TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIORE DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA (PROINTERIII)

Por:   •  14/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LUDYMILA MARINA DE ALMEIDA GONÇALVES – RA

2841232042

SÃO GONÇALO/ RJ

2016

PROJETO INTERDISCIPLINAR

APLICADO AO CURSO SUPERIORE DE TECNOLOGIA

EM LOGÍSTICA (PROINTERIII) 3° SEMESTRE

RELATÓRIO FINAL

Atividade Avaliativa: Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos superiores de tecnologia Prointer III, apresentado ao Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para avaliação das disciplinas de Gestão de Custos Logísticos, Gestão em marketing e Intermodais para obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa, sob a orientação da tutora Adriana Cordeiro (presencial) e Mary Santana (distância).

SÃO GONÇALO / RJ

2016

SUMÁRIO

1. Resumo............................................................................................................4

2. Introdução.......................................................................................................4

3. Ensaio acadêmico descritivo..........................................................................5

3.1. Logo da Empresa..........................................................................................5

3.2. Produto fabricado pela CCPL.......................................................................6

3.3.  Uma das fábricas da CCPL localizada em São Gonçalo/ RJ......................6

3.4. Situação da Empresa...................................................................................6

3.5. Área de Atuação...........................................................................................7

3.6.Transporte.....................................................................................................7

3.7. Marketing e divulgação................................................................................8

4. Considerações finais (conclusão)...................................................................9

5. Referências Bibliográficas.............................................................................10

1. RESUMO

A Cooperativa carioca nasceu em 1945 no Bairro de Benfica e se tornou uma das maiores cooperativas centrais de leite do país. A empresa, com sua marca CCPL, chegaram a processar por dia 2 milhões de litros de leite. Entre os anos 70 e 80 a marca era a mais vendida no mercado carioca, com cerca de 70% de participação em produtos lácteos. Com fábricas espalhadas em diversos municípios, a empresa recebia o leite captado em todo estado.

Na busca por maior qualidade na obtenção de produtos e serviços, o controle estatístico do processo (CEO) apresenta benefícios na sua utilização, possibilitando avaliação eficiente e monitoramento do processo.

A CCPL distribui produtos essenciais para o nosso dia a dia como o leite e seus derivados. Iremos abordar como a empresa vem crescendo e se adequando para uma melhor administração em seus meios modais, na divulgação de seus produtos e marcas, e na redução de custo. O objetivo é priorizar o atendimento ao mercado consumidor e para isto é essencial que haja um considerável investimento na área de marketing, trazendo novidades aos clientes, atingindo o mercado alvo e diminuindo custos.

2. INTRODUÇÂO

A qualidade dos produtos e serviços consumidos é um fator que caracteriza cada vez mais um fator competitivo no mercado, possibilitando que as organizações possuam vantagens em relação às outras. A garantia da qualidade tem sido buscada incessantemente pelas empresas que visam sua sustentação no mercado com diferenciais que possam conquistar os clientes.

A CCPL tem uma grande saída do seu leite e o iogurte da Itambé. Situada em São Gonçalo RJ ela vem se expandindo, abrangendo cada vez mais as regiões do estado do RJ, através de seus distribuidores, passando assim para seus comerciantes e varejistas até chegar ao consumidor final.

Há uma grande preocupação relativa ao custo-transporte de entregar o produto certo, no local certo ao menor custo até ao seu consumidor final, pois as condições e infraestrutura de nossas estradas são precárias.

Como apontado pelo representante Paulo Renato Marques. Os produtores, os fabricantes, os fornecedores de serviços os distribuidores ou representantes precisam conquistar, aumentar e no mínimo manter seus clientes. Outra questão que a CCPL está reformulando é a questão de divulgação. Os clientes finais nos dias de hoje compram marcas, sem mesmo haver necessidade em adquirir, a propaganda a divulgação da marca dos produtos é essencial para obter-se um melhor Retorno do capital. De acordo com PETER DRUKER, O Objetivo do marketing é tornar supérfluo o processo de venda. O objetivo de marketing é conhecer e atender o cliente tão bem que o produto seja adequado a ele e se venda por se venda por si só. Idealmente, o marketing deve resulta em um cliente disposto a comprar. Nesse caso, a única coisa necessária é tornar o produto disponível.

Por essa razão a CCPL está se adaptando e um de seus objetivos é melhorar sua distribuição de mercadorias, encontrar formas de melhor aproveitamento em suas rotas, contribuir com uma administração simplificada e organizada para a obtenção de êxito e redução em seus custos logísticos, em sua distribuição, obtendo assim sucesso na divulgação dos produtos e marca.

3. ENSAIO ACADÊMICO DESCRITIVO

O Brasil é conhecido por ser um dos maiores produtores (mundiais) de leite. Dentre as grandes empresas deste setor, podemos citar a Danone, Parmalat, Nestlé, Paulista, entre outras que são atualmente concorrentes da CCPL.

3.1 Logo da empresa

[pic 2]

3.2. Produto Fabricado pela CCPL

[pic 3]

3.3. Uma das fábricas da CCPL localizada em São Gonçalo/ RJ

[pic 4]

3.4. Situação da Empresa

Em meio à forte competição e às mudanças no perfil do mercado, a CCPL (Cooperativa Central dos Produtores de Leite) fechou as portas em 2002, comprometendo um grande número de pequenas cooperativas de produtores de leite que dependiam dela para vender a produção.

No dia 24 de março de 2006, aconteceu a reativação oficial da CCPL, que  gerou 3.500 empregos, somados os 400 diretos na fábrica, 600 em pequenas cooperativas e 2.500 no campo. Com isso a produção se iniciou produzindo 120 mil litros de leite por dia, depois 350 mil litros e hoje a produção chega a mais de 500 mil litros diários, sendo uma produção histórica da fábrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (99.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com