TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

Por:   •  13/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.567 Palavras (15 Páginas)  •  2.401 Visualizações

Página 1 de 15

 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

Françoise Leal da Hora RGM 24884898

Lucas Bittencourt Lazzarine RGM 23487968

Melyssa Bueno de Morais RGM 23450592

Tatiana Souza de Oliveira Campos RGM 3840260

Taynara Dias Silva Arantes RGM 24432296

Theylison Fernando Pinheiro Feitosa RGM 25406434

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

SÃO PAULO - SP

2021


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

Françoise Leal da Hora RGM 24884898

Lucas Bittencourt Lazzarine RGM 23487968

Melyssa Bueno de Morais RGM 23450592

Tatiana Souza de Oliveira Campos RGM 3840260

Taynara Dias Silva Arantes RGM 24432296

Theylison Fernando Pinheiro Feitosa RGM 25406434

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar - Ambiente Empresarial - 2021, sob a orientação dos Professores Tutores: Márcio Francisco e Gabrielle Carvalho.

SÃO PAULO - SP

2021


RESUMO

O trabalho a seguir trata da felicidade e o quanto ela é importante na vida das pessoas. Ela pode ser medida em diferentes áreas, como profissional, afetiva e financeira da pessoa está no momento. Há um índice conhecido como FIB, Felicidade interna bruta, que associa o nível de felicidade de uma população com o seu PIB. Esse índice tem ajudado a perceber que há muitos fatores que ajudam uma pessoa a se sentir feliz no trabalho e não somente um bom salário.  Após a leitura do material disponibilizado, e utilizando de uma pesquisa bibliografica e quantitativa, cada integrante do grupo preencheu sua planilha, gerando seu índice de felicidade e mostrar em qual área não estamos completamente realizados e o que podemos melhorar. Cada integrante pensou em 5 palavras que são sinônimo de felicidade, para obter uma nuvem de palavras, no qual as mais faladas têm mais destaque.

Palavras-chave: Felicidade. Felicidade no mercado de trabalho. FIB

 


SUMÁRIO

1

 INTRODUÇÃO        5

2 FELICIDADE                                                                                                                   6

3 FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO        7

4 FIB INDIVIDUAL        9

5 NUVEM DE PALAVRAS                                                                                         21

6 CONCLUSÃO                                                                                                          24

   REFERÊNCIAS        25

1 INTRODUÇÃO

A humanidade em toda sua história almeja a felicidade, sendo movida pela vontade se satisfazer, e isso se aplica em qualquer âmbito da vida, principalmente no desejo em alcançar a felicidade no trabalho, afinal, passa-se a maior parte do dia investindo suas energias e tempo nesse meio. 

“Assim, se para a sobrevivência dos seres humanos o trabalho deve, em princípio, satisfazer as necessidades básicas, na perspectiva psicológica é uma categoria central no desenvolvimento do autoconceito e da autoestima.” (ZANELLI; SILVA; SOARES, 2010 apud FARSEN, 2018, p. 31).[1]

 Com o intuito de construir uma qualidade de vida para os colaboradores, os administradores tiveram que se reinventar para otimizar seus serviços. Em ênfase os fatores intangíveis estão sendo cada vez mais colocados em pauta. A felicidade no mercado de trabalho e seus benefícios é uma questão que, mesmo antes da pandemia provocada pelo Covid-19, já era levada em consideração, mas devido ao quadro mundial os administradores tiveram que se adaptar à nova realidade e os desafios que isso implica.  

A premissa de que a felicidade pessoal pode ser alcançada por meio do trabalho estimula os gestores de pessoas e os estudiosos do comportamento organizacional a identificarem estratégias eficazes na promoção do bem-estar no ambiente laboral. (PASCHOAL; TORRES; PORTO, 2010, p. 1056). 

Diante desse fato, a felicidade é um dos propulsores para que qualquer empresa obtenha sucesso, pois, colaboradores felizes geram melhores resultados. Logo que a importância da felicidade tenha sido compreendida no mercado de trabalho, determinar como alcançá-la é uma tarefa árdua para qualquer administrador. 

Ao considerar essa importância, o administrador pode enfrentar diversas barreiras para que tais resultados sejam alcançados. Tratando-se de felicidade, para cada colaborador pode significar algo diferente, então para chegar ao conceito de felicidade dentro da empresa, é preciso identificar e mapear o que é felicidade para cada colaborador e seu perfil profissional. 

“Dessa forma, compreende-se que ao se investir na valorização das pessoas e nos seus propósitos, a tendência é que as organizações se tornem mais rentáveis por meio de resultados positivos.” (FERNANDES, 2015 apud FARSEN, 2018, p. 35).*

Com isso o administrador precisará definir qual o seu papel no mercado de trabalho para dar um novo significado e rumo aos colaboradores, identificando as soluções para resolver a falta de felicidade de forma cíclica. 

A partir das informações relatadas, o presente estudo tem como objetivo relatar e compreender o que é a felicidade em suas mais variadas formas e qual seria a forma de alcançá-la, utilizando uma pesquisa bibliográfica e quantitativa com os integrantes do grupo para analisar quais são as formas que idealizam a felicidade. E com este trabalho será utilizado para auxiliar na compreensão do fator felicidade a FIB (Felicidade Interna Bruta) e a nuvem de palavras. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (926.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com