TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – LIMOEIRO DO NORTE - CE

[pic 1]

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

THIAGO PINHEIRO MOURÃO MAIA

4036706818

TUTOR EAD: Elvio Viana Junior

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROINTER III RELATÓRIO PARCIAL

Limoeiro do Norte  - CE

2017

Sumário

INTRODUÇÃO        3

PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM MELHORADOS        3

PLANO DE BENEFÍCIOS        5

CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7


INTRODUÇÃO

O setor de RH já é visto como um dos principais instrumentos para alcançar uma boa vantagem competitiva e sustentável do negócio, participando de maneira significativa e eficaz de todas as estratégias organizacionais, sendo um dos responsáveis principais de uma transformação positiva, não só na determinação de quem trabalhará nas empresas, mas também na prestação de assessoria aos coordenadores, avaliações de desempenho, políticas de remuneração, salários e benefícios, cultura voltada para o desempenho, ações estratégicas, treinamento e desenvolvimento, comunicação interna efetiva, além da retenção de talentos.

Hoje em dia, é muito importante para as empresas, planejarem a área de recursos humanos, para que seja montada de forma à se adaptar com a atual situação da empresa, e trabalhar com as mudanças necessárias em cima desta realidade. A empresa contará com um conjunto de técnicas e instrumentos que permitem desenvolver e reter seus talentos humanos. As mesmas precisam adequar-se às necessidades humanas, de forma integrada, sejam elas, clientes proprietários, fornecedores, colaboradores ou dirigentes. Deve haver a participação entre todas as áreas da empresa e do ambiente de trabalho, pois as mudanças estão ocorrendo de forma rápida e ágil, o que faz com que a organização busque se adaptar a esses novos cenários para que possa se manter competitiva no mercado. Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações o presente trabalho propõe analise da organização, seu ambiente e estrutura de trabalho como alicerce para a implantação de um setor de recursos humanos.

PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM MELHORADOS

Primeiramente fizemos uma pesquisa com os colaboradores para sabermos suas opiniões sobre diversos assuntos com intenção de identificar o que é visto como positivo em nossa empresa, e principalmente analisar as questões vistas como desfavoráveis pelos colaboradores e tentar eliminar esses problemas para tornar o clima mais positivo.

De acordo com Chiavenato (2003), clima organizacional envolve uma visão mais ampla e flexível da influencia ambiental sobre a motivação. É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia no seu comportamento. Refere-se ao ambiente interno existente entre as pessoas que convivem no meio organizacional e está relacionado com o grau de motivação de seus participantes.

Com isso, entendemos que um clima organizacional positivo é necessário para que pessoas se sintam motivadas, tenham um bom relacionamento com a liderança, boa relação com a equipe, é esse clima que vai gerar a saúde, produtividade, e bons resultados.  Clientes, funcionários e empresa são favorecidos quando o clima é favorável, do contrario também, se o clima organizacional é desfavorável todos perdem. É por meio da pesquisa de clima organizacional que pode ser medida a relação e o contentamento dos funcionários e da empresa.

Seguiremos algumas etapas essenciais à resolução dos problemas encontrados:

  • Começaremos com a criação de um modelo de gerenciamento participativo, adaptando o modelo atualmente utilizado, para um novo. Para isso, precisaremos de um Grupo Gestor, devidamente treinado e habilitado, composto de representantes de todas as áreas da empresa, pautado nos princípios da Melhoria Contínua, no planejamento, delegação e treinamento, gerando mais envolvimento e participação de seus colaboradores, o que resultará também no maior comprometimento e motivação de toda equipe.

  • Em seguida delegaremos ao Grupo Gestor que sempre utilize o planejamento como ferramenta primordial em todas as atividades da empresa, para evitarmos ações impensadas, que muitas vezes geram altos custos, desperdícios e falhas de toda espécie.
  • Logo após, iremos monitorar continuamente o ambiente interno e externo da instituição, registrando, analisando e tomando medidas para todas as falhas, erros e desperdícios, além de avaliar periodicamente o clima organizacional interno e a satisfação dos clientes. O que garantirá, assim, o contínuo aprimoramento de processos, como conseqüência de seus produtos ou serviços.
  • O quarto desafio será deixar a informalidade, solucionando problemas e tomando decisões de modo sistemático. Esse parece ser o mais difícil. O mercado atual não comporta mais gerir uma empresa com decisões informais com base na intuição, pois elas têm provado ser uma contribuição para a perda de competitividade das corporações. Da mesma forma, uma administração moderna, que exige velocidade, agilidade, competência e assertividade. Este desafio poderá ser obtido através de um contínuo aperfeiçoamento e com a prática da gestão participativa. Portanto, a implantação de um novo modelo de Gestão da Melhoria Contínua com a responsabilidade sendo delegada a um Grupo Gestor é a melhora alternativa dos empresários das pequenas organizações, o que sem dúvida alguma garantirá o fortalecimento e contínua sobrevivência das empresas.

Com essas medidas alcançaremos resultados positivos como:

  • Melhor planejamento das atividades;
  • Maior motivação, envolvimento e motivação dos colaboradores;
  • Melhoria na organização interna;
  • Diminuição de conflitos;
  • Aumento do espírito de equipe;
  • Redução dos custos operacionais com menos erros falhas e desperdícios impactando assim na maior produtividade;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • A contínua sobrevivência do negócio.

Sempre haverá o desafio de manter a eficácia das alterações sem comprometer o lucro da empresa. Para isso, Iremos adotar algumas medidas como fazer pesquisas para encontrar uma forma de se diferenciar, reduzir custos e melhorar o serviço interno da empresa fazendo reuniões sempre que for preciso para a solução do problema a ser enfrentado, identificando as razões da perda, criar ações para combatê-las e por fim, fazer cotidianamente o levantamento de informações da parte externa da empresa, ou seja, o cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com