TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

Por:   •  14/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

DENISE ASSUNÇÃO CALISTO DA SILVA – RGM 28912462

DEBORA LARES DOS SANTOS RGM 26369672

GERALDO JUNIOR CARDOSO RGM 26553082

VICTOR HENRIQUE DA SILVA PACHECO RGM 27494551

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE EMPRESARIAL

TEMA: FELICIDADE

SALVADOR -BA

2022

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

DENISE ASSUNÇÃO CALISTO DA SILVA – RGM 28912462

DEBORA LARES DOS SANTOS RGM 26369672

GERALDO JUNIOR CARDOSO RGM 26553082

VICTOR HENRIQUE DA SILVA PACHECO RGM 27494551

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE EMPRESARIAL

TEMA: FELICIDADE

Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar - ambiente empresarial - 2022, sob a orientação do Tutor Marcio Francisco.

SALVADOR -BA

2022

RESUMO

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo descrever a importância da felicidade e o benefício para o ser humano. A felicidade ainda se encontra como tema discutido até hoje, como definir o que é felicidade, como encontrá-la, ou o que é necessário para se sentir feliz? Muitos filósofos tentam chegar a definição da felicidade. Esse trabalho não tem como objetivo definir, mas demonstrar a importância da felicidade como regulador do clima organizacional e como a sua ausência pode contribuir para o baixo rendimento de um profissional interferindo diretamente na sua produtividade.

Palavras-chave: Felicidade. Produtividade. Organização.

 

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        FELICIDADE        .6

2.1.        FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO        .7

3.        FIB INDIVIDUAL        .8

4.        CONCLUSÃO        .13

5.        REFERÊNCIAS        .14

1. INTRODUÇÃO

      A felicidade sempre foi um dos temas mais discutidos desde a existência da humanidade até hoje. Muitos filósofos, psicólogos e religiosos tentam encontrar a definição para a palavra “felicidade”, porém subentende-se que não pode ser definido, pois é um conjunto de fatores que contribuem para sensações prazerosas, ao qual pode ser um estado de plenitude, bem-estar e paz interior. O filósofo grego  Epicuro menciona: “A melhor maneira de alcançar a felicidade é através da satisfação dos desejos de uma forma equilibrada, que não perturbe a tranquilidade do indivíduo.” e já o filósofo Tomas de Aquino descreve a felicidade como:  “  A visão beatífica, a visão da essência de Deus.”.

     É possível analisar que cada ser humano busca definir fatores que contribuem para o alcance da felicidade. Na idade média as pessoas entendiam-se que o alcance da felicidade acontece quando se obtém riqueza e terras, já para outros a felicidade estar ligada a saúde e para os religiosos está ligado a Deus. O conceito felicidade se tornou um tema tão abordado que através dos estudos foi desenvolvido que o bem-estar está baseado em 5 pilares: Emoções positivas, engajamento, relações positivas, significado e realizações. O tema evoluiu de tal maneira que foi criado um dia internacional para a felicidade o “International Day of Happiness”, que é no dia 20 de março, e foi criado pela ONU no ano de 2012 e tem como objetivo fortalecer os laços de harmonia, evitando-se conflitos e guerras ao qual coloquem em risco o bem-estar e a paz social. A decisão de se criar no calendário uma data dedicada a felicidade surgiu após uma reunião das Nações Unidas, ao qual após aprovação de 193 países foi-se criado um dia para se comemorar a felicidade.

     O nível de felicidade ou bem-estar pode ser um termômetro para se entender ou se medir o clima organizacional dentro de uma empresa, pois a partir do momento que o funcionário se encontra feliz a qualidade do serviço e disposição podem ser observadas e é por isso que esse tema também se tornou importante para as empresas, pois tem relação direta com o nível de engajamento. Observado pelo especialista do setor de recursos humanos de uma empresa, pois ajuda no processo de identificação se os colaboradores estão de acordo com os valores da empresa e se defendem a causa.

2. FELICIDADE         

A música "Para ser feliz" do cantor Daniel, questiona o que o ser humano precisa para alcançar a felicidade. Diante da conclusão desta canção, é válido ressaltar o sinônimo de ser feliz na atualidade.

       Antes de mais nada, é importante salientar o quanto as pessoas têm colocado sua satisfação em bens materiais ou pessoas; como comprar um carro, o celular do ano ou até mesmo ter um relacionamento bem resolvido. No entanto, essa dependência material, tem feito as pessoas entrarem em uma busca intensa de coisas para suprir sua felicidade, e se esquecem de aproveitar os bons momentos.

      Nesse viés, é imperioso deixar evidente que a felicidade não está só em bens ou pessoas, mas sim em momentos do cotidiano. Como encontrar os amigos no trabalho, passar o dia com a família, assistir um filme ou até mesmo comer algo gostoso.

     Como já dizia Aristóteles "A felicidade não se encontra nos bens exteriores", ela vem de dentro. Portanto, ser feliz pode ser entendido como uma decisão, é bastar-se a si próprio e apreciar os pequenos detalhes, ser livre para expressar emoções. Essa é a arte da vida, colecionar momentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (339.8 Kb)   docx (273.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com