TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR: Ambiente Empresarial

Por:   •  11/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.927 Palavras (16 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – UNICSUL

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

 

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Ambiente Empresarial

SÃO PAULO- SP

2020

PROJETO MULTIDICIPLINAR

Ambiente Empresarial

Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, como requisito para o recebimento de Bacharel em administração.

Orientador: Prof. Rogério Sarkis da Costa

SÃO PAULO – SP

2020

AGRADECIMENTOS

RESUMO

O trabalho mostra as realizações da empresa IPIRANGA, sendo uma das maiores empresas de distribuição de combustível do Brasil, tendo com preocupação sendo a única distribuidora do país a oferecer o modelo sustentável e buscando constantemente inovar serviços para simplificar o dia-a-dia de seus clientes, com uma vasta plataforma de negócio, mobilidade e conveniência.

A empresa Ipiranga demonstra, com transparência, trabalho e investimento, que só tende a crescer, com isso aumentar seu patrimônio, empregando mais funcionários e pagando impostos e melhorando arrecadação do país. Tendo como objetivo ser a maior empresa de distribuição do Brasil.

O trabalho busca trazer sobre a aprendizagem da matéria ambiente empresarial, mostrando a execução e as avaliação que a empresa Ipiranga executa no cotidiano e mostra a teoria, colocando em pratica as atividades apresentada pela matéria

Palavra(s): Ipiranga, combustível, petróleo, distribuição.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O objetivo desse projeto foi analisar o ambiente empresarial, os processos da empresa de serviços e distribuidora de combustível, através da disciplina do curso administração de empresa.

A metodologia adotada pelo grupo foi à teoria usando fontes seguras, usando dados e informações idôneas sobre a empresa. Podemos realçar que o projeto está na análise do ambiente empresarial da empresa Ipiranga Produtos de Petróleo, sendo uma empresa de grande porte no ramo de distribuição e serviços, quanto às formas de gestão e conhecimento organizacional.

Ao final do projeto, os leitores estarão conhecendo de maneira detalhada sobre a empresa, como são desenvolvidas e implantadas as práticas e a forma de gestão.

1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Ipiranga é uma das maiores empresas de distribuição de combustíveis no Brasil. Com mais de 80 anos no ramo o grupo Ipiranga trabalha com uma vasta plataforma de negócios de mobilidade e conveniência, sendo a única distribuidora do país a oferecer um modelo sustentável que prioriza o consumo consciente de energia e resíduos.

1.1 DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO

Razão Social: Ipiranga Produtos de Petróleo S.A.

Constituição: Subsidiária

Sede: Rua Francisco Eugênio, 329, São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ

Tipos de serviços: Gás, petróleo, postos de combustíveis, rede de lojas de conveniência, programa de milhagem e aluguel de automóveis.

Lema: “Pergunta lá no Posto Ipiranga’’ e “Posto Ipiranga, lugar completo só Lá.”

Site da empresa: https://www.ipiranga.com.br

1.2 DADOS E FATOS RELEVANTES DA ORIGEM DA ORGANIZAÇÃO

Fundada em 1933, pelo brasileiro pecuarista João Francisco Tellechea, junto com o argentinos Eustáquio Ormazabal também pecuarista, Raul Aguiar, Manuel Morales e Varela, grandes advogados, decidiram criar uma pequena empresa de derivados de petróleo, a Destilaria Rio-Grandense de Petróleo.

Primeiramente iniciada como refinaria de petróleo, começou a operar em 26 de novembro de 1934, com produção de cerca de 400 barris por dia. A Destilaria Rio-Grandense de Petróleo foi a primeira refinaria a operar comercialmente no Brasil, abastecida por petróleo cru diretamente da Argentina, o transporte dessa matéria prima era feita através de navios-tanques que contornavam o sul do continente, atracavam no porto de Buenos Aires, de onde o petróleo seguia de trem até a argentina, cruzava o rio Uruguai e era desembarcado diretamente na Destilaria.

Firmando parceria com os empresário uruguaios da empresa cone sul, Juan Ganzo Fernandez, Numa Pesquera, Luiz Julio Superville e os brasileiros Her Ribeiro Mattos e Oscar Germano Pedreira, nascia em 06 de agosto de 1936 a Ipiranga S.A. Companhia Brasileira de Petróleo. Unindo capitais, tinham como projeto construir uma nova unidade na cidade do Rio Grande, Município no Rio Grande do Sul, com capacidade de armazenamento de até 80 mil barris de petróleo cru, os custos desta nova refinaria era em torno de 12 milhões de dólares. Mas com a criação do Conselho Nacional de Petróleo, pelo decreto-lei n° 395, de 29 de abril de 1938, interrompeu os planos do grupo, e o setor foi nacionalizado, obrigando os acionistas estrangeiros a venderem suas partes. O capital foi dividido em partes iguais entre os brasileiros, os argentinos e os uruguaios.

Em 1950 iniciou-se um grande ciclo de expansão da empresa, e contou com a aquisição da distribuidora americana Gulf, no ano de 1959. Nesse período um dos maiores acionistas da empresa era o  jovem advogado João Pedro Gouvêa Vieira. À medida que a Ipiranga foi crescendo e aumentando seu capital João Pedro foi vendendo partes de suas ações a vários acionistas incluindo Francisco Martins Bastos, amigo e engenheiro responsável pela maior parte da montagem da Ipiranga.

No início da década de 90 consolidou seu êxito com a aquisição da também americana Atlantic, onde se deu grande fruto de uma fantástica visão modernizadora. Já em 2007 passou a fazer parte da Ultrapar, companhia brasileira que atua nos setores de distribuição de combustíveis e produção de especialidades químicas, um dos maiores conglomerados do Brasil, que em 2010 adquiriu 100% da Distribuidora Nacional de Petróleo, ampliando o tamanho a empresa em 40% nos estados de Acre, Pará,  Mato Grosso. Amazonas, Rondônia, Roraima. Querendo sempre inovar e se fazer diferente, no ano de 2019 o corporativo da Ipiranga fechou o ano com mais de 2.166 novos postos de combustíveis espalhados pelo país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (623.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com