TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE.

Projeto de pesquisa: PROJETO DE SUSTENTABILIDADE.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ

ELIAS MORAES SILVA

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE

SUMARÉ

2012

ELIAS MORAES SILVA RA: 5237101156

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE

SUMARÉ

2012

Casa ecologicamente correta

Com a necessidade de cuidarmos cada vez mais do meio ambiente, engenheiros e arquitetos já traçaram como deve ser construída uma casa que não agrida o meio ambiente e atualmente já existem várias construções desse tipo. Observe quais os itens fundamentais para uma casa ecologicamente correta:

• Eficiência energética

• Uso adequado da água e reaproveitamento

• Uso de técnicas passivas das condições e dos recursos naturais;

• Uso de materiais e técnicas ambientalmente corretas;

• Gestão dos resíduos sólidos: reciclar, reutilizar e reduzir;

• Conforto e qualidade interna dos ambientes;

• Permeabilidade do solo;

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um conceito super atual que vem ganhando força, principalmente nos países mais desenvolvidos. Os conceitos de sustentabilidade compreendem a utilização dos recursos naturais para suprir nossas necessidades sem esgotar estes recursos, para que possam também suprir as necessidades das gerações futuras.

Este desenvolvimento sustentável global pode ser aplicado, e deve, na micro escala, ou seja, podemos aplicar soluções sustentáveis em nossa casa, com ações simples e de baixo custo, muitas vezes apenas com uma mudança comportamental.

A casa sustentável além de cumprir com seu papel de responsabilidade social e ambiental também irá, no médio prazo, significar uma relevante economia nos custos de água, energia elétrica e alimentação. Separamos alguns exemplos de soluções sustentáveis que vamos adotar e que podem ser aplicados em sua casa:

Energia Solar

Casa com as placas para captação da energia solar

A instalação do sistema para aproveitamento da energia solar fotovoltaica (também chamada de energia solar térmica) em residências vem se popularizando nos últimos anos e isso tem provocado uma redução no preço dos equipamentos e aumento da oferta de mão de obra especializada. O sistema deaquecedores solares permite economizar com a conta de energia elétrica utilizando uma fonte de energia renovável que contribui para a preservação dos recursos naturais do planeta.

Para instalar a energia solar residencial é necessário procurar uma empresa especializada que vai avaliar a residência e fazer um pequeno projeto com as reformas e equipamentos necessários. O ideal é pensar na utilização da energia solar antes de construir a casa. Mas isso não impede que o sistema seja instalado em uma casa que já esteja pronta. O custo aumenta um pouco, mas não é nada que assuste.

A captação da energia solar para aquecimento da água utilizada em chuveiros, torneiras e banheiras é o uso residencial mais comum da energia solar e os custos de implantação são muito menores do que muitas pessoas pensam, em torno de R$ 3000,00, dependendo do tamanho da casa e do número de moradores. Especialistas calculam que o custo de instalação do sistema de energia solar residencial costuma se pagar entre um ano e um ano e meio depois da instalação.

Aproveitamento de água da chuva

Sistema de captação de água da chuva

É preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada.

Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d’água elevada separada da caixa de água potável. Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva tem múltiplos usos numa residência.

Entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playground e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades), além de descarga de banheiros e lavagem de roupas. Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações já existentes e construir um sistema paralelo ao da água potável.

Uso de vasos sanitários com sistema inteligente de descarga

Descarga inteligente

Bacias sanitárias ou caixas acopladas para vasos sanitários já são desenhadas para utilizarem no máximo 6 litros de água por descarga, antes com o sistema de válvulas esse volume chegava a 15 litros. Mas esta economia pode ser ainda maior se você instalar uma caixa acoplada com duplo botão de acionamento, uma opção para reduzir ainda mais seu consumo este sistema despeja 3 ou 6 litros de acordo com a opção de uso: menos água para resíduos líquidos, mais para sólidos, ou seja, se os dois botões forem apertados ao mesmo tempo eles descarregam 6 litros para a descarga. Isto lhe trará uma grande redução em seu consumo mensal de água.

Horta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com