TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCILINAR APLICADO AOS CURSOS DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO ULIANÓPOLIS-PA

ENSAIO ACADÊMICO

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTERDISCILINAR APLICADO AOS CURSOS DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (Parcial)

EQUIPE: MARIA TELMA S. SOUSA-437678

NATÁLIA LOPES DA SILVA-8136746145

PATRÍCIA SANTOS DE OLIVEIRA-442226

PEDRO HENRIQUE BARBOSA TEIXEIRA-8137748396

TUTORES (PRESENCIAL E A DISTÂNCIA)

SANDRA ATÍDE

PROF.ª BRUNA CAROLINE DOMINGUES

PROF.ª Ma. ROSEMEIRE FARIAS

PROF.ª BÁRBARA MONTEIRO G. DE CAMPOS

ULIANÓPOLIS, MAIO DE 2014

APRESENTAÇÃO

O ensaio acadêmico aqui apresentado abrange assuntos muito importantes para uma organização e seus colaboradores, a Captação e Seleção de Talentos (Pessoas), que é o primeiro contato do quem sabe futuro colaborador da empresa; Saúde e Segurança Do Trabalho, que é direito do trabalhador e responsabilidade do empregador, conservar a integridade física de seus colaboradores; e as Relações Sindicais e Processo Trabalhista que visa “Tutelar” o direito do trabalhador.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

A estratégia de captação consiste no tipo e meios de captação que serão utilizados no processo seletivo. A captação tem como finalidade divulgar a vaga e atrair para o processo seletivo, profissionais que se enquadrem no perfil idealizado para o cargo.

Os meios de captação mais utilizados na atualidade são os sites corporativos ou das empresas de RH, que oferecem seus cadastros de candidatos. Os anúncios em jornais de grande circulação ainda são bem utilizados também. As redes sócias como o Facebook, Twitter, Linkedin e outras similares aparecem como uma tendência, não somente como meio de captação, mas também como meio de seleção.

Os Processos de Captação e Seleção funcionam como um filtro, objetivando selecionar os profissionais mais talentosos. Segundo ADLER (2003), para aperfeiçoar a estratégia de captação e seleção de talentos (Pessoas), deve-se analisar o tempo gasto em cada estágio do processo, buscando minimizar o tempo dedicado ao estágio de Triagem (Ações voltadas para a eliminação de candidatos que não atendem aos requisitos básicos). O maior tempo da equipe de captação e seleção deverá ser gasto nos estágios de avaliação e de decisão final.

A última etapa do processo seletivo é a decisão final, em que entre os candidatos classificados que passaram por todas as etapas do processo deverão ser escolhidos aqueles que serão contratados.

Em um processo seletivo de uma empresa da área privada, esta etapa toma contornos bem diferentes. Em primeiro lugar por não ser obrigatória a publicação dos critérios para a aprovação no processo seletivo, na maioria das vezes os candidatos desconhecem como foram avaliados.

O feedback aos candidatos que não foram aprovados no processo seletivo ou em qualquer uma das etapas, é muito importante para não deixa-los na expectativa sobre o resultado. Além do mais, eles são clientes em potencial da sua empresa. Lembre-se de que a forma com que os candidatos tratados durante o processo seletivo influenciam na imagem que terão sobre a empresa, podendo inclusive fazer uma boa ou má propaganda dela.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Os acidentes de trabalho podem trazer os seguintes malefícios: ser fatais, tornar o indivíduo incapacitante ou ocasionar uma lesão temporária à saúde do trabalhador.

Por isso, a lei nº 8.213, de 24 de Julho de 1991, em seu artigo 19 e parágrafos, prevê a responsabilidade da empresa em prestar os devidos esclarecimentos sobre os riscos de ocorrer acidentes de trabalho naquele meio, e cabe ao Ministério do Trabalho e Previdência Social a fiscalização.

A empresa deve informar à Previdência Social os acidentes de trabalho ocorridos com seus funcionários, mesmo se houver inexistência de afastamento das atividades, até o primeiro dia útil subsequente ao da ocorrência. Nos episódios em que a empresa não emitir o Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), o próprio trabalhador pode procurar a assistência do INSS ou solicitar ao Sindicato da sua categoria, que emita esse documento.

RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

Os princípios trabalhistas são essenciais ao Direito do Trabalho, pois são eles que promovem o equilíbrio na desigualdade econômica existente em cada relação empregatícia, por exemplo, o princípio da proteção, que procura igualar o polo mais fraco da relação de trabalho (empregado) ao meio econômico mais forte (empregador).

No Direito Trabalhista Brasileiro, o empregado é hipossuficiente na relação trabalhista, assim, o funcionário é a parte mais fraca. Algumas vezes, a hierarquia das fontes formais é adaptada ou alterada, conforme o caso para beneficiar o trabalhador, salvo com relação às normas proibitivas do estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (200.1 Kb)   docx (403.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com