TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

POLO: BEZERRA DE MENEZES 23020

2ª SÉRIE

RELATÓRIO PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, PROCESSOS GERENCIAIS, DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTOR(A) A DISTÂNCIA: AMADO LEITE

FORTALEZA/CE

2016.2

LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISA DE CAMPO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho foi elaborado para dar ciência e trazer ao conhecimento os impactos causados pela exploração do turismo na Vila de Jericoacoara, localizada em Jijoca de Jericoacoara-CE, com o objetivo de criar um sistema de gestão ambiental, tornando possível a continuidade da atividade turística diminuindo consideravelmente as agressões ao meio ambiente.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Receptivo Local-CE. Empresa do seguimento de turismo voltada para a prestação de serviços de transporte de turistas interessados em conhecer os destinos e pontos turísticos nos arredores de Fortaleza-CE. A escolha do nome da empresa se deu por ser “Receptivo” o nome do serviço local prestado na área do turismo, que é prestado no destino, que consiste em apanhar o passageiro no desembarque e transporta-lo ao hotel e já apresentar todas as opções de passeios, roteiros e pontos de interesse. A empresa nasceu em 2004 a partir da identificação da necessidade de um serviço mais profissional na área, sobretudo no que diz respeito à Jericoacoara já que o proprietário, Sr. Mario Batista, se assustou com a desorganização e a falta de comprometimento e profissionalismo por parte de quem atuava nesse seguimento à época. Por ser turismólogo e profissional da área de turismo exportativo, notou que todo seu esmero e cuidado em bem vender o produto, estava ameaçado a se tornar uma experiência no mínimo traumatizante para seus passageiros devido à falta de profissionalismo já mencionada.

O proprietário tem o foco bem definido em atender o cliente da melhor forma possível e por isso, treina e direciona seus colaboradores nesse sentido.

  1. PRODUTO/SERVIÇO:

Transporte de turistas em veículos com tração nas quatro rodas e cabine fechada possibilitando a climatização em seu interior, proporcionando um maior conforto para os passageiros.

Prestação de serviços relacionados ao turismo como contratação de passeios opcionais, reservas de hospedagem e refeições, contando com equipamentos de localização e comunicação via satélite, veículos reservas e reboques para eventuais problemas mecânicos, pontos de apoios localizados em todo o percurso atendido.

Escritório fixo há mais de seis anos em Fortaleza-CE   com escritório de apoio localizado na Vila de Jericoacoara. A empresa mantém uma página na rede mundial de computadores por onde recebe a maioria das solicitações de prestação dos serviços oferecidos, mantendo também todos os canais atuais de contato como redes sociais e conta ainda com linhas de todas as operadoras de celular.

Recebido o contato do turista, lhe é apresentado as opções de atividades e roteiros para o perfeito aproveitamento do pouco tempo que geralmente os mesmos dispõe, já que são muitos os atrativos turísticos do lugar. Feita a escolha do roteiro, o serviço será executado desde o desembarque no aeroporto e acompanhado até o seu embarque de retorno.

Todos os funcionários são capacitados e participam periodicamente de cursos e palestras sobre as boas práticas no turismo aventura e ecológico.

Os veículos usados pela empresa, são adquiridos com a responsabilidade de serem os menos poluentes da categoria e são mantidos sempre limpos e com periódicas manutenções reduzindo ao menor nível possível de quebras e proporcionando maior segurança e conforto, além disso, todos os veículos são cadastrados na secretaria de turismo do estado.  

  1. POLÍTICA AMBIENTAL:

Todas as atividades turísticas de aventura causam algum tipo de impacto e modifica as características do local. A empresa visitada, leva muito a sério essa questão, pois tem consciência de que se o dano for muito grande, a atividade será interrompida e com isso virá o fechamento da mesma, portanto, todos as etapas de atuação da mesma, são executadas com foco em responsabilidade ambiental por parte de todos os funcionários. Na execução desse trabalho, houve relatos de histórias que muitos turistas voltaram para seus destinos com consciência ambiental após ver os guias e motoristas que lhe prestavam o serviço, portarem sempre um saco e recolherem todo os resíduos produzidos durante o trabalho e até mesmos os que lá estavam.

  1. VIABILIDADE DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

O trabalho de pesquisa sobre local em questão, demonstrou a necessidade da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, com certa urgência, pois, o número de visitantes está muito acima do limite da capacidade.

  • Como Jericoacoara se encontra numa região litorânea, seu lençol freático é mais próximo à superfície, o que causou contaminação da água, pois as fossas tiveram que aumentar a profundidade e a quantidade. Também observamos pontos em que a água do mar estava poluída devido a esgotos clandestinos jogados in natura no mar.

Deve-se criar e implantar o quanto antes uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) propiciando assim o saneamento básico.

  • O lixo se transformou em outro problema da Vila, já que o acesso a ela é difícil, a coleta só era realizada uma vez por semana, o que não dava conta da quantidade de lixo produzida durante a alta estação, problema que apesar de sanzonal, seus efeitos afetam a população local durante todos os períodos do ano.

A criação de estações para a triagem do lixo produzido, separando assim o lixo orgânico que poderá ser usado em áreas apropriadas dando a oportunidade de criar pontos de agricultura familiar, que poderão produzir horta que facilmente será certamente será consumida pelos restaurantes e pousadas locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com