TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Por:   •  24/9/2021  •  Seminário  •  6.593 Palavras (27 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 27

UNIP

 UNIVERSIDADE PAULISTA

 

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

GP Serviços Automotivos

RIBEIRÃO PRETO - SP

2019

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

 Natura Cosméticos

Projeto Integrado Multidisciplinar, apresentado à Universidade Paulista - UNIP, relacionado ao curso de Gestão de Recursos Humanos e às disciplinas do semestre, como requisito para a conclusão do mesmo.

Orientador: João Carlos Briquezi

RIBEIRÃO PRETO - SP

2019

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Natura Cosméticos

Projeto Integrado Multidisciplinar, apresentado à Universidade Paulista - UNIP, relacionado ao curso de Gestão de Recursos Humanos e às disciplinas do semestre, como requisito para a conclusão do mesmo.

Aprovado em:


BANCA EXAMINADORA

___________________________/______/_____

Examinador 1

Universidade Paulista - UNIP

___________________________/______/_____

Examinador 2

Universidade Paulista - UNIP

__________________________/______/_____

Examinador 3

Universidade Paulista - UNIP

RESUMO

O presente trabalho é uma análise da empresa Natura Cosméticos relacionada com as matérias estudadas no quarto semestre do curso de Gestão de Recursos Humanos, entrelaçando o que foi estudado em cada uma com as práticas adotadas pela Natura.

Palavras-chave: 1. Setor de Cosméticos. 2. Planejamento Estratégico. 3. Natura.

ABSTRACT

The present work is an analysis of the company Natura Cosméticos related to the subjects studied in the fourth semester of the Human Resource Management course, interlacing what was studied in each one with the practices adopted by Natura.

Key words: 1. Cosmetics Sector. 2. Strategic Planning. 3. Natura.

SUMÁRIO

Introdução        6

1.        Treinamento e desenvolvimento        8

2.        SAÚDE E SEGURANÇA NO TRAB/BENEFÍCIO E ASSIST. SOCIAL        10

3.        DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        13

4.        TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO        15

5.        SISTEMAS DE OPERAÇÕES DE RECURSOS HUMANOS        17

6.        planejamento estraégico        19

6.1        Análise do setor na região de Ribeirão Preto.        21

6.2        A Área de Recursos Humanos no setor.        22

6.3        Análise Swot, 5 Forças de Porter e Análise PEST.        23

6.4        Terceirização.        26

Conclusão        28

Referências        29

Apêndices        30

Apêndice 1 - PLANILHA DE ORIENTAÇÃO DO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV – PIM IV        30


Introdução

 O presente trabalho é uma análise da empresa Natura Cosméticos relacionada com as matérias estudadas no segundo semestre do curso de Gestão de Recursos Humanos, entrelaçando o que foi estudado em cada uma com as práticas adotadas pela Natura.

A Natura é uma marca com origem no Brasil, sendo considerada líder no mercado de fragrâncias e higiene pessoal. Em 2004 resolveu abrir seu capital, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A Natura trabalha com o modelo de consultoria, um serviço que trabalha com vendas diretas. Os produtos chegam para os clientes por meio de consultoras. A empresa também é uma grande defensora da biodiversidade.

Natura foi fundada em São Paulo em 1969 e está presente em nove países-Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru. Tem 1,7 milhão de consultoras na América Latina, 6,4 mil colaboradores, 25 lojas próprias e uma crescente operação de comércio digital, o Rede Natura. Mais de 80% de suas fórmulas são vegetais e seu relacionamento com cerca de 5,3 mil famílias para obtenção de ativos da biodiversidade incentiva técnicas produtivas que contribuem para a conservação de 256 mil hectares de floresta em pé.

A Razão de Ser da Natura está na criação e comercialização de produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. E sua visão de futuro, de acordo com o Relatório Anual Natura 2017, está relacionado ao seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, com o objetivo de ser uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

“A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.

A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo. A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e sua longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável”.[1] (Relatório Anual Natura 2017, p.2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)   pdf (384.3 Kb)   docx (237.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com