TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER RELATORIO PARCIAL

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.754 Palavras (20 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

JD BELVAL –BARUERI – CEAD

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)  – HINODE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

Ismara Aparecida Gomes dos Santos Souza        RA: 4045720761

BARUERI / SP

2016

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

JD BELVAL –BARUERI – CEAD

Barueri/ SP

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL – HINODE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSOS  DE TECNOLOGIA (PROINTER II) – RELATÓRIO PARCIAL

Ismara Aparecida Gomes dos Santos Souza

 RA: 4045721061

TUTORA A DISTÂNCIA : GISELE MOURA CASTRO

BARUERI / SP

2016

SUMÁRIO

I

INTRODUÇÃO

 04

II

BREVE HISTÓRICO

 06

III

PRODUTO SERVIÇO

 07

IV

POLÍTICA AMBIENTAL- DESENVOLVIMENTO

   11

V

SISTEMA DE GESTÃO- IMPLEMENTAÇÃO DE MELHORIAS

15

VI

CONCLUSÃO

18

VII

REFERÊNCIAS

19

I -  INTRODUÇÃO

O presente trabalho investigou o contexto da produção e consumo sustentáveis, uma das propostas da Agenda 21 global, e que se insere, por sua vez, no paradigma da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável. Para este fim, foi considerado o caso da Hinode Cosmésticos  uma empresa brasileira de cosméticos e que se destaca por suas ações em prol da responsabilidade sócio ambiental. Foi analisado o caso Hinode,  buscando-se conhecer os aspectos que expliquem a sua atuação de excelência neste campo, bem como foi investigada a influência que a empresa exerce em sua cadeia. A abordagem teórica utilizada foi a da produção e consumo sustentáveis, que busca minimizar os impactos da atuação das empresas sobre a sociedade e ecossistemas, ao questionar e propor alternativas sobre os atuais padrões de produção e consumo. A teoria desloca a atenção, tradicionalmente dada aos aspectos ligados à produção, para questões associadas à demanda, salientando aspectos do consumo. Foi possível concluir que a teoria se adapta à pratica de uma grande e lucrativa empresa, que atua de forma sistemática e coerente, na busca da sustentabilidade de suas operações. Além disso, foi percebido que a Hinode influencia as empresas fornecedoras, ao propor parcerias, indicar comportamentos e promover, assumindo o papel de líder e articuladora, das ideias e práticas da sustentabilidade. Em relação aos consumidores, as evidências sugerem que a empresa também dissemina entre seus clientes, valores sociais e ambientalmente mais adequados. Em relação ao desempenho superior da empresa, neste contexto, é sugerido que dois aspectos contribuem para esta performance : a dimensão ética da cultura organizacional e a ênfase dada pela empresa aos relacionamentos com os diferentes stakeholders. Desta forma, a Hinode consegue obter, respectivamente, uma maior motivação e envolvimento dos colaboradores, em ações socioambientais, e a geração de conhecimento e inovação nas redes estabelecidas. Estas, por sua vez, legitimam a empresa e seus objetivos, em busca do desenvolvimento sustentável.

         Durante os trabalhos de implantação do Programa de Qualidade Total e dos estudos para o Planejamento Estratégico da Cia., verificamos que o comprometimento da empresa com a questão ambiental do município é muito íntima. No momento da  exposição dessa problemática pelo grupo responsável do Programa de Qualidade à Alta Direção da Empresa, esta sensibilizou-se da importância de assumir, a sua parcela de responsabilidade, na condução da implantação do SGA. Este projeto, alcançará um duplo objetivo, pois irá tratar as questões relativas aos processos internos e externos para viabilizar o seu trabalho, e deverá agir e influenciar aqueles que fazem uso de seus serviços. Este comprometimento duplo dar-se-á pois o cliente da empresa, que é o poder público municipal, outorga para a Cia. todas as responsabilidades sobre esse setor, inclusive questões relativas aos programas de educação, conscientização ambiental

 Levantamento de Campo

Nome do Negócio: Hinode

Razão para a escolha do nome: Essa é uma palavra inspirada na cultura Japonesa que significa: “O primeiro raio do Sol nascente no primeiro dia do ano”.

Hinode é o momento em que a família se reúne para agradecer o ano que passou e pedir saúde, paz e prosperidade para o ano que se inicia.

 FUNDADOR: Adelaide Rodrigues e Francisco Rodrigues.

Pontos fortes: Uso de insumos vegetais; programas sociais; uso de refis; eliminação dos testes em animais; reflorestamento; certificação ISO 14001.

Pontos fracos: Aumento da emissão de gases; aumento no consumo de água.

II - BREVE HISTÓRICO

         Em 1983, a costureira Adelaide Rodrigues, com o intuito de melhorar o orçamento da sua família, começou a revender produtos. Foi exercendo esta atividade que Adelaide identificou uma oportunidade de mudar de vida e, com muita dedicação, em menos de 2 anos já faturava mais que seu marido, Francisco Rodrigues. Francisco, que na época era metalúrgico, decide então largar a sua profissão para construir junto com Adelaide uma grande organização de Vendas Diretas.        Em 1988, Adelaide e Francisco, motivados pelas conquistas de seus sonhos, resolveram expandir a oportunidade que tiveram para o maior número de pessoas e, com a ajuda do filho mais velho – Sandro Rodrigues, decidiram iniciar o próprio negócio de vendas diretas no ramo de cosméticos.        Em uma garagem, Adelaide, Francisco e Sandro fabricavam e embalavam seus próprios produtos. Nascia então em São Paulo a Hinode, uma empresa idealizada através da coragem e determinação de uma família, que acreditou na força do trabalho para realizar seus sonhos e hoje, oferece oportunidades para que muitas outras pessoas alcancem seus objetivos e conquistem a independência financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (305.2 Kb)   docx (62.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com