TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Sustentabilidade

Por:   •  3/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                               [pic 1][pic 2]

CURSO DE PSICOLOGIA


CAMILE MARIA UBIALI

JOSE VICTOR SANTOS

Projeto Integrador 6 – Sustentabilidade

Coomaffit Agricultura Familiar  

Osório

2018

O presente trabalho tem como objetivo mostrar o trabalho de uma cooperativa agrícola familiar, que tem como objetivo e compromisso unir o campo e a cidade de maneira responsável de quem produz e com quem consome assim garantindo o desenvolvimento sustentável e protegendo socioeconomicamente os agricultores.

Contando um pouco da história da Coomafitt, uma associação que foi fundada em 5 de setembro de 2006 por agricultoras e agricultores familiares de Itati, Terra de areia e Três forquilhas, no litoral norte gaúcho, a Coomaffit surgiu com o intuito de trazer e promover o desenvolvimento socioeconômico das famílias de cada região respeitando o meio ambiente com alimentos de qualidade e comércio justo. A Coomaffit tem 10 anos, com aproximadamente 223 famílias que são associadas à cooperativa produzindo em torno ,4 toneladas de 88 variedades de alimentos, sem os chamados atravessadores.

[pic 3]

Em entrevista, o prefeito Flori Werb da prefeitura de Itati, administração atual, confirmou que a prefeitura de Itati aplica verba de 80% à alimentação escolar pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em produtos da agricultura familiar. Por Lei 11.947/2009, pelo menos 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser destinados a compras da agricultura familiar, mas a prefeitura de Itati vai além, porque, segundo a nutricionista responsável, Samanta Desidério, se preocupa em oferecer um “alimento mais saudável” aos estudantes do município e isso é ensinado aos alunos a importância de produtos sustentáveis para a saúde e garantia de um futuro mais saudável. “O exemplo da prefeitura de Itati demonstra que, com boa vontade por parte dos gestores públicos, a agricultura familiar pode virar a principal fornecedora de alimentos às escolas. Temos variedade, qualidade e capacidade para atender à demanda”, destaca o vice-presidente da Coomafitt, Bruno Engel Justin. “Há estudos que comprovam que mesmo que a criança não aceite logo um determinado alimento, com a exposição ela vai acabar comendo. Se alimentar bem é uma questão de hábito”, acredita Samanta. Itati tem duas escolas municipais de educação integral, uma de Ensino Fundamental, com 190 alunos e outra de Educação Infantil, com 160 crianças.

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

O trabalho da Coomafitt tornou-se referência estadual com o processo extenso e organizado desde o recolhimento, limpeza e higiene armazenamento e expedição e entrega dos produtos ao comerciante. A força feminina também tem vez! São aproximadamente 43% das associadas da Coomafitt e om a ajuda da Associação de Mulheres do Município de Três Forquilhas (Amadecom), hoje, elas estão presentes na maioria dos espaços da cooperativa, da direção à organização produtiva e comercialização, também desenvolve, constantemente, políticas de gênero quebrando paradigmas para incentivar a autonomia produtiva e econômica das mulheres em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (430.6 Kb)   docx (370.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com