TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Científica

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

PESQUISA CIENTÍFICA

O presente trabalho tem por objetivo identificar o conceito de pesquisa científica e os seus principais níveis, bem como os diferentes tipos de pesquisa , visto que pesquisa é algo extremamente importante para o desenvolvimento de habilidades.

É muito comum associar a pesquisa com a atividade de cientistas, trancados em laboratórios realizando experiências, quando na verdade, pesquisa pode ser feita por todo aquele que tenha curiosidade necessária e domine métodos adequados.

A pesquisa científica é uma ação intencional que tem como objetivo ampliar conhecimento sobre a realidade, sendo um processo de investigação detalhado e organizado para interpretação do mundo natural, social, histórico ou cultural.

Os diferentes níveis de pesquisa apontam para a necessidade de distinção entre vários tipos de pesquisa, seja quanto aos objetivos, às fontes e aos procedimentos de coleta de dados, podendo ser exploratória, exploratória e descritiva ou exploratória e explicativa, onde as exploratórias e descritivas, buscam explicações do problema, no entanto sem aprofundar-se nas suas raízes, enquanto as exploratórias explicativas situam-se em nível da pesquisa de ponta.

As fontes utilizadas para a coleta de dados e informações, bem como os procedimentos da coleta, são selecionados a partir dos problemas ou hipóteses levantadas e dos objetivos selecionados.

Mattar Neto (2003, p. 145) afirma que:

A pesquisa é, ao mesmo tempo, um processo de descoberta e de invenção. Há um elemento de criatividade, de lúdico, envolvido na atividade de investigação científica. È uma busca de dados e informações, por meio de métodos específicos de cada ciência, para investigar um problema/hipótese com vistas a validar as respostas encontradas, as vezes confirmando suas idéias ou opiniões e as vezes modificando-as, mas sempre vai ajudar a dar forma a seu pensamento.

A pesquisa científica é sempre resultado da busca de solução para algum problema, podendo ser classificada de acordo com a sua orientação final em pesquisa pura, teórica ou aplicada, e ainda distinguir-se em :

- Pesquisa Acadêmica: trata-se de uma atividade pedagógica que visa despertar o espírito de busca intelectual autônoma, com orientações para iniciar a atividade de pesquisa;

- Pesquisa de Ponta: refere-se a buscar respostas aos fatores fundamentais dos problemas levantados, geralmente realizada por cientistas que se dedicam exclusivamente a essa atividade.

Ainda no campo da pesquisa é possível adotar três critérios para identificação da natureza metodológica dos trabalhos de pesquisa, que são: por meio de seus objetivos; segundo as fontes utilizadas e segundo os procedimentos de coletas.

Utiliza-se a pesquisa quando não se dispões de informações suficientes para responder as questões relacionadas a um problema que se quer investigar, agindo com paciência, seriedade no tratamento dos dados, bem como com ética na divulgação dos resultados.

Cada modalidade de pesquisa, seja, bibliográfica, de campo, documental ou pesquisa - ação, entre outras, exige um conjunto de técnicas e instrumentos de pesquisa, como a leitura sistematizada, observações, entrevistas, questionários, planejamento participativo etc., para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com