TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV NAS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Por:   •  30/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.465 Palavras (14 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

Bianca Camargo Fernandes

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV


Bianca Camargo Fernandes

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Trabalho apresentado como parte das disciplinas de Análise das Demonstrações Financeiras, Orçamento Empresarial e Dinâmica das Relações Interpessoais, do curso de Gestão Financeira,  da Universidade Paulista.


Resumo

Este trabalho acadêmico tem como objetivo identificar e avaliar a relevância da análise das demonstrações financeiras da empresa NATURA S/A.

Utilizando ferramentas de cálculo e conteúdos aprendidos nas disciplinas de Orçamento empresarial, Dinâmica das relações interpessoais e Análise das demonstrações financeiras,  objetivamos mostrar relevância que os índices possuem para a continuidade e aprimoramento das empresas.

Para essa analise utilizamos as demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial e Demonstrações do Resultado do Exercício dos anos de 2014 e 2015.


Abstract

This academic work aims to identify and evaluate the relevance of the analysis of the financial statements of the company NATURA S / A. Using calculation tools and contents learned in the subjects of Business Budget, Interpersonal Relations Dynamics and Analysis of Financial Statements, we aim to show the relevance that the indices have for the continuity and improvement of the companies. For this analysis we use the financial statements: Balance Sheet and Income Statement for the years 2014 and 2015.


Sumário


Introdução

O presente trabalho tem por objetivo analisar as Demonstrações financeiras da empresa de cosméticos Natura S.A, agregando ainda os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Orçamento Empresarial e Dinâmica das Relações interpessoais, mais concretamente realizar as análises Vertical e Horizontal dos balanços patrimoniais de dois períodos, além da demonstração dos principais indicadores financeiros, obtendo assim uma visão macro da empresa estudada, bem como seu desempenho nos dois períodos estudados.

A empresa foi escolhida partindo da orientação deste projeto, seguindo as premissas de ser uma empresa real, e de preferência de capital aberto, por disponibilizar seu balanço patrimonial, permitindo assim o acesso de forma menos burocrática.


  1. A Empresa

Natura, é uma empresa Brasileira de cosméticos presente em sete países da América Latina e na França, e com uma rede de 7 mil colaboradores, 1,5 milhão de consultoras e consultores, considerada uma das 10 empresas mais inovadoras do mundo, e tendo como um dos seus principais valores o “ Desenvolvimento Sustentável”.

Fundada em 1969, com abertura de capital na BM&FBovespa desde 2004, há mais de 40 anos no mercado,  e em 2016 com a 61ª colocação no ranking mundial das 100 empresas mais sustentáveis do planeta, levando destaque por ser uma das duas únicas empresas brasileiras presentes neste ranking, e ainda presente no ranking das 50 empresas com funcionários mais satisfeitos no Brasil, segundo  pesquisa de 2016, publicada na revista Exame, esta é a empresa que será abordada no decorrer deste trabalho Acadêmico.


  1. A Natura e Dinâmica das Relações Interpessoais

Nossos colaboradores são considerados parceiros estratégicos na superação das sempre ousadas metas definidas pela Natura e nosso principal desafio tem sido a manutenção deste importante capital - o ser humano.” (http://www2.natura.net/Web/Br/Inst/HResources/rh_gestao.asp)

  1.   Clima Organizacional

A partir do Slogan “Bem Estar Bem” a empresa acredita que um bom clima organizacional é o fator fundamental para o sucesso, e então busca criar um clima favorável para estar alinhado aos seus colaboradores e poder contar com o comprometimento na busca das metas estabelecidas.

  1.  Remuneração

De acordo com o site da empresa, e comprovado nas pesquisas onde a Natura aparece como uma das organizações com os funcionários mais satisfeitos do Brasil, a remuneração baseia-se em salários e benefícios atrativos, além de um sistema agressivo de remuneração variável, além de participação nos lucros e resultados, Assistência Médica e Odontológica, Seguro de Vida em Grupo, restaurante, Clube Natura, Venda Interna de Produtos (VIP) - produtos Natura com desconto de 40% do valor da tabela de sugestão de preços, transporte fretado e berçário.

  1.  Planejamento e desenvolvimento de recursos humanos

Ainda de acordo com o site da empresa, a organização conta com um plano de desenvolvimento para seus funcionários que vai desde um processo rigoroso de recrutamento e seleção inicial, a um sistema de treinamento constante, oferecido aos seus colaboradores de forma online, através da intranet da empresa.

Avaliação anual e Feedback constantes são algumas das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento dos ativos que a empresa considera como mais valiosos – seus recursos humanos.


  1. Analisando as demonstrações Financeiras
  1. Por que analisar?

O Objetivo da análise das demonstrações financeiras é fornecer instrumentos gerenciais para tomada de decisões de onde e quando aplicar os recursos da empresa. Outro objetivo importantíssimo, principalmente em uma empresa de capital aberto, é apresentar os números e análises de forma clara para que os possíveis investidores saibam os riscos e/ou retornos possíveis de determinada empresa.

  1.  Analisando

Considerando a posição consolidada na análise do ano de 2015, veremos que a empresa está em uma situação positiva, pois o total de seu ativo (9.394.981) está maior que o seu passivo (8.317.214), ou seja, numa possível situação de falência, a empresa poderá honrar com todos os seus compromissos, restando ainda seu patrimônio líquido a ser divido entre os sócios.

No ano anterior, a afirmação também é verdadeira. Para um ativo de 7.200.083, temos um passivo de 6.051.404, ou seja, saldo positivo e capacidade de honrar compromissos numa possível situação de falência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com