TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil da Empresa RMTC

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

PERFIL DA ORGANIZAÇÃO:

1.1 – Apresentação da empresa:

a) Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação:

“Aqui é um consórcio. Quando foi feito em 2008 a licitação do transporte público de Goiânia, foi feito cinco lotes, cinco fatias, então um era o pessoal que ia fazer o transporte da parte sul da cidade, o segundo da parte leste, o terceiro da parte oeste e teve o quarto lote que era o espelho, ou seja, uma empresa que faria metade da operação. Ela faz o espelho do norte, do leste e do oeste. E um quinto lote que era a parte de bilhetagem, a do pagamento. Essas empresas começaram a ter logo no início uns problemas operacionais porque, primeiro: como é que eu faço esse espelho? Então eu tenho Rápido Araguaia que ganhou esse lote espelho. Na área sul quem ganhou foi a HP. Como é que eu garanto que metade das viagens estão sendo feitas? Como é que eu divido? Como é que eu cobro de uma vez só? Então começou a ter uma série de problemas.

Eles resolveram então criar o consórcio, o que é o consórcio? É uma empresa criada para gerenciar a operação do transporte público. Nós fazemos toda a parte de operações.

A ideia é conseguir no primeiro momento integrar a operação.

O Cetransp, que foi quem ganhou o lote da validação, e as quatro empresas da Cootego reunidas, Rápido Araguaia e a HP criaram um consórcio para integrar as operações.

Esses são os fatos relevantes da onde surgiu o consórcio.”

b) Tipo (empresa privada, empresa pública, órgão governamental, instituição de fins lucrativos etc.):

“Ele é um empresa limitada, uma empresa normal. (Empresa Privada) Qual a especificidade dessa empresa? É que ela não tem receita própria porque as receitas vêm dos consorciados. Eles recebem e pagam, de acordo com suas cotas, os custos do consórcio.”

c) Atividade Principal:

“Fazer a integração da operação (de transporte público), com o passar do tempo algumas outras questões vieram pra cá. O que a gente faz é um serviço público, o transporte é um serviço público. Então a nossa atividade é entregar a viagem pra vocês (usuários do transporte público). Quem é o meu cliente? O meu cliente é quem anda de ônibus. Aí vocÊ fala assim: Ah, mas entregar a viagem não é um problema da operadora, da HP? Não. Como eu tenho esse espelho e a gente tinha que fazer uma operação integrada, a gente acabou puxando.

O que a operadora dá pra gente: o motorista e o ônibus. Saiu dá garagem a até voltar pra garagem é um problema meu. Então se bateu o ônibus, se o ônibus chegar atrasado, se tiver qualquer problema quem faz a operação é a gente. A operadora, a consorciada só repassa o ônibus e o motorista pra gente e é toda essa parte de garantir que os lotes, as rotas sejam todas acontecidas vem pra gente.”

d) Porte (pequeno, médio, grande) – segundo os critérios do BNDES:

“Nós somos uma empresa de 380 funcionários. A maior parte desses funcionários estão nos terminais, porque além de administrar a operação dos ônibus e os terminais que não são do eixo Anhanguera, que são responsabilidade do Estado, vieram pra nossa administração, então Vera Cruz,  Recanto do Bosque, Isidória, Cruzeiro, são quatorze terminais. Além desses terminais a gente tem pontos de apoio. Quando a linha do ônibus começa ou termina fora de um terminal eu preciso de uma sala pro motorista descansar, almoçar. Nós temos 27 pontos de apoio na cidade que são os pontos finais ou iniciais da linha fora dos terminais. “

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com