TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Gestão Comercial I (PROINTER I)

Por:   •  7/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.274 Palavras (10 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]          Faculdade Anhanguera de Negócio de Belo Horizonte [pic 2][pic 3]

Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Gestão Comercial I (PROINTER I)

Relatório Parcial referente à proposta de

Plano de Negócio

Tutor à Distância: Leandro Gomes

Aluno: Érika Cristina Campos    RA:2810405304

Belo Horizonte

Maio/2016

SUMÀRIO:

  1. Apresentação.............................................................................................    3
  2. Observações sobre a Entrevista, o entrevistado e a empresa....................  3
  3. Relatório Parcial do Plano de Negócio........................................................  4
  4. Opinião sobre o empreendimento...............................................................  5
  5. Análise sobre o empreendimento................................................................  5
  6. Considerações Finais..................................................................................  6
  7. Referências Bibliográficas...........................................................................  7
  8. ANEXO: Entrevista com Empreendedor....................................................... 8


  1. APRESENTAÇÃO

Trabalho acadêmico denominado PROINTER - Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Gestão Comercial I, com o objetivo de treinar as habilidades e conhecimento adquirido através das vídeos-aulas, leitura de livros e outras fontes das matérias: Empreendedorismo, Desenvolvimento Pessoal e Profissional,, Ética e Relações Humanas no Trabalho. A proposta é entrevistar um empreendedor, observar, opinar e analisar o empreendimento do entrevistado e finalizar com associação as disciplinas estudadas.

        Numa visão geral, empreendedorismo é realizar, fazer, executar um novo projeto comercial a fim de gerar retornos financeiros satisfatórios, isto é, ter sucesso no negócio desenvolvido. Para atingir esse resultado, requer certo conhecimento, habilidade, atitude e acima de tudo coragem de assumir riscos. É indicado a elaboração de um plano de negócios para ter uma visualização ampla do empreendimento, no aspecto estrutural, financeiro, logístico e de recursos para se obter resultados satisfatórios no prazo esperado.

2) OBSERVAÇÕES SOBRE A ENTREVISTA, O ENTREVISTADO E A EMPRESA

A entrevista foi realizada em 02 de Maio de 2016, com a Sra. Patrícia de Cassia Campos, sócia proprietária da confecção Lalalice Pijamas. A entrevistada é uma empreendedora que já obteve sucesso em outros empreendimentos e hoje está na luta para conquistar espaço num novo formato de confecção, com personalização dos pijamas infantis. É formada em Ciências Contábeis e tem experiência com empreendimento a mais de 6 anos.

        A Lalalice Pijamas é um empresa que iniciou-se a 2 anos, com vendas de pijamas a um distribuidor do interior do estado, sua produção era consumida por apenas um cliente. Ao verificar a fragilidade de atender apenas um cliente, começou a explorar a internet como canal de venda. No momento em que o principal cliente, não estava mais comprando seus produtos o novo canal de vendas já trazia resultados satisfatórios. Hoje, trabalha com a internet como principal canal de vendas e está montando um plano de negócios para ampliação da linha de produtos para atender um mercado pouco explorado de personalização desses produtos.

        Através da entrevista, viu-se o espirito empreendedor da proprietária, com muita garra, determinação e criatividade, fala sobre empreender com paixão. E diz que empreender sem planejar aumenta, significativamente, a possibilidade do fracasso, frisa a importância de ter um plano de negócio para desenvolver um bom trabalho ou ampliar um empreendimento já existente.

3) RELATÓRIO PARCIAL DO PLANO DE NEGÓCIO

Nome do Projeto: Projeto Festa do Pijama

Nome da Empresa: Lalalice Pijamas

Empresa já existente no mercado de confecção desde 2012, atuando com produtos na linha de pijamas desde 2014, que vem dando certo e por isso pretende expandir com o projeto de ampliação de suas linhas de produtos ofertados.

Nome dos Sócios: Patrícia Campos e Érika Campos

Localização do Negócio: Está localizada em Contagem/MG, região metropolitana, a 14km do centro da capital Belo Horizonte, privilegiada pelo atendimento dos correios, principal meio logístico utilizado para entrega de mercadorias e por ser uma cidade de polo industrial, possui atendimento de um grande número de transportadoras nacionais.

Produtos e Serviços: Fabrica e distribui pijamas adulto e infantil com modelos básicos com preços acessíveis em lotes de 10 unidades. Deseja ampliar a linha ofertando pijamas, principalmente infantil, personalizado com o tema da festa, em lotes de 10 unidades. Ofertar também outros itens para compor o kit da Festa do Pijama: almofadas, tapa-olhos, chinelinhos personalizados com o tema da festa e o nome da criança.

Necessidades Operacionais e Recursos Humanos: Por possuírem experiência trabalhando em parcerias com facções, para a produção da nova linha, é necessário fechar parceira com novas facções que ficarão responsáveis por fabricar os novos itens, não sobrecarregando as facções já existentes. Adquirir novas máquinas e contratação de finalizador, embalador e conferente para concluir a confecção dos produtos.

Plano de Marketing e Financeiro: Para divulgação do trabalho utilizará a internet como principal fonte de marketing, através do canal de vendas já utilizado. Um plano financeiro será a próxima etapa a ser analisada e feita para levantamento dos recursos financeiros necessários para o projeto. A princípio, utilizará recursos próprios, reverter os lucros em investimentos em insumos e contratação, e a compra das máquinas será feita gradativamente conforme a necessidade das mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (264.5 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com