TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção das pessoas de gestão

Projeto de pesquisa: Percepção das pessoas de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

2.1 Conceito de gerenciamento de pessoas

Gestão de Pessoas nas entidades é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas, empregados, funcionários, profissionais ou qualquer denominação utilizada para alcançar objetivos organizacionais e individuais. É a função que está relacionada com processos de atração, retenção, recompensa, treinamento e desenvolvimento de profissionais.As organizações bem sucedidas perceberam que somente podem crescer, prosperar e manter sua continuidade se forem capazes de aperfeiçoar o retorno sobre os investimentos de todos os parceiros, principalmente o dos profissionais que atuam na mesma.

2.2 Maslow: Teoria de hierarquia das necessidades

Abraham Maslow, um famoso psicólogo americano, estudou a motivação e concluiu que a todo momento alguém está motivado.Ele sugeriu que muito do comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos. Quando uma necessidade, em particular se torna ativa, ela pode ser considerada um estímulo à ação e uma impulsionadora das atividades do indivíduo. Essa necessidade determina o que passa a ser importante para o indivíduo e molda o seu comportamento como tal. Portanto, na sua teoria as necessidades se constituem em fontes de motivação.

O comportamento humano é explicado por Maslow através de cinco níveis de necessidades, como podemos ver na figura 1 abaixo:

Figura 1 - Pirâmide de Maslow

Fonte:http://site.suamente.com.br/a-piramide-de-maslow/

Necessidades Fisiológicas:

As necessidades fisiológicas referem-se a requisitos para a sobrevivência do indivíduo. Alguns exemplos desta categoria são:

• Alimentação (água e comida)

• Sexo

• Descanso

• Abrigo

• Vestimenta

• Lazer

Para Maslow, se essas necessidades não forem satisfeitas, as outras oferecerão pouca motivação. Na AFPESP podemos observar que essas necessidades são respeitadas por meio de intervalos para descanso, férias remuneradas, salários melhores.

Necessidades de Segurança:

As necessidades de segurança referem-se à estabilidade ou manutenção do que se tem. Dentre as necessidades de segurança podemos exemplificar:

• Segurança física pessoal

• Segurança financeira

• Saúde e bem-estar

Na AFPESP, essas necessidades são satisfeitas, pois os funcionários possuem plano de saúde, equipamentos de proteção e segurança, estabilidade no emprego.

Necessidades Sociais

Depois que as necessidades fisiológicas e de segurança são atendidas, a terceira camada da pirâmide de Maslow fala das necessidades do indivíduo em termos sociais.

As necessidades sociais incluem aspectos que envolvem relacionamentos baseados na emoção, pois seres humanos precisam sentir-se aceitos e fazendo parte de algo. Alguns exemplos destas necessidades são:

• Amizade

• Intimidade (amigos íntimos, mentores, confidentes)

• Convivência social (círculos de convivência variados)

• Família

• Organizações (clubes, entidades de classe, torcidas)

A AFPESP atende a essa necessidade oferecendo treinamentos para sua equipe, como um modo de todos interagirem e se aproximarem.

Necessidades de Estima

Após alcançar as necessidades fisiológicas, de segurança e de associação, o ser humano passa a perseguir a necessidade de estima, ou de ser respeitado em busca de autoestima e autorrespeito. A estima é um desejo humano de ser aceito e valorizado por si e pelos outros. Note que neste caso não é apenas a busca de uma aceitação de um grupo e sim do reconhecimento pessoal e do grupo da sua contribuição e importância dentro dele. Quando não se consegue atingir esta necessidade, aparece a baixa estima e o complexo de inferioridade.

Na AFPESP o funcionário experimenta essa sensação de importância e reconhecimento quando recebe um elogio, seja de um superior ou de um hóspede.

Necessidade de Autorrealização

Este é o último patamar da pirâmide de Maslow e as pessoas para terem esta motivação são necessárias que as outras tenham sido satisfeitas. Esta necessidade se refere à motivação para realizar o potencial máximo do ser, ou seja, o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser, explorando suas possibilidades. Esta pode ser considerada a motivação maior e a única verdadeiramente satisfatória para a natureza humana.

A AFPESP atende a essa necessidade oferecendo bolsas de estudos e incentivos à educação para seus funcionários.

2.3 Ciclo motivacional

Entre todos os fatores que atendem as necessidades dos colaboradores da entidade o principal fator é o da motivação. Segundo Kwasnicka (1995), in Fernandes e Ribeiro (2012, p.15), “Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com