TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Prointer Relatório Final

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.540 Palavras (23 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Prointer _ I -

RELATÓRIO FINAL

  • TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO;
  • COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL;
  • EMPREENDEDORISMO;
  • ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO; e
  • DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

[pic 2]

ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

                                         

RELATÓRIO FINAL

                           

RESUMO

O objetivo do estudo consistiu em propor um plano de negócios para a Padaria Pão De Ouro, localizada no Setor Leste – Gama – Brasília-DF.  É fundamental a elaboração de um plano de negócios, ferramenta que prepara e auxilia o empreendedor na definição das estratégias e na análise da viabilidade do novo negócio. Inicialmente foram realizadas várias análises. Foram identificados os concorrentes, bem como as necessidades legais e gerencias do empreendimento. Desta forma, foi possível estruturar o plano de negócios contendo a Descrição da Empresa, os Produtos e Serviços, Mercado e Competidores, Marketing e Venda, Análise Estratégica e o Plano Financeiro. A abertura de um novo empreendimento é um desafio para todo empreendedor, que deve estar preparado para enfrentar os riscos envolvidos neste tipo de atividade. É necessário o conhecimento do mercado em que deseja atuar, assim como de todo o contexto no qual está inserido. Além disto, é fundamental a elaboração de um plano de negócios, ferramenta que prepara e auxilia o empreendedor na definição das estratégias e na análise da viabilidade do novo negócio.

Palavras chave: Plano De Negócio; Padaria Pão De Ouro; Descrição da Empresa; Produtos e Serviços; Mercado e Competidores; Marketing e Venda; Análise Estratégica e o Plano Financeiro.

1. INTRODUÇÃO

        

A abertura de um novo empreendimento é um desafio para qualquer empreendedor. Aquele que não tenha um razoável entendimento do contexto geral em que se aplica o negócio corre sérios riscos de ficar por pouco tempo no mercado. O brasileiro, em geral, decide ser um empreendedor por necessidade, possuindo pouca ou nenhuma formação educacional sobre o processo de empreendedorismo. Apesar do mercado competitivo que enfrentamos atualmente, cada dia se descobre novas tendências e novos produtos. Hoje em dia as empresas precisam se manter atualizadas e informadas das necessidades de seus clientes. Cabe assim, a cada organização acompanhar seu mercado, podendo dessa forma manipular a vida útil de seu produto ou serviço. Um plano de negócio é a ferramenta utilizada para verificar a viabilidade de um novo empreendimento, e tornou-se essencial para que o negócio passe de sonho a realidade e que, graças a ele, permaneça sólido e competitivo também no médio e longo prazo. Segundo Hisrich, Peters e Shepherd (2009, p. 219), “o plano de negócios é um documento preparado pelo empreendedor, no qual são descritos todos os elementos externos e internos relevantes para o início de um novo empreendimento”. Este trabalho tem como objetivo elaborar um Plano de Negócios para dar continuidade ao empreendimento da Pão de Ouro Panificadora, localizada na cidade do Gama, onde fica próximo de escola, comércios e empresas. A padaria é bem decorada, iluminada e possui vitrine criativa e atrativa. De acordo com Dornelas (2001), o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. O mesmo autor ainda acrescenta que “o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização” (DORNELAS, 2001, p.15). “Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.” Peter Drucker

ENTREVISTA – CONSIDERAÇÕES E OBSERVAÇÕES SOBRE A ENTREVISTA

Entrevista com o Empreendedor

Nome da Empresa: Pão De Ouro Panificadora

Endereço: Quadra 09 Lote 14 Loja 01

Cidade: Gama-DF - Setor Leste

Estado: Brasília – DF

Ramo de Atividades: indústria

Produtos e/ou serviços: pães, bolos, doces, tortas, bebidas, etc.

Data de Inicio das atividades: 08/04/2015

Entrevistado: Sidney Costa

Questionário

1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

Sempre tive o sonho de me tornar dono do meu próprio negócio, sempre dando preferência para o ramo de alimentação, porém vários fatores influenciaram para que isso acontecesse o principal deles foi o desejo do querer ganhar mais, fazer meus próprios crescimentos e de dar um bom sustento para a minha família. Após trabalhar a anos em uma empresa de panificação como padeiro, recebi uma proposta de seu irmão para abríamos uma empresa, no começo eu não acreditei muito não, mais com os passar do tempo vi que meu trabalho não estava sendo reconhecido pelo patrão, fazia de tudo o possível para mas ninguém via meu esforço, tudo o que eu fazia era de menos, então resolvi entrar de cara nessa proposta, como meu irmão Silvano que sabe mexer com o caixa e eu que sei de tudo de confeitaria, não víamos empecilho, fomos no banco do Brasil e fizemos um empréstimo bom, compramos o ponto da dona Solange que estava já cansada de tantos assaltos e todo mês pagamos o aluguel da dona Rosa.

2) Existem outros empreendedores em sua família?

No momento só tem eu e meu irmão Silvano que somos empreendedores, a minha irmã Kátia de vez em quando vem nos ajudar aqui quando o movimento está intenso.

3) Sua idéia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?

Só terminei o ensino fundamental, como me casei cedo e com o passar dos tempos foram vindo os filhos, não tive como continuar estudando, tive que trabalhar para sustentar em casa. Meu irmão Silvano já concluiu o ensino médio. Nós não tivemos como completar os estudos, devido ter que manter a casa, ou trabalhava ou passava fome. Eu penso em me aperfeiçoar em Gastronomia e meu irmão Administração de Empresas. Sempre que possível pesquisamos no site do SEBRAE que nos auxilia e muito na tirada de dúvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (542.8 Kb)   docx (366.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com