TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Sustentabilidade

Tese: Projeto de Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  Tese  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

RSMA – Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Projeto de Sustentabilidade

Situação Problema :

A população do bairro Jardim Esmeralda em São Bernardo está sofrendo com uma epidemia muito forte de dengue e outras doenças diariamente devido a falta de saneamento no corrego que passa por todo o bairro. Porém esse não é o único problema, a população está sendo obrigada a conviver com um cheiro muito forte que vem do rio e que acaba causando febre e dores de cabeça muito forte na população, onde as crianças tem sido as principais vitimas desse problema.

O problema vem ocorrendo devido a esse corrego estar aberto, e com isso o corrego esta sendo local de descartes de residuos de casas que vem dos banheiros, lixos, e também uma grande quantidade de pneus que estão sendo jogados nos arredores e que acumulam água da chuva proliferando assim a epidemia de dengue. Com isso podemos observar que existe sim um enorme problema de saneamento básico, e conciência ambietal também da população aliado a carência de um projeto de sustentabilidade para o local.

Aula tema 2

O projeto de sustentabilidade deve ser feito para trazer melhoria de vida para os moradores dessa área.Iniciando com a conscientização dos moradores através de palestras sobre reciclagem

Recentemente vimos que os pneus velhos podem ser transformados em asfalto com maior elasticidade. Vimos que as garrafas pet podem ser transformadas em diversos outros produtos. Se existisse uma quantidade maior de coletores individuais de lixo e um trabalho de conscientização, a agressão ao meio ambiente seria menor.

Infelizmente a palavra que funciona bem não é conscientização e sim lucro, a reciclagem vai funcionar bem quando as pessoas tiverem consciência do valor lucrativo que isso acrescenta em suas vidas. Todos os países lutam para encontrar meios de reciclar de forma barata e lucrativa. Todos os processos de reciclagem que estão funcionando hoje são porque estão dando retorno maior do que a energia/trabalho despendido para realizá-los.Podendo trazer assim vario benefícios para as comunidades mais carentes como menos sujeiras nos córregos e vias publicas e refletindo em seus bolsos

Aula tema 3

Objetivo geral

O objetivo é instalar redes de esgoto fechando o corrego, combater a dengue reduzindo o risco de doenças, odor e lixo no corrego, investir na coleta de lixo, melhorando as condições ambientais e a saúde da população e principalmente das crianças. Uma solução para os pneus descartados no corrego é transformar a borracha do pneu em asfalto, chamado de asfalto-borracha para isso o pneu deve estar sem condições de rodagem. O grande problema do pneu é que a sua principal matéria prima, a borracha vulcanizada, não se degrada facilmente no meio ambiente com isso causa poluentes, pois libera dióxido de carbono e enxofre.

Objetivos específicos

Moradores do bairro cobram as obras em andamento, para isso fomos à prefeitura relatar os problemas do córrego, a prefeitura nos falou que vai dar inicío as obras assim que seja feita a liberação das verbas necessárias, que de fato inciam no próximo ano. O acordo foi feito com o ETE ABC – Estação de tratamento de esgotos, que garante que o órgão realize o esgotamento e a drenagem do córrego, e a prefeitura finalize as obras com recursos própios, realizando pavimentação das vias.

Publico- alvo

Com as obras terminadas os moradores do bairro Jardim Esmeralda, serão beneficiados porém não vai haver mais problemas com doenças, dengue, córrego aberto poluição entre outros. Com isso a população vai aumentando no Jardim Esmeralda.

Aula tema 4

Uma importante inovação é que o Ministério da Saúde, por meio da Funasa, estimula a reciclagem de pneus, que costumam ser foco do Aedes aegypti quando acumulam água parada. Para isso, a Funasa passaria nos municípios com mais de 100 mil equipamentos específicos para triturar e picar pneus. Esse processo transformará os fragmentos em matéria-prima para a produção de placas pré-moldadas, por exemplo, que podem ser utilizadas na construção de moradias, na fabricação de asfalto e, ainda, como combustível, entre outras destinações.

Todas as ações serão desenvolvidas em articulação como os governos estaduais e municipais, o que fortalecerá ainda mais as atividades de vigilância epidemiológica (detecção precoce de surtos) e de vigilância entomológica (detecção precoce de aumento da população de mosquitos). Com isso, as secretarias estaduais e municipais de saúde terão mais condições para agir rapidamente e evitar os riscos da dengue beneficiando assim as áreas com maiores focos de dengue como no bairro Jardim Esmeralda entre outros

Aula tema 5

Objetivos Metas Indicadores

- Canalizar o córrego. - Diminuir o índice de doenças devido à exposição do córrego. - Pesquisas feitas em hospitais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com