TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO SUZANO S.A.

Por:   •  18/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.850 Palavras (24 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO ADMINISTRACAO DE EMPRESAS

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO

SUZANO S.A.

BRASIL

2021

ESTUDO DE CASO – SUZANO S.A.

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico, na Universidade Cruzeiro do Sul.

Tutor: Eduardo Freitas.

BRASIL

2021


RESUMO

O projeto tem objetivo de analisar a eficiência e eficácia da área ambiental da empresa Suzano S.A. utilizando-se da metodologia de análise de estudo de caso, pesquisa bibliográfica e análise documental. O estudo do caso da empresa Suzano ressalta o baixo custo do mesmo em relação aos concorrentes, porém ainda alto em comparação ao mercado. Destacando soluções para uma redução de custos a longo prazo.

Palavras-chave: Suzano, Papel e Celulose, eucalipto, logística, tecnologia, sustentável


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        A EMPRESA        6

2.1.        DETALHAMENTO DA EMPRESA – DADOS OFICIAIS        6

2.2.        HISTÓRICO        7

2.3.        MISSÃO, VISÃO E VALORES        9

3.        OPERAÇÕES LOGÍSTICAS        10

4.        COMPRAS        13

5.1 RECEBIMENTO        15

5.2 PICKING:        17

5.3 EXPEDIÇÃO        18

6.        TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO        20

7.        ANÁLISE SWOT        21

8.        CONCLUSÃO        23

9.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        24

  1. INTRODUÇÃO

Suzano S.A., conhecida por Suzano Papel e Celulose, é uma empresa de capital aberto conhecida por ser a primeira no mundo a produzir celulose e papéis com 100% de fibra de eucalipto em escala industrial, possui matriz em Salvador e diversas filiais pelo mundo. Contando com um grande quadro de funcionários. Uma empresa referência em sustentabilidade e preocupada em utilizar produtos de origem renovável.

Esse estudo de caso, nosso grupo de estudo apresenta a resposta da pergunta como funcionam os processos logísticos dentro de uma empresa de grande porte, como a Suzano SA?

É objetivo desse trabalho mostrar e avaliar os processos logísticos tais como compras, gestão de estoques, transporte e distribuição. Buscar conhecer os processos que a empresa – Suzano SA - utiliza diariamente para continuar em constante crescimento e mostrar a importância de saber utilizar a logística a favor da empresa.


  1. A EMPRESA

A Suzano S.A., é uma empresa de capital aberto que tem como propósito “renovar a vida a partir da árvore”. Provendo soluções na área de papel e celulose a partir de uma floresta de plantação de eucaliptos. Suzano S.A. representa a junção da empesa Suzano Papel e Celulose e Fibria, tornando-se assim a maior empresa no mundo com produção de papel e celulose com fibra curta de eucalipto.

A Suzano S.A. de forma sustentável, planta e cultiva árvores para transformar em matéria prima. Visando sustentabilidade e inovabilidade, a empresa possui uma cultura de zero desmatamento, conservação de solo e da água, restauração de vegetação em áreas alteradas, controle de pragas e otimização no uso de fertilizantes, e uso de subprodutos do processo industrial para fertilizar o solo. A empresa possuindo assim uma estratégia ambiental que visa controlar e diminuir os impactos negativos das atividades realizadas e amplias os impactos positivos na terra, na indústria e na sociedade.

A Suzano S.A. segue as recomendações do Task Force on Climate-Related Financial Disclosures “TCFD”. TCFD nasceu em 2015 dentro do Financial Stability Board (FSB), o braço operacional de assuntos financeiros do G-20. Braço operacional que reuni presidentes de bancos centrais e ministros da economia dos países-membros. TCFD é um grupo de organizações com a força-tarefa de medir e divulgar os riscos financeiros relacionados ao clima e meio ambiente.

A companhia entende as recomendações da TCFD não apenas como uma referência para reportar sobre impactos financeiros relacionados ao clima, mas também como uma estrutura para revisar suas práticas de gestão de riscos e oportunidades já existentes e identificar oportunidades de melhoria em seus processos e operações. Em linha com esforços de aprimorar seu modelo e seguir as melhores práticas de gestão de mudanças climáticas, a Suzano iniciou em 2019 um esforço organizado de revisar suas práticas à luz das recomendações da TCFD. Esse esforço evoluiu o mapeamento das práticas atuais de gestão de riscos e oportunidades climáticas.

Utilizando-se desse esforço e visando se tornar referência no mercado, a Suzano Papel e Celulose possui uma das maiores diversidades de produtos, com ampla cobertura geográfica com vendas, avanço na área de pesquisas e desenvolvimento, além da forte atuação ambiental com foco em desenvolvimento sustentável e climate positive.

  1. DETALHAMENTO DA EMPRESA – DADOS OFICIAIS

Razão Empresarial: SUZANO S.A.

Nome de Fantasia: SUZANO PAPEL E CELULOSE

Logradouro: Av. Professor Magalhães Neto, nº 1752 – 10º andar, salas 1010 e 1011 -
Salvador/BA
, Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com