TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA - PROINTER III- RELATÓRIO PARCIAL

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO - OSASCO SP

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA - PROINTER III- RELATORIO PARCIAL

Tutora:

Osasco/SP

2017

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo, a implantação de um setor Recursos Humanos em uma empresa de distribuição de produtos farmacêuticos, demonstrando a importância a viabilidade e sua aplicabilidade.

Para tanto idealizou-se e realizou-se uma Pesquisa de Clima Organizacional para melhor compreender a situação interna da referida empresa, o que nos possibilitará levantamentos que norteara nossas atividades, lembrando que a implantação de um Departamento de Recursos Humanos é de suma importância para o crescimento de qualquer empresa. Pois o sucesso da empresa passa pela satisfação, desempenho e interesse de seus funcionários.

1- Necessidades para implantação da área de Recursos Humanos

Da empresa

A Assistenciale é uma empresa que atua no seguimento de vendas e manutenção de equipamentos hospitalares. Até pelo ramo em que atua, possui uma cultura de reconhecimento da importância da vida, do capital humano e sua parcela de contribuição no crescimento da uma empresa, havendo uma preocupação de ter sempre funcionários satisfeitos no ambiente de trabalho.

Com objetivo de crescer e se fixar no mercado de maneira sólida e com segurança, trabalha para que seus colaboradores e clientes tenham a visão de que se trata de uma empresa que pauta pela ética e transparência.

Um passo importante para isso, é a implantação do Departamento de Recursos Humanos, visto como essencial para o crescimento da empresa.

Pesquisa de Clima Organizacional

Para a implantação da área de Recursos Humanos é necessário ter conhecimento das necessidades existentes para que se possa com exatidão propor as medidas necessárias ao estimulo dos colaboradores ou correções de possíveis distorções verificadas. Para tal foi idealizado e aplicado uma Pesquisa de Clima Organizacional com cada um dos colaboradores, de forma a levantar as reais necessidades.

Uma Pesquisa de Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta de gestão estratégica, pois possibilita uma análise do ambiente interno da organização, identificando aspectos positivos e negativos que impactam o ambiente de trabalho.

O questionário utilizado para a pesquisa foi o seguinte:

De posse de todos os dados e devidamente tabulados, observou-se uma grande insatisfação em alguns seguimentos: com a perspectiva de crescimento futuro na empresa, a discrepância de privilégios de alguns colaboradores, salários defasados, falta de qualificação para determinadas funções e a ausência de uma política de premiação, recompensa, por metas atingidas. Não houve comentários relativos ao relacionamento com seus superiores.

2- Situações detectadas e propostas se solução.

Desenvolvimento de um manual de procedimentos “Regulamento Interno” onde conste as normas, as diretrizes da empresa, plano de carreira, benefícios, tornando mais transparente a relação e aumentando o grau de seus colaboradores.

Da estruturação do Departamento de Recrutamento e Seleção

O Departamento terá como objetivo diagnosticar e sugerir a contratação ou realocação dos melhores talentos para o exercício uma determinada função. Visando sua estruturação, realizar-se-á o levantamento do perfil profissional adequado aos cargos existentes na empresa, como experiência, qualificação técnica e as características pessoais, que devem ser compatíveis com a cultura da empresa, o que possibilitará a formação de uma equipe comprometida com os valores e objetivos da organização.

Os colaboradores serão entrevistados individualmente e a eles será aplicado um questionário de avaliação de desempenho, o que permitirá montar um banco de dados a ser utilizado pela organização, nelel deverá conter todas as informações básicas e relevantes para a organização, informações como nome, endereço, estado civil, idade, qualificações profissionais, grau de instrução e características pessoais.

Quando do recrutamento será feito uma análise curricular dos candidatos, e ainda dentro do processo seletivo serão submetidos a uma entrevista com o gerente do setor solicitante, que averiguará o conhecimento técnico, habilidade e atitude do candidato a vaga.

O banco de dados também contemplará os candidatos que não foram selecionados para a vaga, mais que tenham qualificações para um futuro aproveitamento. Aos candidatos aprovados no processo de seleção será solicitado a documentação para contratação, sendo exame médico admissional, carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, PIS, título de eleitor, comprovante de residência, comprovante de escolaridade exigida para o cargo, registro profissional quando exigido e para os homens a carteira de reservista.

Do plano de cargos e salários

O Plano de cargos e salários são normas que regem a gestão de pessoas de uma organização, de modo a posicionar cada profissional dentro do quadro de funcionários. Seu objetivo é proporcionar ao colaborador seu desenvolvimento profissional e pessoal dentro da empresa e na sociedade.

Nossa proposta é realizar a estruturação do Plano de Cargos e Salários deixando claro a política do plano de carreira, com a descrição do perfil dos cargos suas funções e determinando o perfil profissional, qualificações e competências necessárias para sua ocupação.

Para isso, foi feita a estrutura organizacional da empresa.

Para o preenchimento de cada cargo ou função, deverão ser observados os pré-requisitos determinados no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com