TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO SUSTENTABILIDADE E APOIO AO APRENDIZADO

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA

PROJETO SUSTENTABILIDADE E APOIO AO APRENDIZADO

BREVE RELATÓRIO DE IDEIAS

Diego Masson

09/05/2014


Sustentabilidade

Temos ouvido muito ultimamente a palavra sustentabilidade e que empresas buscam cada vez mais se enquadrar no selo verde[1].

Visto isto, e interagindo com o ambiente da Faculdade tive algumas ideias que poderiam ser adquiridas pela mesma, e implementadas na unidade escolar.

  1. Influenciar e aderir o uso de folhas recicladas. (algumas escolas, ainda conservadoras, restringem o uso da folha reciclada, entretanto, várias outras adeririam por completo o uso na unidade escolar). Utilizar como padrão na unidade de ensino, como impressão de provas, trabalhos, exercícios, etc.Leia texto de pesquisa a partir da página 4.
  2. Evitar e aconselhar o corpo docente a economizar o papel, a não desperdiçar, muitas matérias (as de apoio) poderiam ser enviadas online (no site ou e-mail), evitando tanto xerox que seriam descartados em um dia de uso.
  3. Fazer a devida separação e adequação do lixo da unidade escolar, criar parceria com empresa de coleta, e incentivar os alunos a fazer o mesmo em suas casas. A empresa coletora de reciclados tem interesse no produto, muitas pagam pelo seu lixo, a unidade pode aproveitar isso como um ponto positivo. O aluno que se interessa pelo assunto passa seu endereço e se compromete a separar seu lixo domiciliar, a empresa parceira se compromete a “comprar” todo esse material e fazendo a sua coleta, assim gerando um pequeno capital em posse da unidade de ensino, que pode ser convertido em aluguéis para ônibus em caso de excursões ou eventos que beneficiem alunos colaboradores.

Algumas ideias sobre sustentabilidade que não causam mudanças radicais e com um pouco de esforço podem ser alcançadas, gerando um resultado positivo, e talvez, servindo como iniciativa para vários outros projetos, quem sabe: destacando a Unidade 2 Taubaté das outras filiais.

Apoio ao Aprendizado – Grupos de Estudo

“Na Engenharia 99% feito é igual a 0, faça as coisas 100% para que se considere concluídas.”

Ricardo Guidini

Como todos sabem a engenharia é um campo que exige muita concentração, estudo, esforço de lógica e raciocínio. A escola oferece oficinas de apoio e reforço, muitas vezes o aluno já tem seu orçamento apertado e mesmo querendo adquirir o curso não consegue. Visando esse esforço e vontade que o estudante tem, proponho um projeto que pode aproveitar da seguinte forma:

Os alunos interessados montam grupo de estudo da matéria que precisam estudar, agendam uma sala nos finais de semana, ou, durante a semana quando houver salas disponíveis. Uns alunos de maior graduação da unidade de ensino se propõem a ensinar esses alunos, ou dar uma ajuda necessária, a unidade de ensino pode dar vantagem a esse colaborador, como horas de estágio, horas de Aula Complementar, ou outra forma que a faculdade achar mais viável e que não atrapalhe as normas da faculdade.

Todos saem ganhando; a unidade se destaca com alunos empenhados, os alunos participantes recebem ajuda onde encontram dificuldades,e os colaboradores/voluntários recebem uma vantagem, seja ela qual for,“pois quando você ensina você memoriza mais”.

Separando as delegações;

  • Os representantes de cada sala podem montar os grupos, classificando assuntos e matérias que necessitam de “reforço”, elaborando uma planilha para os temas.
  • A unidade de ensino (coordenadores) repassa a ideia para as salas, convidando os alunos mais graduados e reserva a sala.
  • Os voluntários se apresentam e se dispõem a “ensinar”, ou, ajudar a turma.

Por meio da planilha montada pelos representantes e fixada em mural, os voluntários tomam conhecimento de todas as turmas, e matérias necessitando de reforço.

Grupo pequeno, no máximo 15 ou 20 pessoas, com a responsabilidade do aluno que participar da turma estar realmente interessado e frequentar. O aluno que se dispor a frequentar e não comparecer nas datas definidas está restrito, e só poderá entrar quando outra turma for formada.

Também poderemos contar com alunos de letras (unidade 1) para dar reforço na gramática. E a faculdade poderia conceder algumas horas de estágio ou outro beneficio.

Creio que com dedicação e real interesse e força de vontade, podemos por essas ideias em ação, criando assim, não só um ambiente sustentável, mas com alunos que evoluem em equipe e na coletividade.

Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos.

Michael Jordan

Autor: Diego G. Masson / Representante 1ºC

RA - 7475689905

Texto Retirado de<http://social.stoa.usp.br/paulocdp/qual-a-vantagem-de-usar-papel-reciclado.doc?view=true> acesso 09/05/14

Qual a vantagem de usar papel reciclado!

                                                        

Nós no Instituto de Psicologia da USP consumimos em média 110 mil folhas de sulfite por mês, ou seja, 22 caixas com 10 resmas cada. Anualmente consumimos em média 835 mil folhas de sulfite, ou seja, 167 caixas com 10 resmas cada.

Veja qual a economia de recursos naturais que o uso do Papel Reciclado proporcionaria ao meio-ambiente, levando em conta apenas se nós no IPUSP substituíssemos o papel sulfite consumido atualmente por Papel Reciclado já disponível e à venda no Mercado.

                        

PERÍODO

FOLHAS UTILIZADAS

ENERGIA POUPADA

ÁGUA ECONOMIZADA

ÁRVORES NÃO DERRUBADAS

REDUÇÃO NA EMISSÃO DE CO2

No mês

110 mil

1.936 Kw/h

47.432 litros

29 árvores

1.210Kg de dióxido de carbono

No ano

835 mil

14.696 Kw/h

360.052 litros

220* árvores

9.185Kg de dióxido de carbono

Portanto usar reciclado é também uma questão de responsabilidade social, comprometimento com a preservação do meio-ambiente e sobre tudo de consciência ambiental.

Acho, inclusive, que todos os alunos podem contribuir muito quando/se passar a utilizar papel reciclado para imprimir seus trabalhos, monografia, teses, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (962.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com