TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ PROJETO CONVERGENCIA ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA

Por:   •  21/5/2017  •  Artigo  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

   

CONVERGENCIA ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA

Elaini Pacheco Pinto

Universidade Federal do Pará – UFPA

Especialização em Gestão Pública/Marabá 01 – Pré Projeto

1. Introdução

MARIANO (2008) nos adverte:

A Administração em si é o conjunto de órgãos instituídos para a consecução dos objetivos do governo em sentido formal, e a atividade pública (serviço público), em sentido material.

Com o advento da Qualidade Total em 1960, conceito este difundido e aplicado por Deming, no Japão, a Administração Pública passa por um novo momento, ocorrendo então uma convergência entre a Administração Pública e Privada. Neste novo cenário, o cliente-consumidor passa a ser chamado agora de cliente-cidadão, pois toda legislação tende a ser alterada, visando atender as necessidades desse novo cliente.  

Em 1980, com o processo de desburocratização, a Burocracia busca a excelência nos serviços públicos, mais uma vez trazendo benefícios para o cliente-cidadão. Em um mundo globalizado, além de cidadão, ele é também considerado um usuário de bens e serviços ofertados pelo governo, surgindo então o cliente-usuário (o termo usuário cidadão em geral é utilizado quando se refere ao cidadão que utiliza um bem ou serviço ofertado pelo governo).    

         

2. Justificativa

Este é um tema que chama muita atenção, tanto pelo fato de que setores público e privado seguem distintos, em muitos de seus paradigmas. Porém, inegavelmente, há uma aproximação, porque tanto o setor privado tende a incorporar certas normativas oriundas do espaço tradicionalmente estatal, como é o caso das regras éticas, quanto o setor público tende a preocupar-se com a pauta originariamente privativa da iniciativa privada, tal como ocorre relativamente à produtividade. Nota-se que, independentemente do partido político que esteja a governar a Nação, a Gestão Pública brasileira tende a orientar-se por parâmetros teóricos de qualidade, produtividade e controle de resultados. Essa é uma realidade que se impõe por força de políticas internacionais e, por tal razão, esse tende a ser o discurso oficial de qualquer Governo.

3. Metodologia e procedimentos

A pesquisa realizou-se por meio de análise documental, pois apesar de as organizações públicas possuírem propósitos distintos das organizações privadas (para o setor público, a eficiência está associada ao atendimento das demandas da sociedade e, para o setor privado, a eficiência está vinculada a aspectos ligados à lucratividade dos empreendimentos), atualmente, as estratégias e as tecnologias utilizadas para a consecução de seus objetivos tendem a ser semelhantes, por isso, este estudo busca suprir uma demanda relacionada à necessidade de a gestão pública, caracterizando-se por decisões e ações orientadas para resultados, tendo como foco as demandas dos clientes/usuários, baseada no planejamento permanente e executada de forma descentralizada e transparente. A reforma do estado tornou-se tema central nos anos 90 em todo mundo e é uma resposta ao processo de globalização em curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com