TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CURSO

Por:   •  3/4/2019  •  Dissertação  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE DOM PEDRO II – UNIDADE BARREIRAS

NOME DO(S) ALUNO(S)

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

BARREIRAS

2016

[pic 2]

NOME DO(s) ALUNO(s)

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Relatório de Pesquisa apresentado junto a Faculdade Dom Pedro II – Unidade Barreiras-BA, para obtenção de nota atribuída a todas as disciplinas do 1º semestre do Curso de Administração,

Orientadores: Adna Maria, Carlana Rocha, Cristiano Santarém, Maria Lobake e Romero Carvalho.

LUIS EDUARDO MAGALHÃES

2016


SUMÁRIO[pic 3][pic 4]

1.

INTRODUÇÃO...................................................................................

03

2.

A INTERDISCIPLINARIDADE E A ADMINISTRAÇÃO............

04

2.1

O (PRODUTO) E A TEORIA  DA ADMINISTRAÇÃO II.................

06

2.2

COMUNCAÇÃO ORGANIZACIONAL  E O (PRODUTO).................................

08

2.3

A CONTABILIDADE BÁSICA  E O (PRODUTO)............................................

09

2.4

MATEMÁTICA  FINANCEIRA  E O (PRODUTO)...........................

10

2.5

A ECONOMIA  E O (PRODUTO)...................

11

2.6

METODOLOGIA CIENTÍFICA E O  (PRODUTO).................

12

3

CONCLUSÃO

13

4.

REFERÊNCIAS

14


1 INTRODUÇÃO

A interdisciplinaridade como uma proposta de apoio aos movimentos da ciência no sentido de diminuir a concepção fragmentária que caracteriza a construção do conhecimento tem se constituído fator crítico principalmente às práticas pedagógicas do Curso de Administração. O desenvolvimento curricular levanta questionamentos, que precisam ser debatidos, em especial, as ações institucionais quanto ás práticas interdisciplinares e as competências necessárias à formação do Administrador não podem se eximir deste processo de reflexão.

Tendo em vista desenvolver as competências requeridas para a formação do profissional administrador, a Faculdade dom Pedro II – Unidade Barreiras – contempla no seu Projeto Pedagógico do Curso de Administração o desenvolvimento de Atividades Interdisciplinares.

O recorte deste estudo se insere na perspectiva da reflexão sobre a interdisciplinaridade no curso de Administração. A ideia central é analisar qual a correlação existente entre um determinado produto e todas as disciplinas estudadas no primeiro semestre do curso de Administração.

Para Vaill (1997, p.114), a pesquisa e os estudos de casos são atividades adequadas à análise proposta, o que justifica a metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa desenvolvida. Nesse sentido, foi oportuno um estudo tanto do referencial teórico quanto da base legal que dão suporte ao desenvolvimento do relatório ora produzido.

        Como se depreende, o tema em questão carece de reflexões mais aprofundadas, assim, não se pretendeu esgotar seu estudo, que ora corrobora para um pensamento mais crítico, autônomo, reflexivo e sistêmico, necessários à formação de futuros profissionais de administração.

Contém a idéia geral do trabalho, o tema, os objetivos, esclarecendo a metodologia de trabalho do mesmo, a importância de realizá-lo ( UMA PÁGINA NO MÁXIMO)


2  A INTERDISCIPLINARIDADE E A ADMINISTRAÇÃO

Em primeiro lugar, convém ressaltar que interdisciplinaridade não é termo fácil de conceituar devido à complexidade, a historicidade e o subjetivismo peculiar ao termo; trata-se de conceito multidimensional envolto ao pensamento sistêmico. Caracteriza-se por uma intensa reciprocidade nas trocas, visando um enriquecimento mútuo, implica um processo evolutivo embasado nos intercâmbios entre pessoas ou especialistas envolvidos no processo, sejam eles, pesquisadores, educadores ou alunos.

 É oportuno destacar que existem varias definições a respeito da interdisciplinaridade. As definições expostas a seguir corroboram de forma relevante para o desenvolvimento deste estudo.        

Na visão de Fazenda (2002, p.25), o termo interdisciplinaridade não possui ainda um sentido único e estável. Trata-se de um neologismo, porém não se constitui um campo recente de indagações. Possui inúmeras distinções terminológicas, mas com o mesmo princípio: termo utilizado para caracterizar a colaboração existente entre disciplinas diversas ou entre setores heterogêneos de uma mesma ciência.

        Moraes (2008, p.62), saliente que a interdisciplinaridade, quando surgiu nas ciências humanas por volta de 1961 a partir de um projeto desenvolvido por Georges Gusdorf para a UNESCO, estava calcada em uma nova explicação sobre a natureza do real e do conhecimento a partir de um novo paradigma científico voltado para a busca da unicidade do conhecimento e da superação de sua natureza fragmentada ou desconectada.

        Diz Morin, a este respeito:

A história do mundo e do pensamento ocidentais foi comandada por um paradigma de disjunção, de separação. Separou-se o espírito da matéria, a filosofia da ciência; separou-se o conhecimento particular que vem da literatura e da música, do conhecimento que vem da pesquisa científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com