TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS DE GESTÃO EM COOPERATIVA

Por:   •  13/10/2022  •  Monografia  •  5.349 Palavras (22 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

PRÁTICAS DE GESTÃO EM COOPERATIVA

Estudo de caso de uma cooperativa de transportadores autônomos de cargas da região do Alto Tietê/SP

Marcelo Tomio Ueda

MOGI DAS CRUZES/ SP

2016

FOLHA DE APROVAÇÃO

Marcelo Tomio Ueda ͥ

Práticas de gestão em cooperativas

Artigo apresentado ao Curso de MBA Executivo em Gestão de Negócios da Universidade Braz Cubas, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Gestão de Negócios.

______________________________________________________

Eliziane Jacqueline dos Santos (Orientadora/ Coordenadora)

Mogi das Cruzes, 23 de fevereiro de 2016.

RESUMO

O presente trabalho procurou entender as práticas de gestão aplicadas em uma cooperativa. Para isso utilizou um estudo de caso em uma cooperativa de transportadores autônomos de cargas da região do Alto Tietê/SP, utilizou a pesquisa de campo, quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com os 25 sócios cooperados. A pesquisa identificou que a empresa está a mais de 20 anos no mercado, a média de idade de seus cooperados são de 56,4 anos, são profissionais com muitas experiências. O resultado mostrou que 60% dos cooperados não tem uma participação constante na gestão da cooperativa, e 56% priorizam apenas o interesse pessoal, encaram a cooperativa como sendo uma empresa comercial comum. Já os dirigentes são pessoas que conhecem e aplicam as leis do cooperativismo, proporcionaram aos cooperados todos os recursos necessários para uma vida profissional competitiva e o bem-estar pessoal. Podemos deduzir que a cooperativa mesmo não tendo uma participação ativa de todos os sócios suas práticas de gestão são eficientes e eficazes, tornando-a uma empresa respeitada e competitiva a mais de 2 décadas.

Palavras-Chaves: Cooperativismo, transportador autônomo de cargas, gestão de cooperativas.

ABSTRACT

This study sought to understand the management practices applied in a cooperative. To that utilized a case study on a cooperative of independent carrier’s loads of the Alto Tiete region / SP, used the field of research, quantitative and qualitative, exploratory and descriptive, with 25 cooperative partners. The research identified that the company is more than 20 years in the market, the average age of its members is 56.4 years old, are professionals with many experiences. The result showed that 60% of the cooperative does not have a constant participation in the cooperative management, and 56% only prioritize self-interest, perceive the cooperative as a common trading company. Since the leaders are people who know and apply the laws of the cooperative, the cooperative provided all the necessary resources for a competitive professional life and personal well-being. We can deduce that the cooperative while not having an active participation of all members of its management practices are efficient and effective, making it a respected and competitive company for more than 2 decades.

Keywords: Cooperatives, autonomous cargo carrier, cooperative management.

1. INTRODUÇÃO

Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente para fazer frente às suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais comuns por meio de uma empresa de propriedade conjunta e democraticamente controlada. Conceito definido pela ACI – Aliança Cooperativista Internacional

A união de pessoas em torno de um negócio (atividade econômica) de interesse comum é o que faz surgir um empreendimento cooperativo. A cooperativa é um sistema diferenciado e democrático de organização social que busca melhorar as condições sociais e econômicas.

O tema da pesquisa é a práticas de gestão em cooperativas, estudo de caso de uma cooperativa de transportadores autônomos da região Alto Tietê/SP, para isso, o objeto a ser pesquisado era uma Cooperativa de trabalho de transportadores autônomo que neste trabalho se deu o nome de Cooperativa N. O problema de pesquisa estudado é: como se desenvolve a gestão de uma cooperativa de transportadores autônomos que representa grande importância para a região do Alto Tietê/SP.

O objetivo do estudo é identificar o modelo de gestão que é aplicado e desenvolvido, e qual a participação dos cooperados nesta gestão. Mas especificamente, analisar a compreensão dos cooperados e gestores a respeito do significado de uma organização cooperativa.

DESENVOLVIMENTO

A inspiração do cooperativismo segundo (CENZI, 2011) vem desde Platão, através da sua obra denominada A República (Politeia), escrita provavelmente entre 380 e 370 a.C., Platão, originalmente, utilizou-se do método do diálogo para expor suas ideias sobre a sociedade ideal. Nela, passa ideias de uma vida harmônica, fraterna, com domínio sobre as dificuldades, sobre o caos e que essas ideias fossem a inspiração para a maioria dos movimentos de reforma social.

O cooperativismo iniciou-se no ano 1844, na cidade de Rochdale, Manchester, Inglaterra, através da iniciativa solidária de 28 tecelões. Que após um ano de reuniões e debates, bem como com a contribuição financeira mensal de todos os sócios, fundaram à primeira cooperativa de consumo, sua finalidade era a compra de produtos de consumo como farinha, açúcar, manteiga e aveia. Chamaram de Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale Ltda. (LIMA NETO, 2011).

De acordo com o mesmo autor, no século XIX, encontramos cinco modalidades ou classes de cooperativas; cooperativas de consumo, cuja origem foi a de Rochdale, cooperativas de trabalho, que tiveram seu primeiro impulso na França, cooperativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com