TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passo a passo de um TCC

Por:   •  19/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.210 Palavras (13 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 13

O IMPACTO DA CRISE DE 2015 NO MERCADO DE CAPITAIS: um estudo de caso a partir da análise da evolução das ações de empresas de três setores importantes no Brasil.

Franciele Rosa Pereira[1]

Geraldo Venâncio de Camargos[2]

Resumo

        Em uma frase defina seu tema (Ex: A motivação é.......................................................O objetivo geral deste artigo é...................(coloque o objetivo geral). Quanto ao objetivo geral, por conseguinte, a pesquisa é exploratória e os procedimentos técnicos são pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Este teve como técnica de coleta de dados um questionário, que foi aplicado.................., contendo ............. questões, com respostas que se limitaram nas alternativas ................................ E, o estudo de caso comparado à análise dos dados comprovou...................................................................................................................................................................................(apresentar os principais resultados alcançados com a pesquisa). Contudo, ......................................................................................................................................

.......................................(explicar o que a pesquisa não conseguiu atingir, mas que foi possível detectar com o trabalho). A sugestão apresentada à empresa depois da pesquisa, portanto, .......................................................................................................................................................

.................................................................................................................................................................................(apresentar a sugestão).

Palavras-chave: Motivação.  Logística de Transportes. Liderança.

Introdução

        O Sistema Financeiro Nacional é o órgão regulador que proporciona a conexão de interesse entre tomadores e poupadores, onde estes são extremamente importantes para a economia. Os tomadores são os que precisam de recursos financeiros, portanto, os poupadores, são aqueles que sentem necessidade de guardar recursos para o futuro de forma a gerar rentabilidade e segurança para o seu capital. Deste modo, o Sistema Financeiro Nacional possui uma estrutura formada por Subsistema de Intermediação e Subsistema Normativo. O primeiro representa a operação do sistema financeiro, já o segundo, é o sistema que estabelece as regras de operações e fiscaliza a atuação das instituições de intermediação do sistema financeiro. Essas instituições têm papel de intermediar entre os poupadores e tomadores. (ASSF NETO, 2011).

O mercado financeiro e composto por quatro segmentos que se interligam e se completam, sendo-o, mercado de câmbio, mercado de crédito, mercado monetário e mercado de capitais. O mercado de câmbio é onde ocorrem às operações de compra e venda de moedas internacionais que possam ser convertidas em moeda nacional, já o mercado de crédito é fundamental pra suprir as necessidades de caixa dos tomadores através de empréstimos e financiamentos. O mercado monetário é marcado pela alta liquidez dos ativos que o constitui um curto prazo de negociações.

O mercado de capitais é determinado por médio e longo prazo, além de prazos indeterminados e sem intermédios financeiros. Sua função básica requer riqueza nacional através da poupança dos investidores, onde, seus principais meios de negociação são ações que correspondem o capital da empresa. Nesse mercado as empresas captam recursos para financiar suas atividades através das vendas de títulos, sendo, negociado no mercado de capitais. Deste modo, as ações representa uma fração do capital social das empresas de Sociedades Anônimas.

As Bolsas de Valores possuem um papel essencial no momento em que uma empresa abre seu capital, pois é a bolsa de valores que conduzir toda a transação de venda e compra de ações de uma determinada empresa S.A. (BM&FBovespa,2008).

Objetivo geral do presente artigo, portando é analisar o impacto da crise financeira do ano de 2015 no mercado de capitais, por meio da comparação das ações de três empresas dos segmentos de bebidas, construção civil e educação.

 Os objetivos específicos são: apresentar aos investidores os três setores apontados na bolsa de valores devido à crise no mercado de capitais no período do ano de 2015; averiguar qual a melhor opção de investimento entre os setores para seus acionistas; analisar as possibilidades e tendência do mercado para melhor investimento nos setores específicos; demonstrar a influência da crise econômica nas ações, devido as turbulências politicas e as investigações da operação Lava Jato, ocasionando uma retração da economia nacional.

        Quanto ao objetivo geral, às pesquisas são exploratórias é descritiva, pois segundo Gil (2002), a primeira proporciona melhor compreensão além de oferecer ao seu pesquisador formas mais flexível para o aprimoramento de seus objetivos, tendo como fonte livros e artigos entre outras formas de bibliografia. Já a segunda propõe a utilização de coleta de dados padronizados como questionários e observação sistemática que apresentam relações variáveis, assume um papel de demonstrar as diferenças de um grupo.

A importância de estudar o tema escolhido é apresentar dados relevantes para se conhecer o mercado de capitais, demostrando as oscilações das ações ocorridas na bolsa de valores no período do ano de 2015, e sua influência entre os três setores.

         É justificável fazer uma pesquisa de comparações de valores das ações comercializadas e adquiridas no ano de 2015, onde essas ações foram influenciadas devido à crise estabelecida no período, ou seja, permite retratar as oscilações ocorridas para o conhecimento e uso neste artigo.

        Sobre a estrutura do artigo em questão, este conta com uma introdução que contextualiza o tema, apresenta os objetivos, uma prévia da metodologia com o tipo de pesquisa e a justificativa; em seguida tem-se o referencial teórico, responsável pelos pressupostos teóricos do tema; os aspectos metodológicos; a apresentação e análise de dados secundários; as considerações finais e as referências.

1 Referencial Teórico  ( do assunto geral para o mais específico)

1.1 Introdução

        O objetivo do tópico referencial teórico é apresentar a pesquisa bibliográfica, que é responsável pela exposição dos pressupostos teóricos que permitem compreender sobre O impacto da crise no mercado de capitais: um estudo de caso a partir da análise da evolução das ações de empresas de três setores importantes no Brasil. Para tal, inicialmente: .........................................(coloque como foi desenvolvido seu referencial, a divisão dos tópicos).........

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.4 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com