TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISANDO A INDISCIPLINA ESCOLAR SOB O PONTO DE VISTA DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

Dissertações: ANALISANDO A INDISCIPLINA ESCOLAR SOB O PONTO DE VISTA DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/1/2015  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 3

O estudo monográfico e científico vem abordar as questões da indisciplina e limites no espaço escolar. A indisciplina deixou de ser um acontecimento isolado no dia-a-dia das instituições escolares e tornou-se uma das maiores preocupações dos educadores atualmente. No mundo globalizado com tantas diversidades surgem inseguranças e dúvidas para o contexto escolar, sobre quais caminhos devemos seguir, não sabendo em quem e no que acreditar. Diante disso, os fatores externos influenciam, de forma significativa, a conduta dos jovens e crianças. Porém, a indisciplina em sala de aula requer um olhar diferenciado, na qual as intervenções psicopedagógicas se fazem necessárias para que o educando consiga superar suas dificuldades. A busca incessante para se compreender os problemas de indisciplina em sala de aula, é um fator fundamental para se alcançar êxito na aprendizagem e na formação do cidadão. Portanto, esse trabalho se propõe a investigar tal problemática para trazer informações que venham contribuir para a diminuição ou extinção da indisciplina no espaço escolar. Se está vivendo um momento de desafio nas escolas do Brasil afora, assiste-se a um aumento considerável da indisciplina e atos violentos, bem como as preocupações de professores e pais em relação ao comportamento escolar dos alunos e alunas, um problema que precisa ser melhor refletido e enfrentado. O problema da indisciplina é complexo e muitas vezes os professores buscam “receitas prontas” que se revelam ineficazes quando aplicadas à situação concreta.

A busca de soluções para amenizar tais problemas de indisciplina em sala de aula, se apresenta não mais como um evento específico e esporádico, mas como certeza em algo pol6emico que impulsiona na atualidade algumas escolas a buscarem estratégias, para lidar com os conflitos de indisciplina.

O presente trabalho monográfico se justifica pela necessidade trazida na prática escolar, em que se escuta com freqüência profissionais da educação falarem que as crianças de hoje estão cada vez mais sem limites e indisciplinadas. Situação que se agrava nas instituições de ensino público, fato este, muitas vezes atribuído a problemas familiares como: violência doméstica, problemas sociais, econômicos e culturais. Quando estas condições são trazidas como produtoras de agressividade e falta de limites na realidade da escola pública, nos parece também que as próprias crianças são condenadas a viverem nestas condições, sendo rotuladas como “crianças problemas” e consequentemente excluídas, o que ainda nos dias de hoje, muitas vezes prevalece. As dificuldades com relação aos limites e comportamentos indisciplinados são, na maioria das vezes, atribuídos à família e às condições em que a criança vive.

Segundo Içami Tiba (2002:180), as crianças estão indo para a escola cada vez mais cedo, sem completar a educação familiar, pois, os pais precisam trabalhar e, a grande maioria não tem com quem deixar os seus filhos. Diante dessa situação, independente de classes sociais, alguns pais estão com dificuldades e “perdidos” sobre a maneira de educar os seus filhos, atribuindo cada vez mais à escola a responsabilidade pela educação das crianças: “Percebo que as crianças têm dificuldade de estabelecer limites claros entre a família e a escola, principalmente quando os próprios pais delegam à escola a educação dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com