TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO SUSTENTABILIDADE

Por:   •  4/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO SUSTENTABILIDADE NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA

                                                               

INTRODUÇÃO

    Nas escolas discutimos sobre atitudes de pessoas educadas como, por exemplo, não jogar o papel no chão e depois do recreio não é muito difícil vermos o pátio com lixo por todos os lados. Isso sem citar os eventos como as festas juninas, feiras culturais, e o desfile de 07 de setembro nas ruas. Assim teoria e a prática ficam distantes uma da outra. É necessário sempre reforçar que meio ambiente não é apenas a natureza, mas todo e qualquer lugar onde vivemos ou frequentamos. Os problemas ambientais e suas consequências infelizmente estão aí e se agravam a cada dia, levando as pessoas a sofrerem suas consequências, porém, ainda são poucos os resultados de uma educação ambiental que torne o conceito de sustentabilidade algo compreensível para a reconstrução de uma nova cultura. Em meio disso, decidimos desenvolver na escola Juvenato Padre Guedes um projeto que vise a sustentabilidade. Pois mais do que ler e comentar o tema em sala de aula, precisamos mudar nossas atitudes para que as novas gerações já nasçam praticando-as.

OBJETIVOS

  • Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
  • Conscientizar os alunos de que a sustentabilidade é de fato uma necessidade urgente que deve partir das atitudes de cada um para mudar a nossa cultura de maneira que ela não fique isolada a grupos, mas que é um dever de todos os cidadãos conforme está na nossa Constituição Federal no Art. 225;
  • Conhecer os conceitos de sustentabilidade ambiental relacionar os conceitos teóricos e a prática, desenvolvendo atividades relacionadas ao dia a dia dos alunos para que possam desenvolver novos hábitos sustentáveis como incorporar a rotina da coleta seletiva;
  • Desenvolver a responsabilidade individual e a consciência de que cada um pode multiplicar essa aprendizagem com os familiares, amigos, vizinhos, etc, e juntos darmos nossa parcela de contribuição para que a mudança aconteça.

METODOLOGIA

     Os procedimentos serão divididos por etapas nas turmas do ensino fundamental. As etapas exibidas abaixo serão estabelecidas conforme a cada atividade que vai ser executada nas turmas do ensino fundamental da escola, as atividades serão realizadas de forma que o contato com o meio externo e experiências de outras pessoas proporcionem novos ângulos para que o olhar das crianças em relação ao assunto possa ser mais amplo e compreensível.

1ª Etapa – Apresentação do tema em cada sala aos alunos. Conversa dirigida a respeito do tema: interpretações, opiniões sobre o meio ambiente; a situação atual deste meio; apresentação de vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem; explicação sobre a importância de reciclar, reaproveitar, reutilizar, respeitando a vida e a ecologia.

2ª Etapa – Aula Passeio: Proporcionar a(s) turma(s) um passeio onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades; análise da realidade ambiental na comunidade; Apresentar as diferentes partes do lixo produzido na cidade através de diferentes atividades pedagógicas.

3ª Etapa – Reciclagem – explicar sobre a reciclagem, sua importância e como é feita. Montar latas de lixo de coleta seletiva na escola, apresentando que cada cor de lata recebe um tipo de lixo. Apresentar os símbolos da reciclagem que são usados para cada tipo de material no mundo inteiro.

4ª Etapa – Confeccionar painéis; confeccionar brinquedos e utilitários com materiais recicláveis.

5º Etapa – Preparação para a exposição dos trabalhos. Veremos se será possível que os alunos visitem as outras turmas para visualizarem as atividades de cada uma.

       Sendo assim realizaremos no  1º ano um aprendizado sobre  COLETA SELETIVA, onde eles poderão: reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente; identificar hábitos e atitudes das famílias, referentes à coleta seletiva do lixo e aprender a separar o lixo a partir de atitudes simples no cotidiano. Os alunos poderão aprender também a identificar os problemas que podem ser gerados pelo lixo e a elaborarem e inserirem um projeto de coleta seletiva na escola para possibilitar mudanças de atitudes que transformem suas interações com a sociedade.  Nesta atividade utilizaremos de recursos como vídeos, reportagens e dinâmicas, para discutir e aprender possíveis soluções para os problemas gerados pelo lixo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com