TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE EMPRESARIAL

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

Polo: SÃO PAULO/SP – TATUAPE – UNICID
Aluno(a): Gláucia Maria de Lima
RA / RGM: 16700643




PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE EMPRESARIAL
EMPRESA AMBEV



Natureza e Ramo de Atuação:

A Natureza da Empresa Ambev, é a produção e comercialização de bebidas, podendo ter conteúdo alcoólico ou não, tendo como foco principal as Cervejas, sendo destaque a nível nacional com suas marcas: Antarctica, Skol, Brahma entre outras.
A Ambev atua em sete ramos distintos, sendo eles mercado de águas engarrafadas, mercado de cervejas, mercados de refrigerantes, mercado de chás, mercado de malte, mercado de isotônicos, e mercado de sucos.



Principais fornecedores, principais insumos, matérias primas e serviços fornecidos.

Fornecedores
: A AmBev atua em parceria com fornecedores nacionais e internacionais, além de fábricas verticalizadas para o fornecimento de malte, concentrado, rolhas, garrafas de vidro e rótulos para a operação no Brasil.
Porém cabe ressaltar que a empresa, não é dependente de qualquer fornecedor.  Para a mesma, uma parcela significativa de suas matérias-primas e a perda de qualquer fornecedor ou grupo limitado de fornecedores não teria um efeito adverso material em suas fontes de suprimento. Nos últimos cinco anos, a AmBev não experimentou qualquer dificuldade material na obtenção de suprimentos adequados de matérias-primas a preços satisfatórios.


Insumos: Segue abaixo os principais materiais utilizados pela empresa em suas produções
* Produção de cerveja: mate, cevada, lúpulo, adjuntos e água.
* Produção de refrigerantes: concentrado (incluindo o extrato de guaraná), açúcar, adoçante, água e gás carbônico.
* Embalagem: garrafas de vidro e PET, latas de aço e alumínio,filme plástico (para encolher e esticar), papel, etiquetas, tampas plásticas, metal e caixa-cartão.



Serviços oferecidos: Programas de estágio e trainees, desenvolvimento de profissionais, programas de excelência, programas sócio ambientais entre outros.














Práticas do Conselho de Administração Ambev:


- Produtividade
A produtividade da empresa Ambev,  é calculada dividindo-se o volume total de cerveja e refrigerantes vendidos pelo número de empregados envolvidos no processo de produção para o final de cada período.

- Treinamento

Em 1998, a Brahma criou a “Universidade Brahma” (agora “Universidade AmBev”) para treinar e melhorar o desempenho de seus  empregados. Em 2000 a empresa proveu treinamento interno para mais de 13.000 empregados e seus distribuidores. No âmbito gerencial, os diretores e gerentes seniores, participam de vários programas de treinamento técnico e em negócios em universidades Americanas e Européias de ponta. São fornecidos em suas principais unidades, cursos técnicos em natureza, para o  pessoal de supervisão e de operação. A AmBev acredita que seu pessoal está bem treinado e se encontra atualizado em relação ao desenvolvimento técnico e gerencial.

- Empregados
No inicio dos anos 2.000, o Grupo Ambev,  tinham aproximadamente 18.172 empregados, aproximadamente 63,2% dos quais na produção, 33,0% em vendas e distribuição e 3,8% na administração. O número de temporários contratados pela AmBev é tipicamente menos de 1% da força total de trabalho.




- Benefícios de Saúde e Trabalhistas
 
Além do salário, os empregados da AmBev recebem benefícios adicionais. Alguns desses são obrigatórios pela legislação brasileira, alguns são fornecidos em conseqüência de acordos coletivos, e outros dados voluntariamente pela AmBev. O pacote de benefícios dos empregados da AmBev consistem entre assistência medica, dental, educacional e social a funcionários ativos e aposentados pela empresa. A AmBev pode voluntariamente contribuir com até 10% de seu lucro líquido consolidado, de acordo com Legislação Societária e seus estatutos, para apoiar a Fundação Zerrenner.
Como parte da fusão da Fundação Assistencial Brahma e da Fundação Zerrenner, a AmBev é obrigada a contribuir com 8% do pagamento bruto de cada funcionário a uma conta mantida no nome do funcionário no fundo de governo para indenizar demissionários (FGTS). Pela legislação brasileira, a AmBev é também obrigada a pagar benefícios terminais para empregados demitidos sem justa causa de 40% sobre as contribuições acumuladas feitas durante o período de serviço do empregado pela Ambev ao FGTS.


- Comitê Fiscal 
A AmBev tem um comitê fiscal não permanente (Conselho Fiscal) que revê as demonstrações internas financeiras, confronta com tópicos contábeis e financeiros independentes da empresa e recomenda a seleção de auditores independentes para a AmBev e suas controladas.






- Relações Industriais
Aproximadamente 5% dos empregados de produção da AmBev são representados por sindicatos. O número de empregados administrativos e de distribuição representados por sindicatos não é significante.
Negociações salariais são conduzidas anualmente entre os sindicatos dos trabalhadores e a empresa. Acordos de negociações coletivas cobrindo trabalhadores sindicalizados e não sindicalizados de produção são negociados separadamente por unidade. O acordo coletivo de negociações tem validade de um ano, e a empresa planeja entrar em novos acordos de negociações coletivas antes ou na data que o acordo existente expire.
A AmBev crê que suas relações com seus empregados sejam satisfatórias, e não tem havido greves ou disputas trabalhistas significantes nos últimos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (949.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com