TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.669 Palavras (35 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 35

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARULHOS

CURSO DE LOGÍSTICA

CAMILA MAIARA SANTOS SCRIVANI

ELIZABETTH ALBUQUERQUE MENDES

FERNANDA ZANFERRARI DE FREITAS

LUDIMILA ROSSI EVANGELISTA SANTOS

MARGARETH DE FATIMA SATAKE

TALITA ESTÉR DA SILVA

TAMIRES CÁSSIA DA SILVA SANTOS

Trabalho Interdisciplinar

GUARULHOS – SP

2012


Apresentação

Fundada em 1960 por Jacob Glueck e atualmente presidida por sua filha Vivian Glueck, o Grupo Empresarial , Citroil Aromatics Inc, com sede nos Estados Unidos, é formado por cinco  companhias em diferentes regiões:  Citroil Enterprises/Citromax Flavors (EUA), Citomax Flavors (Brasil), Fitzsche Saica (Argentina), Fritzche Saci e Berrymax (America do Sul- San Fernando), sendo sua sede nos Estados Unidos Carlstadt, NJ, é uma das maiores produtoras de limão, de óleos e sucos  há mais de 40 anos. Alem de também produzir uma linha de aromas e essências usados em bebidas, confeitaria, laticínios e produtos de panificação.

História:

Fundação: 1960 – Jacob Glueck assume a gestão da firma americana de aromas Citroil Enterprises da Frizsche Saica, empresa argentina dedicada á criação e á industrialização de aromas e fragrâncias para aplicação industrial.

1964  - É fundada a Citromax S.A.C.I. , especializada no cultivo do limão na em Tucumán- Argentina. Produção voltada para processamento de limão, criação de óleo de limão, suco de limão concentrado e casca de limão desidratada, integrando todos os estágios no processo de limão.

1985 – A Citromax Flavors Ltda se estabelece no Brasil como empresa de condimentos para embutidos.

1993 - A Citromax S.A.C.I. adquiri a El Soco, dobrando a sua propriedades de terras e a produção de limão para processamento.

1999 - A Citromax S.A.C.I expande sua presença em Tucumán com a instalação de suas próprias  instalações de processamento e embalagem de frutas secas.

2003 – A Citroil Enterprise (EUA) instala uma nova e moderna fábrica em Carlstadt, Nova Jersey.

2004 – A Citromax S.A.C.I recebe certificado em produtos orgânicos para produção e sucos.

2006 – A Citroil recebe uma certificação em produtos orgânicos e expande ainda mais sua nova fábrica com a instalação de laboratórios modernos e aromas, totalmente equipados, com aparelhos de cromatografia e gás e espectrometria de massa de ultima geração.

2007 – A Citromax SAICA inicia o crescimento e a produção de uvas-do-monte de altíssima qualidade em Tucumán.

2008 – A Citromax Flavors do Brasil compra terrenos para a instalação de sua nova fábrica e um centro de pesquisa de desenvolvimento. A Citroil adota o nome da sua empresa controlada.

2009 – Em 2007, a produção de uvas-do-monte aumenta de  50.000,00 kg para 70.000,00 kg, e é constituída a Berrymax, o mais novo membro da família Citroil Aromatics Inc.

Delimitação do tema

Em especial, este projeto busca identificar e analisar as estratégias adotadas pela gestão da Citromax Flavors do Brasil (Citromax Essencias). Sendo assim expondo e identificando seus modelos de gestão empresarial.


History

The success that has been attributed to the Citromax family of companies is no doubt a product of the hands-on family management that the company has sustained since the mid-1960s. Beginning with Jacob Glueck and continuing with his daughter, Vivian, who took over the reigns of day-to-day management in 1997, Citromax’s sterling reputation in the food and flavor industry is undoubtedly attributable to the Glueck’s commitment to growth, innovation and excellence.


Referencia Inicial

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 7ª ed -  Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração . 7ª Edição revista e Ampliada – São Paulo: Editora Atlas S.A. - 2007

BALLOU Ronald H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 1ªed. – 22ª. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2010.

http://www.rcv.com.br –(Acessado em 27/04/2012)

http://www.asplan.com.br – (Acessado em 27/04/12).

http://www.infowester.com/guiahdinic. php –     (Acessado em 13/05/12).

http://pt.kioskea.net/contents/initiation/lan.php3  – ( Acessado em 13/05/2012).

http://office.microsoft.com/pt-pt/outlook/descricao-geral-do-microsof. aspx -  (Acessado em 19/05/2012)

http://www.brasilescola.com/informatica/windows.htm 

(CHOFFNES, PRETICE,2004, p 34)


CAMILA MAIARA SANTOS SCRIVANI

ELIZABETTH ALBUQUERQUE MENDES

FERNANDA ZANFERRARI DE FREITAS

LUDIMILA ROSSI EVANGELISTA SANTOS

MARGARETH DE FATIMA SATAKE

TALITA ESTÉR DA SILVA

TAMIRES CÁSSIA DA SILVA SANTOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso de Logística, como requisito para a matéria de Administração Geral.

Professor Dr. Mário Roque

GUARULHOS – SP

2012

Atividade Proposta

1. Determinar o organograma funcional da empresa foco, bem como o seu tipo (com fins lucrativos, sem fins lucrativos, ONG).

2. Fazer um levantamento das atribuições de responsabilidade e autoridades dos cargos funcionais.

3. Descrever qual modelo de escola de gestão é adotado e explicar os principais pontos identificados por você que justifique este modelo (pode ser mais que um modelo).

Resumo dos conteúdos abordados na disciplina

Toda e qualquer organização necessita de administradores para a execução de suas atividades.

Conforme Robert Katz, professor e executivo de empresa, existem três tipos básicos de habilidades necessárias ao profissional da área administrativa: A habilidade técnica é a capacidade de usar as técnicas e procedimentos de uma determinada especialização.

Habilidade humana é a capacidade de relacionar-se profissionalmente com outras pessoas, de compreendê-las e motivá-las;

Habilidade conceitual é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e procedimentos de uma organização, como um todo.

Os níveis hierárquicos são divididos em: Estratégicos (Alta Administração), Táticos (Média Administração) e Operacionais (Coordena a execução de tarefas).

Tipos de organizações: Com fins lucrativos, sem fins lucrativos e ONG’s.

A Revolução Industrial aconteceu durante a transição do modelo artesanal para o modelo industrial, que se deu com a mecanização das oficinas: Invenção da máquina a vapor (James Watt), tear hidráulico e mecânico, navegação a vapor e locomotiva.

Na Teoria Neoclássica, que surgiu devido à necessidade de se utilizar conceitos relevantes da Teoria Clássica, o ponto fundamental é de ser a administração uma técnica social básica, levando o administrador a conhecer aspectos técnicos e relacionados com as pessoas dentro das organizações. Em decorrência da abordagem neoclássica temos: Desenho Organizacional, que permite enxergar como a empresa está estruturada estrategicamente e permite aos membros visualizar possíveis oportunidades em outros cargos. Tipos de Organizações: Linear, Funcional, Linha – Staff.

Teorias da Administração:

Escola científica de administração – Frederick W.Taylor (1856-1915). Devido à sua contribuição para o Movimento da Administração Científica, está ainda hoje, apesar do tempo e das inovações, entre as figuras que mais se destacaram na História do Pensamento Administrativo. Em sua vida profissional observou os problemas de operações fabris, tais como: Não havia integração entre os departamentos da empresa; A administração não tinha noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador, entre outros. O questionamento de Taylor era: Qual a melhor forma de fazer um determinado trabalho.

Taylor elaborou os quatro grandes princípios da Administração Científica:

           - Desenvolvimento de uma ciência de Trabalho.

  1. - Seleção e Desenvolvimento Científicos do Empregado.
  2. - Combinação da Ciência do Trabalho com a Seleção do Pessoal.

           - Cooperação entre Administração e Empregados.

É importantíssimo no pensamento de Taylor o conceito de especialização e de eliminação de todos os elementos estranhos a fim de que na tarefa essencial esteja concentrada a atenção.

Escola científica de administração – Henry Ford. ( 1863-1947), Ford era um empresário com visão prática, que buscava a cristalização do conceito da eficiência, no mais amplo sentido, numa fábrica de automóveis. A empresa na visão de Ford, do mesmo modo que na de Taylor, divide-se em dois níveis distintos: planejamento e execução.

Características que suportam o sistema Ford:

  1. - A progressão do produto através do processo é ordenada e contínua.
  2. - O trabalho é entregue ao trabalhador em vez de deixá-lo ir buscá-lo.
  3. - As operações são analisadas em seus elementos constituintes.

O modelo administrativo de Ford é caracterizado pelo trabalho dividido, repetido, contínuo, tendo como base principalmente os princípios da produtividade, da intensificação e da economicidade.

Uma das razões do sucesso de Ford foi a atenção dedicada ao funcionário de alta competência; ele se cercou de técnicos de elevada capacidade em todas as atividades necessárias ao sucesso da empresa. Segundo Ford  os altos salários pagos para seus funcionários aumentavam o consumo , que gerava demanda do produto, que por fim gerava maiores lucros e assim eram garantidos as condições de manter os altos salários,fechando assim um ciclo que ficou conhecido como o “Ciclo Virtuoso de Ford.”

Escola clássica de Henry Fayol (1841-1925), é considerado o pai da administração moderna e é o principal representante da teoria clássica, como engenheiro, trabalhou baseado em técnicas e princípios, e com essa base formulou um “conjunto de princípios de administração geral”.

Fayol direcionou seu trabalho para empresa como um todo, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das idéias adotadas por Taylor e Ford, juntamente com estes, Fayol, são considerados os pioneiros da administração.

Sua visão diferente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono) foi de Gerente Diretor. Durante muitos anos Fayol costumava anotar suas idéias diariamente, reuniu suas teorias na obra ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL GERAL, só veio a ser publicado em 1916, quando ele tinha 70 anos.

Seu modelo de administração baseava-se em seis funções: técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis, administrativas.

Fayol sempre afirmava que seu êxito se dava não apenas pelas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava. A respeito dos princípios gerais de Administração, ressaltou: “Não existe nada rígido ou absoluto, quando se trata de problemas da administração; é tudo uma questão de proporção”.

O Modelo Burocrático – Max Weber (1864-1920), para Weber, a burocracia é uma organização cujas conseqüências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento tendo como objetivo obter a maior eficiência da organização.

O tipo ideal de burocracia, segundo Weber, apresenta sete dimensões principais: formalização, divisão do trabalho, princípio da hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedade e administração, profissionalização do funcionário. Sendo que as conseqüências são a previsibilidade do comportamento humano e a padronização do desempenho dos participantes. O objetivo seria: Máxima eficiência da organização.

Resumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.4 Kb)   pdf (516.3 Kb)   docx (592.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com