TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM    GESTÃO FINANCEIRA

POLO: TABOÃO DA SERRA

2ª SÉRIE

REGIANE GUIMARÃES CONRADO        RA 8510498245

RELATÓRIO PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA  EM  GESTÃO FINANCEIRA

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, PROCESSOS GERENCIAIS, DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO  E  RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTOR(A) A DISTÂNCIA: ELAINE OLIVEIRA FOSTER REIS

TABOÃO DA SERRA/SP

2016.2

LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISA DE CAMPO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo mostrar as implantações já existentes nas organizações e suas contribuições para o meio ambiente.  A caracterização do estudo deste trabalho foi uma pesquisa na forma de estudo exploratória, onde foi analisada uma empresa multinacional Dia Brasil Sociedade Ltda (Espanha) no setor de comércio de alimentos.  

A pesquisa visa analisar toda elaboração e desenvolvimento sustentável na organização.

A proposta deste trabalho foi feita através da seleção de indicadores de desempenho ambiental. Indicadores estes presentes na pesquisa, essenciais para identificação dos aspectos ambientais nas organizações.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Originária da Espanha a empresa Dia Brasil Sociedade Ltda foi criada em 1979 introduzindo o conceito de loja de desconto para o mercado de alimentos.

A razão pela escolha desta empresa para minha pesquisa foi por ela ser uma empresa que vem crescendo muito não só aqui no Brasil, mas em outros países.

Por se tratar de uma Sociedade Anônima onde o capital social não se encontra atribuído a um nome específico, mas que está dividido, em ações que podem ser transacionadas livremente, a empresa Dia Brasil conta com diversos acionistas, e é presidida por Ana Maria Llopis.

A empresa Dia Brasil é uma das líderes no ramo varejistas de alimentos. A rede tem uma extensa rede de lojas próprias e franquias, espalhadas em cinco países, Espanha, Portugal, Argentina, Brasil e China. E foi no ano de 2001 que veio para o Brasil a primeira loja da rede, que hoje conta com mais de 800 lojas espalhadas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia.

Os pilares da marca é a proximidade das lojas espalhadas em bairros onde facilita que o cliente tenha mais acesso ao mercado, sem precisar pegar ônibus, carro ou táxi. É a qualidade de seus produtos próprios (marca dia) e por último o preço baixo.

A missão que a empresa DIA trás é de oferecer a qualidade aos seus compradores a preços mais justos. Agindo de acordo com os princípios de eficiência, iniciativa, respeito, trabalho em equipe e foco no cliente.

  1. PRODUTO/SERVIÇO:

A rede DIA conta com um extenso portfólio de produtos de marca própria. Ela foi a primeira rede da cadeia de alimentos a lançar a marca de seus próprios produtos na Espanha e na Argentina.

O DIA trabalha com cerca de 4.687 fornecedores no mundo, e a inovação junto com a diversificação de produtos criou novas oportunidades de negócios para esses fornecedores.

O DIA seleciona seus fornecedores com base em critérios relacionados aos termos e condições de competências, qualidade do produto e compra. Os fornecedores passam por uma auditoria rigorosa, destinada a garantir a segurança alimentar em cada fábrica que serão feitos os produtos DIA. As auditorias que os fornecedores passam são realizadas utilizando padrões de qualidade e segurança alimentar.

A rede conta com 38 centros de distribuições espalhadas pelo um mundo. Com um sistema próprio de TI para a rede esses softwares permitem a customização rápida em resposta a mudanças nas demandas de mercado e de configuração para maximizar a relação custo – eficácia no modelo de compras.

Aqui no Brasil a rede Dia disponibiliza o Centro de Formação, onde os novos colaboradores passam por um treinamento para poder ingressar a empresa. E os colaboradores que já fazem parte da equipe também passam por constante  palestras, cursos de aperfeiçoamento e reciclagem.

  1. POLÍTICA AMBIENTAL:

A política ambiental empresarial da empresa tem os seguintes compromissos:

  • Gestão responsável – melhores práticas de governança corporativa e o estabelecimento de um quadro baseado na ética, transparência e gestão de risco eficiente;
  • Compromisso com as pessoas e grupos a quais trabalham. Geração de emprego, o desenvolvimento de franquias, acordos com fornecedores, a colaboração de programas sociais e ajuda humanitária e criação de valores para acionistas e para a sociedade;
  • Qualidade de preço – oferecer aos consumidores soluções para as necessidades alimentares e produtos de consumo com base em uma única empresa no mercado em termos de qualidade e preço;
  • Proteção ambiental – o DIA inova em seu trabalho diário para reduzir o consumo de energia, limitar o impacto ambiental de suas atividades de logística, gerenciar adequadamente suas emissões, consumo e desperdício.

O DIA trabalha duro para reduzir o impacto ambiental continuamente afinar todos os seus processos. Iniciativas para melhorar a sua gestão de logística, que se traduzem em economia significativa no consumo de combustível, redução de viagens de carretas, e o uso mais eficiente dos bens, etc.

Os pilares do compromisso do DIA são, o menor uso de energia, menor consumo de sacos plásticos, embalagens do produto inovador e minimização do impacto ambiental.

O DIA investiu mais de 10 milhões de euros na compra de 320.000 tubos de led para uso nas suas lojas da Espanha e Portugal. Este projeto irá reduzir as emissões de carbono do grupo de 20.800 toneladas e será estendido para a França e Brasil no futuro.

Nos últimos anos a rede trabalhou em uma série de iniciativas para diminuir suas emissões de carbono e desenvolveu uma ferramenta que permitiu calcular a pegada de carbono em suas instalações e atividades em todos os seus mercados geográficos e operações de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com