PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE EMPRESARIAL
Por: lm.g • 5/5/2018 • Trabalho acadêmico • 772 Palavras (4 Páginas) • 563 Visualizações
Polo: SÃO PAULO/SP – TATUAPE – UNICID
Aluno(a): Gláucia Maria de Lima
RA / RGM: 16700643
PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE EMPRESARIAL
EMPRESA AMBEV
Natureza e Ramo de Atuação:
A Natureza da Empresa Ambev, é a produção e comercialização de bebidas, podendo ter conteúdo alcoólico ou não, tendo como foco principal as Cervejas, sendo destaque a nível nacional com suas marcas: Antarctica, Skol, Brahma entre outras.
 A Ambev atua em sete ramos distintos, sendo eles mercado de águas engarrafadas, mercado de cervejas, mercados de refrigerantes, mercado de chás, mercado de malte, mercado de isotônicos, e mercado de sucos.
Principais fornecedores, principais insumos, matérias primas e serviços fornecidos.
Fornecedores: A AmBev atua em parceria com fornecedores nacionais e internacionais, além de fábricas verticalizadas para o fornecimento de malte, concentrado, rolhas, garrafas de vidro e rótulos para a operação no Brasil.
Porém cabe ressaltar que a empresa, não é dependente de qualquer fornecedor.  Para a mesma, uma parcela significativa de suas matérias-primas e a perda de qualquer fornecedor ou grupo limitado de fornecedores não teria um efeito adverso material em suas fontes de suprimento. Nos últimos cinco anos, a AmBev não experimentou qualquer dificuldade material na obtenção de suprimentos adequados de matérias-primas a preços satisfatórios.
Insumos: Segue abaixo os principais materiais utilizados pela empresa em suas produções 
* Produção de cerveja: mate, cevada, lúpulo, adjuntos e água. 
* Produção de refrigerantes: concentrado (incluindo o extrato de guaraná), açúcar, adoçante, água e gás carbônico. 
* Embalagem: garrafas de vidro e PET, latas de aço e alumínio,filme plástico (para encolher e esticar), papel, etiquetas, tampas plásticas, metal e caixa-cartão.
Serviços oferecidos: Programas de estágio e trainees, desenvolvimento de profissionais, programas de excelência, programas sócio ambientais entre outros.
Práticas do Conselho de Administração Ambev:
- Produtividade 
A produtividade da empresa Ambev,  é calculada dividindo-se o volume total de cerveja e refrigerantes vendidos pelo número de empregados envolvidos no processo de produção para o final de cada período.
- Treinamento
 Em 1998, a Brahma criou a “Universidade Brahma” (agora “Universidade AmBev”) para treinar e melhorar o desempenho de seus  empregados. Em 2000 a empresa proveu treinamento interno para mais de 13.000 empregados e seus distribuidores. No âmbito gerencial, os diretores e gerentes seniores, participam de vários programas de treinamento técnico e em negócios em universidades Americanas e Européias de ponta. São fornecidos em suas principais unidades, cursos técnicos em natureza, para o  pessoal de supervisão e de operação. A AmBev acredita que seu pessoal está bem treinado e se encontra atualizado em relação ao desenvolvimento técnico e gerencial.
- Empregados
No inicio dos anos 2.000, o Grupo Ambev,  tinham aproximadamente 18.172 empregados, aproximadamente 63,2% dos quais na produção, 33,0% em vendas e distribuição e 3,8% na administração. O número de temporários contratados pela AmBev é tipicamente menos de 1% da força total de trabalho.
- Benefícios de Saúde e Trabalhistas 
Além do salário, os empregados da AmBev recebem benefícios adicionais. Alguns desses são obrigatórios pela legislação brasileira, alguns são fornecidos em conseqüência de acordos coletivos, e outros dados voluntariamente pela AmBev. O pacote de benefícios dos empregados da AmBev consistem entre assistência medica, dental, educacional e social a funcionários ativos e aposentados pela empresa. A AmBev pode voluntariamente contribuir com até 10% de seu lucro líquido consolidado, de acordo com Legislação Societária e seus estatutos, para apoiar a Fundação Zerrenner. 
Como parte da fusão da Fundação Assistencial Brahma e da Fundação Zerrenner, a AmBev é obrigada a contribuir com 8% do pagamento bruto de cada funcionário a uma conta mantida no nome do funcionário no fundo de governo para indenizar demissionários (FGTS). Pela legislação brasileira, a AmBev é também obrigada a pagar benefícios terminais para empregados demitidos sem justa causa de 40% sobre as contribuições acumuladas feitas durante o período de serviço do empregado pela Ambev ao FGTS.
- Comitê Fiscal 
A AmBev tem um comitê fiscal não permanente (Conselho Fiscal) que revê as demonstrações internas financeiras, confronta com tópicos contábeis e financeiros independentes da empresa e recomenda a seleção de auditores independentes para a AmBev e suas controladas. 
- Relações Industriais
 Aproximadamente 5% dos empregados de produção da AmBev são representados por sindicatos. O número de empregados administrativos e de distribuição representados por sindicatos não é significante. 
Negociações salariais são conduzidas anualmente entre os sindicatos dos trabalhadores e a empresa. Acordos de negociações coletivas cobrindo trabalhadores sindicalizados e não sindicalizados de produção são negociados separadamente por unidade. O acordo coletivo de negociações tem validade de um ano, e a empresa planeja entrar em novos acordos de negociações coletivas antes ou na data que o acordo existente expire. 
A AmBev crê que suas relações com seus empregados sejam satisfatórias, e não tem havido greves ou disputas trabalhistas significantes nos últimos anos.
...