutica Responsável pelo estabelecimento e Gestora)

1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor? Segundo a Proprietária, a drogaria é fonte de renda da família desde 1975 quando foi fundada pelo seu pai já falecido Sr. Carlos Grijó Bioquímico conhecido na região. A vontade de modernizar e fazer parte do negócio à levou a fazer faculdade de Farmácia para mais tarde assumir com seu irmão mais novo.

2) Existem outros empreendedores em sua família? Sim. Na área de saúde com clínicas médicas com algumas especialidades. Na área de construção civil trabalhando com terraplenagem, comerciantes entre outros.

3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? Essa vontade de assumir o lugar dos meus pais vem desde criança. Quando ainda sem saber a importância que o negócio tinha na cidade eu ajudava a atender os clientes no balcão, ou aferindo a pressão arterial de outro.

4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio? Sou Farmacêutica e Bioquímica formada na Newton Paiva de Belo Horizonte em 2010. Foi muito importante pois assim pude assumir a parte técnica e administrativa da Farmácia, já que pagávamos um profissional para assinar como responsável do estabelecimento desde o falecimento do meu pai. Também passamos por falência e tivemos que começar praticamente do nada.

5) Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento? No nosso caso o risco não foi tão alto, já que tínhamos um nome, éramos a única farmácia da cidade, facilitando a vida de muita gente que não precisaria mais sair da cidade para aviar suas receitas. O medo veio junto com a necessidade de mudanças na forma de gerir o negócio quando foram abertas novas farmácias e quando as prefeituras implantaram as farmácias populares com medicamentos básicos para toda população.

6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? Nestes quase 40 de farmácia já passamos por momentos bem críticos de falência, passamos por vários planos de governo, anos que o medicamento sua de preço quase todos os meses. Ficamos com um projeto de reforma e expansão na gaveta por anos. Desde que terminei a faculdade venho adaptando o negócio a realidade da  cidade. Vimos este ano a necessidade de modernizarmos nosso atendimento, de treinarmos nossos funcionários para serem mais profissionais, mais objetivos, mais competentes porque com a concorrência e preços tabelados o que faz a  grande diferença é o bom atendimento ao cliente. Para isso contamos com um projeto junto ao BNDES para realização de todas essas melhorias.

7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento? A ética teoricamente são valores morais, se tenho funcionários  que trabalham com ética respeitando seu local de trabalho e seu colegas de trabalho facilmente ganharão a confiança de seus superiores ficando assim mais fácil de distribuir tarefas, de dividir o aprendizado uns com os outros, tornando assim um empreendimento de excelência.

8) Como você encontrou a oportunidade de empreender? Assumindo a farmácia dos meus pais como já disse anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (248.5 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com