TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER RELATORIO FINAL

Por:   •  11/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.012 Palavras (17 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA CEAD - POLO TAGUATINGA-DF

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

DISCIPLINAS: MATEMÁTICA, PROCESSOS GERENCIAIS, DIREITO EMPRESARIAIS, TECNOLOGIA DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

NOME: Alexandre Oliveira Dos Santos                         RA: 3047950315

NOME: Paulo Roberto Neris Bispo Junior                    RA: 3062169386

NOME:                                                                               RA:

NOME:                                                                               RA:

                           

                                             

                            TUTOR EAD: Deisy Franciellen Martins

                     TUTOR PRESENCIAL: Salete

DESAFIO PROFISSIONAL 2º SEMESTRE

REESTRUTURAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DE BATERIAS AUTOMOTIVAS

Brasília - DF

Agosto-2016

                      [pic 4]

DESAFIO PROFISSIONAL 2º SEMESTRE

REESTRUTURAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA DE BATERIAS AUTOMOTIVAS

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para obtenção de nota parcial nas disciplinas: Matemática, Processos Gerenciais, Direito Empresarial, Tecnologia de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente sob orientação do Prof. (a) - Tutor Presencial: . Salete

Brasília - DF

Agosto-2016

SUMÁRIO[pic 5]

Introdução ..................................................................................................................................4

Passo 1 - Teoria das Relações Humanas: Conceitos e Principais Características .....................5

Passo 2 - Cálculo de Produção Utilizando Função do 1ºgrau ....................................................7

Passo 3 - Cuidados necessários para Contratação e Formalização de Serviços Terceirizados...8

Passo 4 - ERP’s: Vantagens e Desvantagens ...........................................................................10

Passo 5 - Legislação sobre rejeitos e resíduos resultantes da produção de baterias automotivas e plano de ação para que esses resíduos tenham uma destinação correta ................................13

Conclusão .................................................................................................................................15

Referências ...............................................................................................................................16

Anexos .....................................................................................................................................17

INTRODUÇÃO

Através de estudos das matérias norteadoras de Matemática, Processos Gerenciais, Direito Empresariais, Tecnologia de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente e outras fontes de estudo, auxiliar os novos diretores da empresa de baterias automotivas Energy, a reestrutura-la na sua forma de Administrar tanto legalmente como financeiramente.

Utilizando umas das teorias da administração para modificar a forma de administrar a empresa, transformando não somente sua estrutura organizacional, mas, sobretudo, enfatizar as pessoas dentro da empresa. Auxiliando quanto aos riscos na contratação e terceirização de serviços através das leis aplicáveis no que diz respeito ao assunto e utilizando a maneira correto para calcular os custos de produção para a compra de novos equipamentos para que a empresa não venha sofrer custos desnecessários.

Usando sistemas que auxiliaram com maior eficiência a empresa desde o faturamento até o balanço contábil, no fluxo de caixa enfim, todo trabalho administrativo e operacional feito em uma empresa. Implantando a lei no que diz respeito sobre os rejeitos e resíduos de na produção das baterias e sua destinação correta para não contaminar o meio ambiente.

 

PASSO 1. TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: CONCEITO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS.

A Teoria das Relações Humanas, teve como principais precursores Elton Mayo (1880-1949) e Kurt Lewin (1890-1947) esta terceira abordagem da TGA foi uma reação à abordagem mecanicista e rígida da Teoria Clássica e da Teoria da Burocracia. Ela procura enfatizar as pessoas dentro das empresas, deixando em segundo plano estrutura e as tarefas. É a chamada abordagem humanística e pode ser desdobrada em duas escolas ou teorias: a Escola das Relações Humanas e a Teoria Comportamental.

         Trata-se da abordagem mais democrática e liberalizante ocorrida na TGA. Surgiu como uma teoria de oposição à Teoria Clássica, alicerçadas sobre as teorias de Taylor e Fayol, cuja hegemonia cobriu tranquilamente as três primeiras décadas do século XX. Disposta a democratizar e humanizar a administração de empresas e fortalecer e reforçar seus pontos de vista, em um sentido mais amplo, essa teoria representa uma reação saudável à ênfase no trabalho programado, no controle hierárquico rígido e no alto grau de especialização do trabalhador. Um dos principais objetivos do movimento Humanista foi tentar quebrar o excessivo controle Hierárquico e encorajar a espontaneidade dos trabalhadores.

 As principais contribuições da Teoria das Relações Humanas à TGA se concentra no esforço pioneiro rumo à humanização das empresas: a ênfase na organização informal, nos grupos sociais, nas comunicações, motivação, liderança nas abordagens participativas e, sobretudo, na preocupação com a satisfação no trabalho.

[pic 6]

Principais Características da Escola das Relações Humanas:

  • Ênfase na psicologia para o estudo das organizações.
  • Substituição da abordagem clássica (ênfase nas tarefas e nas estruturas) pela abordagem humanística (ênfase nas pessoas).
  • Adoção de conceitos humanísticos, como: grupo social, dinâmica de grupo, motivação, comunicação, liderança etc. em substituição aos conceitos técnicos até então utilizados.
  • Foco na organização informal e nos grupos socais.

Teoria comportamental

É um segundo estágio de oposição da Teoria das Relações Humanas, que surgiu com o livro de Herbert A. Simon, na qual, o autor desenvolve uma teoria das decisões. Para ele a decisão é muito mais importante do que a ação subsequente. A partir daí as empresas são visualizadas como sistema de decisões, nos quais as pessoas percebem, sentem, decidem e agem, definindo seus comportamentos diante de situações com que se deparam. Mas recentemente dentro da Abordagem comportamental, surgiu um movimento de grande vitalidade denominado Desenvolvimento Organizacional (DO), voltado para as estratégias de mudança organizacional planejada por meio de modelos de diagnósticos, intervenção e mudança, que envolvam modificações estruturais ao lado de modificações comportamentais afim de melhorar a eficiência e a eficácia da empresa. Esse movimento incorpora a Teoria dos Sistemas, técnicas de sensibilização herdada dos laboratórios de treinamento de sensitividade iniciados por Lewin. A ideia era renovar e revitalizar as Organizações para adequá-las a um mundo em mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (393.5 Kb)   docx (282.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com