TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR II: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Por:   •  15/1/2019  •  Ensaio  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  2.560 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PROJETO INTEGRADOR II: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

        Prof.ª Franciele da Costa Canello        

Diego Medeiros
Francine Lamanna
Guilherme Paz
Jorge Rodrigues

Porto Alegre
2018

Sumário

INTRODUÇÃO1

CONTEXTUALIZAÇÃO2

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL3

PROPOSTAS DE MELHORIAS4

CONCLUSÃO5

REFERÊNCIAS6



  1. INTRODUÇÃO

Uma organização que busca ter seu desenvolvimento e crescimento saudável para prestar seus serviços com excelência e destacar-se perante a concorrência é aquela que, através do diagnóstico organizacional, mantem-se alerta quanto às ameaças e mudanças do cenário atual.  

Conforme Araújo (2016), uma empresa funciona como uma engrenagem, trabalhando com processos sincronizados entre todos os departamentos envolvidos a fim de entregar seus objetivos com efetividade e eficácia.  

Segundo Pradella (2012), a análise de processos é considerada uma ferramenta essencial dentro das organizações. Através dela é possível coletar informações importantes e necessárias para diagnosticar a real situação do negócio, contando com diversas técnicas e metodologias e considerando fatores externos e internos que possam impactar em seu objetivo.

Desta forma, este trabalho tem como objetivo geral realizar o diagnóstico organizacional da empresa NPR CAR LTDA.

Sendo assim, busca-se analisar o organograma da empresa, realizar o mapeamento dos processos e propor melhorias quanto seus aspectos negativos. Para obter estes resultados será utilizada uma pesquisa qualitativa, aplicada, exploratória, de caráter bibliográfico e documental em um estudo de caso, sendo esta uma pesquisa de campo, onde serão aplicados os métodos de coleta de informações em forma de questionário, levantando as possíveis necessidades, pontos fortes, pontos fracos e melhorias utilizando a ferramenta SWOT.

A escolha da empresa se deve pelo fácil acesso aos sócios gestores via contatos telefônicos e mensagens, transparência das informações fornecidas e também devido à receptividade em local físico e entrevista direta.

Em suma, propõe-se uma análise e a implementação de possíveis melhorias no que se refere aos aspectos comportamentais do nicho em que a empresa atua, público alvo e qualidade dos serviços prestados para contribuir com o crescimento e desempenho da organização, agregando conhecimento através da prática para o grupo de estudos.


  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

A NPR Car foi fundada em 2013 a partir de uma oportunidade de negócio idealizado pelos sócios Nenê e Ricardo, que foram colegas de trabalho por alguns anos em uma empresa de autopeças e mecânica.

A definição de investir em empresa própria na área de manutenção automotiva deveu-se após anos de experiência adquirida em empregos anteriores e cursos. Escolhido o ramo do negócio, convidaram Patrick para fazer parte da equipe, atuando na gestão da empresa como sócio administrador.

A organização instalou-se em um espaço físico que comportava até 4 atendimentos simultâneos, contando com dois aparelhos para elevar os veículos em manutenção, uma máquina para fazer geometria e balanceamento computadorizado e estoque controlado de insumos como peças e ferramentas.

Em 2016, a empresa expandiu seu negócio aderindo-se a um novo local, dobrando sua capacidade de atendimento e aumentando seu quadro funcional, agora com capacidade administrativa e financeira para maiores investimentos. Organizou-se um grande estoque de peças e ferramentas para o melhor atendimento ao seu público, bem como a especialização em áreas da manutenção de veículos. Dentre elas estão a mecânica de câmbio automático, ar condicionado e suspensão.

A empresa atende a todas as marcas nacionais e importadas, porém, constatou-se que o perfil predominante de atendimento é o de veículos populares nacionais.

Em 2018, a empresa apresentou crescimento considerável e novamente teve de trocar seu local de atendimento, atualmente com capacidade para 20 atendimentos simultâneos, operando com 16 funcionários e 2 caminhões guincho para "socorro" 24 horas.




Fotos: A empresa.

[pic 2] [pic 3]

[pic 4] [pic 5]

Fonte: NPR Car.

Figura 1: Organograma NPR Car.[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21]

Fonte: dos autores.


  1. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

 MISSÃO, VISÃO E VALORES

Em contato com a empresa, constatou-se que não seus direcionadores estratégicos não haviam sido definidos. Verificou-se que a organização investe em equipamento e qualificação de seu pessoal para um melhor atendimento e prestação de seu serviço. Com base nessas informações propõe-se a seguinte Missão:

“Garantir a excelência na prestação de serviços, visando um atendimento com qualidade no ramo automotivo, fidelizando o cliente.”

O gerente administrativo informou que os sócios participam de diversas feiras e eventos automotivos no qual trocam experiências e ideias com diferentes empresários do ramo e buscam expandir sua marca. Sendo assim, define-se a seguinte Visão:

“Ser referência em qualidade no segmento em nível nacional.”

Para alcançar a missão e visão entende-se que os Valores necessários a serem estabelecidos são:

Honestidade
Pontualidade
Empatia
Inovação
Compromisso com o cliente

Por meio da entrevista realizada com os sócios, identificou-se que a empresa oferece diversos serviços com um ótimo nível de conhecimento e equipamentos de ponta. Recentemente a empresa trocou de endereço, mudando para um local com maior infraestrutura e melhor localização.

Contatou-se também que a captação de clientes é exclusivamente por meio de indicações (boca-a-boca), o que demonstra uma fragilidade na divulgação da empresa e de seus serviços. Por se tratar de uma empresa com equipamentos avançados, apresenta um custo elevado de manutenção e mão de obra qualificada para o manuseio das mesmas. Outro ponto a ser observado é a centralização na tomada de decisões, concentrando apenas na visão do gerente administrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (614.1 Kb)   docx (408.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com