TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  6/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE RECURSOS HUMANOS

Aline Luiza Pavani Machado

RA: 1415141

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

EMPRESA PIZZARIA FACE PIZZA

SÃO PAULO - SP

2017

UNIP

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - 2017

Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Recursos humanos, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar – 2017.

SÃO PAULO – SP

2017

RESUMO

O trabalho aborda vários cenários de uma empresa, desde sua idealização, onde o Sr. George toma a iniciativa de abrir seu próprio negócio, motivado por quem frequentava sua casa e elogiavam suas pizzas, abre então a pizzaria Face Pizza.

 Mostra as dificuldades encontradas em cada cenário, e como o proprietário se comportou em cada situação, criando soluções para se manter competitivo, sem abrir mão da qualidade, afinal essa foi a motivação para o negócio.

O Sr. George encontrou facilidade no inicio, sem concorrência e com ótima qualidade ficou acomodado, até que a concorrência chegou e o obrigou a planejar melhor seu negócio, racionalizou seus custos de produção, aumentou sua variedade, introduziu novas formas de atendimento, baixo preço de venda, comprou novos equipamentos, investiu no local. Assim seus clientes aumentavam a cada semana, pois consideravam o custo/benefício da Face Pizza satisfatória.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1.        Primeiro cenário        5

2.2.        Segundo cenário        5

2.3.        Terceiro cenário        6

2.4.        Quarto cenário        7

3.        ANÁLISE DE SWOT        .8

4.        CONCLUSÃO        .9


  1. INTRODUÇÃO

        Este projeto é o resultado da pesquisa realizada em grupo referente a cada cenário proposto para o desenvolvimento do que estamos estudando no curso de Administração.

        Atualmente as empresas procuram estar sempre em um processo de mudanças para atingir um melhor desempenho no mercado de trabalho, conforme a concorrência do dia a dia e com os clientes que são cada vez mais exigentes. Assim a competitividade tem sido um fator primordial para uma excelente organização no processo de satisfação dos clientes.

        Com as análises de cada cenário feito, poderemos demonstrar a importância do ambiente competitivo em uma empresa.

  1. DESENVOLVIMENTO

A seguir vamos descrever a análise feita dos quatro cenários da Face Pizza, as dificuldades e soluções encontradas pelo seu proprietário.

  1. Primeiro cenário

Neste primeiro cenário, percebe-se que as pizzas produzidas por Sr. George, eram sempre bem elogiadas por todos que iam até sua empresa, até mesmo pelos seus vizinhos, por conta de sua qualidade, que foi adquirida com as experiências de sua "mama".

Vender as pizzas com a mesma qualidade daquelas produzidas na casa de Sr. George, que como já dito antes, adquiridas com a experiência de sua mãe, era o principal atrativo da empresa.

A maneira como o Sr. George aprendeu a fabricar suas pizzas, de forma caseira, era a grande vantagem competitiva, principalmente porque até então, não havia nenhuma outra pizzaria no bairro para gerar concorrência.

O grande fator decisivo na hora da compra era qualidade da pizza, pois seu sabor era o diferencial, e assim consequentemente, era considerada a única e melhor pizzaria da região.

  1. Segundo cenário

Neste segundo cenário podemos notar que para os clientes, a Face Pizza era até então uma pizzaria de muita boa qualidade e sucesso. Mas a partir do momento em que surgiram outras duas novas pizzarias na região, a clientela começou a cair e a dar mais atenção às outras duas novidades.

Um dos atrativos da pizzaria de Sr. George ainda era a qualidade de suas pizzas caseiras, mas com a chegada das outras pizzarias, tentou fazer com que a diminuição do preço de R$ 20 para R$ 18 fosse o atrativo principal para chamar sua clientela novamente.

Sr. George até então não estava obtendo nenhuma vantagem competitiva com a abertura dessas outras duas pizzarias. Pois apesar de suas pizzas serem muito boas, os outros estabelecimentos ofereciam pizzas de qualidade e com o cardápio mais amplo e o preço inferior as da Face Pizza.

Podemos então notar que o fator decisivo na hora da compra dos clientes, está sendo a variedade de outros sabores e valor mais acessível para todos nas outras pizzarias. Já que George estava com o seu cardápio com menos sabores e o preço superior de suas concorrentes.

  1. Terceiro cenário

No terceiro cenário notamos que após avaliar sua empresa, o Sr. George tomou a decisão de não abrir mão da qualidade de suas pizzas, pois esse era o diferencial de seu negócio, então racionalizou seu custo interno, aumentou a variedade, criou alternativas na produção sem perder a qualidade, investiu em treinamentos, diminuiu os desperdícios, com todas essas medidas conseguiu também diminuir seu preço de venda. Além disso, introduziu o atendimento telefônico e delivery.

Agora além da qualidade, a empresa passou a oferecer menor preço, maior variedade e entrega rápida, significando assim um grande diferencial para seus clientes, que além das melhorias continuavam tendo a mesma qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (203.6 Kb)   docx (86.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com