TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

Por:   •  15/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.427 Palavras (22 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 22

ALESSANDRA SILVA RODRIGUES - RGM: 24742546

CAMILA BORGES DO NASCIMENTO

DENISE RIBEIRO DE SALES MAIA – RGM

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

SÃO PAULO - SP 2021

ALESSANDRA SILVA RODRIGUES - RGM: 24742546 EDUARDO RIBEIRO DA SILVA - RGM: 22887601 FRANCIANE APARECIDA DE SOUZA - RGM: 23853361 GEOVANIA MERCÊS PIRES LIMA - RGM: 24013331 LUCIANE ZANATTA ADAMSKI - RGM: 25029908 MARCEL CANSSI ABRAMOWICZ - RGM: 24417858 SUZANA SANTOS DA SILVA - RGM: 24876500

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar - Ambiente Empresarial - 2021, sob a orientação do Professor Tutor Márcio Francisco e Gabrielle Carvalho.

SÃO PAULO 2021

O projeto tem por objetivo tratar da felicidade no ambiente de trabalho bem como demonstrar os muitos benefícios que pode gerar principalmente no aspecto motivacional, resultando em melhores resultados para as organizações. Pessoas que trabalham com o que gostam, se dedicam mais e as metas são atingidas com maior facilidade. Destacando ainda os benefícios promovidos pelo estado de felicidade no que se refere à saúde envolvendo tanto o aspecto mental, como o aspecto físico. A felicidade não é só responsável pela qualidade de vida dos profissionais, as empresas também ganham quando seus funcionários estão satisfeitos e produzem mais. Partindo da base que a satisfação e o bem-estar são essenciais para o sucesso de uma organização surgiu o conceito de medição da Felicidade Interna Bruta, um instrumento para definir medidas públicas e administrativas para melhorar o sentimento de satisfação e felicidade dos indivíduos em questão. Para o estudo apresentado à seguir foi realizada pesquisa de artigos e considerações de profissionais que tratam do tema na internet, bem como a análise das FIBs de todos os integrantes do grupo.

Palavras-chaves: Felicidade no trabalho, satisfação profissional, benefícios da felicidade.

1. INTRODUÇÃO 6

2. FELICIDADE 7

1. FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO 9

3. FIB - FELICIDADE INTERNA BRUTA 11

1. NUVEM DE PALAVRAS 26

CONCLUSÃO 28

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 29

1. INTRODUÇÃO

Mediante o exposto, felicidade no trabalho é algo fundamental para nossa jornada. Entendendo-se que no momento atual de pandemia, de preocupações e incertezas, quanto mais leve levarmos a vida profissional, melhor vai ser para nossa saúde mental, e consequentemente para as pessoas em nossa volta.

Na contemporaneidade, ser bem-sucedido passou a ser mais importante do que ser feliz no âmbito profissional. As pessoas focam no triunfo e esquecem de cuidar do corpo e da mente, assim causando um desgaste emocional e alto cobranças desnecessárias.

O papel do administrador não está só na parte organizacional e de planejamento, mas principalmente na gestão de pessoas. A felicidade em conjunto com o trabalho em equipe, proporciona melhores resultados para a instituição, e um ambiente favorável para crescimento coletivo e individual dos membros da mesma.

2. FELICIDADE

De acordo com o dicionário Houaiss podemos definir felicidade como sendo “qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar”, a curta e objetiva definição trazida pelo célebre dicionário esconde a miríade de estudos e reflexões filosóficas que este simples vocábulo carrega consigo. É inegável que ciência da psicologia humana, assim como grande parte das demais ciências, evoluiu exponencialmente nas últimas décadas, e, com esta escalada científica, vieram respostas, as quais transcendem o campo meramente científico ou acadêmica e promovem grandes mudanças na nossa sociedade.

É incontroverso que a busca pela felicidade, ou, em outros termos, bem-estar, é altamente subjetiva, isso é, depende de diversos fatores de ordem estritamente pessoal. Como mostra uma pesquisa realizada em 2016 pela CVA Solutions, “Felicidade está associada a uma série de fatores, como o estabelecimento de objetivos de vida (assim como atingi-los), praticar atividades físicas, ser altruísta, ter atitudes mentais positivas, como aprender a perdoar o próximo e ser otimista, por exemplo; assim como ter uma religião”. Muito embora a trajetória para se atingir o estado de bem-estar social possa variar entre os indivíduos, os benefícios ao alcançar êxito nesta busca permanente, a qual, podemos dizer, é intrínseca à natureza humana, estarão sempre presentes.

Um dos mais notórios benefícios promovidos pelo estado de felicidade diz respeito à saúde. Destaco, por oportuno, que não refiro-me a “saúde mental” e sim ao conceito de saúde em sentido amplo, envolvendo tanto o aspecto mental, como o aspecto físico. Estudos já identificaram correlação entre felicidade e longevidade, como pode ser observado, por exemplo, no artigo Happy People Live Longer: Subjective Well-Being Contributes to Health and Longevity, publicado pelos Drs. Ed Diener e Micaela Y. Chan, foi demonstrado que as freiras mais felizes viveram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com