TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR – NEGÓCIOS II Entrevista Estruturada

Por:   •  18/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  2.042 Visualizações

Página 1 de 5

REDE DE ENSINO DOCTUM

ADMINISTRAÇÃO

Camila Correia de Souza Silva

PROJETO INTEGRADOR – NEGÓCIOS II

VITÓRIA, ES.

2020.

Camila Correia de Souza Silva[pic 1]

PROJETO INTEGRADOR – NEGÓCIOS II

Trabalho Acadêmico apresentado a Professor Fabio Goldner da disciplina de Projeto Integrador Negócios II do curso de Admnistração da Rede de Ensino Doctum.

VITÓRIA, ES.

2020.[pic 2]

Sumário

Introdução  4

Desenvolvimento 4

Entrevista Estruturada

Conclusão

Referências 12

INTRODUÇÃO

A cada dia que passa o empreendedorismo tem se tornado cada vez mais desafiador, atuar nessa área vem exigindo algo a mais além da simples afinidade com ramo. Podemos dizer que ser um empresário é diferente de ser um empreendedor, segundo Telma Padilha (2011) essa diferença pode ser notada na forma em que cada um administra sua empresa, enquanto o empresário é conservador, o empreendedor busca constantemente o progresso e inovação. Outro divisor de aguas é identificar possíveis problemas e oportunidades. Com isso o objetivo principal do trabalho é identificar como o empreendedor da nossa comunidade tem utilizando dos conhecimentos e ferramentas disponíveis de negócio a favor da sua empresa. Para atingir esse objetivo, foi realizado uma entrevista estruturada com o proprietário da fábrica de uniformes Boldness, localizada na cidade de Vila Velha.

DESENVOLVIMENTO.

ESTREVISTA ESTRUTURADA COM EMPREENDEDOR.

1 - O que você entende como “custo” dentro da sua empresa? Como você faz o controle dos custos fixos e variáveis da sua empresa?

Na minha concepção e experiência custo é todo e qualquer valor que minha empresa desembolsa e que seja fundamental para o funcionamento dela, tudo aquilo que envolve as atividades da fábrica. O nosso controle de custo fixo é planejado e controlado através de uma planilha do excel, essa planilha foi desenvolvida pelo Sebrae e tive acesso a ela através de uma consultoria de pequenos empreendedores que participei, nela eu controlo as despesas, custos e observo as margens para os custos variáveis.

2 - Como funciona o planejamento e o controle dos estoques (se realiza ou não e como são realizados).

Nossa empresa é familiar, sou eu e minha mãe. Minha mãe iniciou essa fábrica de uniformes há oito anos e praticamente trabalhava para pagar as contas e mais nada antes de eu me envolver, eu sou novo você sabe, mas vi potencial na fábrica e decidi que ajudaria a minha mãe, virei sócio dela vai fazer um ano, ainda estamos entrando nos trilhos. Nós trabalhamos por demanda e por isso ainda não houve uma necessidade de fazer estoque, as compras de materiais são feitas conforme os pedidos.

3 - Fluxo de caixa é um instrumento de controle financeiro, você o conhece? Se sim, você acompanha a realização dele dentro da sua empresa? O Fluxo de caixa contribui para a tomada de decisão com relação a investimentos e alocação de recursos financeiros para a operação da empresa?

Tive conhecimento do que se tratava fluxo de caixa através de um workshop de pequenos empreendedores do SEBRAE, ali foi possível entender que é o instrumento fundamental para um crescimento saudável da empresa, principalmente para situação como a nossa que somente nesse ano que começamos a enxergar algum crescimento. Sim, eu o acompanho de perto, estamos numa fase de reestruturação e projetos para expandir, e é através do fluxo de caixa que consigo dimensionar as margens de reinvestimento.

4 - O que você diria sobre o seu conhecimento acerca do sistema financeiro nacional e como você o utiliza dentro da empresa? Quais as instituições e operações que você utiliza no seu cotidiano?

Tenho leve conhecimento sobre o sistema financeiro nacional, como priorizo o reinvestimento de capital a longo prazo dentro da minha própria empresa, tenho pouca necessidade de instituições financeiras. Atualmente utilizo a conta corrente do meu banco, onde movimento recebimento de clientes, transferências para fornecedores e emissão de boletos.

5 - Qual é seu conhecimento sobre a Taxa Selic? Você diria que há influência dela nas operações de crédito e de investimento que você realiza? Quais as principais dificuldades que você diria que o empreendedor enfrenta hoje na procura de crédito?

Meu conhecimento sobre taxa selic é a taxa reguladora de empréstimos basicamente, nela é baseada os juros em torno da economia. Não utilizo de empréstimos para investimento empresarial, apenas fluxo de caixa, então a influência que a selic tem sob as operações da minha empresa seria na questão de quando ela influencia a inflação, e nesse caso todos nós sentimos no bolso. Penso maior dificuldade do empreendedor para obter crédito está em comprovação de renda exigida pelos bancos, muitas das vezes um novo negócio requer investimentos altos, dificilmente facilitado pelas linhas de crédito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com