TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 7

        

DIRCE MARIA DOS ANJOS – R.A. 1069596

PROJETO INTEGRADOR DE RECURSOS HUMANOS

[pic 2]

CUIABÁ – MT

2013

INTRODUÇÃO

        Apresentamos de uma maneira sucinta o resultado obtido da pesquisa realiza junto aos funcionários da USICAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CAL LTDA, com objetivo de investigar a satisfação dos funcionários sobre a política de Recursos Humanos adotados.

        Com o avanço da globalização as organizações têm que se adaptarem as constantes mudanças em todo setor da economia, é primordial que tenham a capacidade de aprendizagem e também aceitar novos desafios, pois com o aumento da competitividade, clientes cada vez mais exigentes, informação disponível em tempo real, são imperativos que as empresas inovem e busquem estratégia para sobreviver e crescer no mercado atual. A competitividade exige pessoas dinâmicas, rápidas na tomada de decisões, eficientes e eficazes nas organizações, característica essencial para um bom administrador. O gestor em Recursos Humanos sempre envolvidos com pessoas, o que exige conhecimento referente à empresa e suas políticas, empatia, e comprometimento para fazer com que os funcionários se sintam como parte fundamental no decorrer do processo e do crescimento da empresa.

        Este trabalho tem por finalidade investigar a satisfação dos funcionários da Usical, quanto ao clima organizacional e a política salarial pratica. Bem como, para adquirir um melhor entendimento (Prático) no cotidiano de uma empresa. Percebendo, assim a importância do gestor em Recursos Humanos para a organização, pois trabalha com o ativo mais importante dentro de uma organização, as pessoas. Sem elas não há desenvolvimento nem permanência da empresa da empresa no mercado globalizado contemporâneo.

HISTORIA DA EMPRESA

No ano de 1987, três amigos, os senhores Audoreste Machado de Farias, Benito Antônio Buzato e Zimo Costa Pereira. Conversavam e “faziam um lanche no pequeno armazém chamado” “O Boteco”, quando chegou o senhor Antônio Querobino dos Santos oferecendo a venda de um terreno de 17 hectares (há), localizado na cidade de Nobres-MT.

Os amigos se interessaram em comprar o terreno com o objetivo de começar um novo negócio. A princípio plantações de pés de cocos para revender, porém o empreendimento não deu certo, pois tinha muito cupim na área. Surgiu a idéia de montar uma indústria de cal. Fizeram uma pesquisa de mercado e viram que era viável, pois tinha mão de obra e matéria prima de fácil disponibilidade, devido a cidade de Nobres ser rica em pedras de calcário domiliticas surgiu a idéia de montar uma indústria de cal.

Dessa forma começaram a transportar pedra sabão, areia e granito, para a construção do forno e a montar os equipamentos para começar a produção. No decorrer do período da construção da indústria, o senhor Benito Antonio Buzato e Zimo Costa Pereira desistiram da sociedade e venderam suas partes para o senhor Eitor Anselmo Buzato. Assim ficam os sócios, Audoreste Machado de Farias e Eitor Anselmo Buzato. E na data de 07 de Julho de 1999, iniciaram as atividades da Indústria e Comercio de Cal Ltda., com o nome de Ita Branca de origem indígena, que significa Pedra Branca.

COM CONFIANÇA E PERSEVERANÇA

        Ao longo do tempo a empresa conseguiu se espaço competitivo, produzindo com qualidade, variedade e bom preço, obtendo o sucesso em suas vendas e satisfação dos seus clientes. A empresa faz parte do Grupo Ebcal, formado pelas empresas Calcário Cuiabá, Ebcal e Usical. Ainda possui um centro de distribuição na cidade de Várzea Grande-MT, ponto estratégico para distribuição dos seus produtos com disponibilidade de pronta entrega. No ano de 2004, a empresa recebeu alteração na razão social passando a chamar USICAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CAL, DESTA FORMA FICANDO Itabranca COMO MARCA COMERCIAL. A Usical é uma empresa que é respeitada e incentiva projetos sócios ambientais e tem enorme respeito perante as pessoas, pois contribuem com a sociedade e acredita na relação com o trabalho social e sustentável. A empresa possui atualmente 77 (setenta e sete) funcionários, sendo 7 (sete) no setor administrativo e 70 (setenta) no setor da indústria (organograma anexo).

MISSÃO

Produzir produtos de qualidade como cal hidratada, cal virgem, cal filler, cal para pintura e massa corrida instantânea, oferecendo e garantindo sempre a satisfação de nossos clientes.

VISÃO

Ser uma organização respeitada no mercado competitivo, crescendo de forma sustentável sem agredir o meio ambiente e o ser humano. Assegurar crescimento e perenidade como um grupo familiar, respeitado e reconhecido na comunidade em que atua, com foco na criação de valor econômico, ambiental e social, por meio de valores éticos que orientam uma conduta empresarial responsável.

VALORES

Ética no relacionamento com cliente e fornecedor, disposição para aprender sempre atuando para garantir melhoria continua, com visão no trabalho em equipe.

PESSOAS

Somos comprometidos, desenvolvemos e valorizamos o espírito de equipe e assim construímos o futuro de nossa empresa.

PERFIL DOS ENTREVISTADOS

        Foi observado que não há equilíbrio (numérico) entre ambos os sexos, as pessoas do gênero masculino (homens) são as que mais trabalham nesta empresa, sendo que apenas quatro funcionárias femininas ((04 mulheres) e setenta e três masculinos (73 homens) compõem o quadro.

FATORES ANALISADO PARA IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL FOI A FAIXA ETÁRIA DOS FUNCIONÁRIOS.

        Ficando claro que tem funcionários de 19 a 25 anos, 26 a 30 anos, 31 a 35 anos, 36 a 40 anos, 41 a 45 anos, 46 a 50 anos e acima de 51 anos.

GRAU DE ECOLARIDADE

  • A maioria dos funcionários concluiu o ensino médio completo.
  • Três por cento (3%) tem ensino superior completo.
  • No quadro de empregados, uma parcela tem ensino fundamental completo.
  • Uma pequena parte tem ensino fundamental incompleto.

OUTROS FATORES ANALISADOS EM RELAÇÃO AO CARGO OCUPADO PELOS PARTICIPANTES DA PESQUISA

7% Administrativo (filial), 4% Venda, 2% Terceirização e diarista, 12% Administrativo (matriz), 5% Motorista, 5% Secador, 5% Hidratador, 5% Soldador, 5% Mecânico, 25% Expedição, 10% Operador de máquina, 15% Ajudante de forno (vide anexa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (228.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com