TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Científica Estatística na administração

Por:   •  4/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.652 Palavras (15 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 15

          Universidade Federal de São João Del Rei- Campus Tancredo Neves

                                                                           Bruno Longati de Carvalho

                                             Pesquisa Científica

                                    Estatística na administração

                                               São João Del Rei, MG

                                                             2016

                                         Bruno Longati de Carvalho

                                                Pesquisa Científica

                                        Estatística na Administração

                                                        Trabalho Avaliativo voltado para a                                                      

                                                 disciplina de Estatística no curso

                                                  de administração da Universidade

                                                  Federal de São João Del Rei

                                                                          Ben Dêivide

                                               São João Del Rei, MG

                                                            2016

                                                      Considerações Iniciais

          O trabalho visa apresentar, de forma teórica, os passos iniciais de uma pesquisa científica, sua aplicação no ramo administrativo e importância, principalmente, na área onde se deve decidir.  

                                      Conceito e História da Estatística

O que é estatística? Estatística visa obter resultados através de cálculos matemáticos. Tais cálculos tem o objetivo de tirar conclusões por meio de dados coletados ou pesquisados e também em métodos científicos. Ela se subdivide em dois tipos: estatística descritiva que se preocupa em coletar, organizar e apresentar dados de amostras, sem identificar (inferir) a população; ou inferência (indutiva), que visa interpretar esses dados amostrais e analisá-los, lembrando que nessa parte da estatística não há certa “certeza” nos cálculos e com isso, trabalha-se mais com a parte da probabilidade.

 Um exemplo interessante que representa claramente a estatística no ramo administrativo seria a análise de produtos defeituosos em uma empresa. Como há uma divisão por lote muito extensa, o administrador não irá olhar unidade por unidade analisando todo o lote da empresa, pois isso gera custo de tempo. Com isso, o administrador seleciona, aleatoriamente, uma quantidade pequena de produtos e faz uma estimativa no lote como um todo. Exemplo: A cada 50 peças analisadas, um tem defeito. Portanto, a cada 1000 peças, o lote apresenta 20 peças com defeitos. Essa conclusão é feita sem uma análise individual das mil peças e sim com apenas 50. Por fim, o ramo estatístico visa levar o administrador a obter uma tomada de decisão onde, aí apresentar dados, há uma melhor interpretação e confiança no que se deve ser feito prevenindo problemas futuros ou até mesmo concertando erros do passado.

Estatística quantitativa Como citado anteriormente, a estatística descritiva visa buscar resultados através de coletas, pesquisas e métodos amostrais onde não infere a população. Coleta, e coleta de dados: Como a estatística busca a área de exatas para tomada de decisões, nada melhor do que números para obter um melhor resultado. Para exemplificar, observamos o número de faltas de certo grupo de empregados em uma empresa. Através desse resultado o administrador terá a capacidade de decidir o que fazer para melhorar o rendimento da empresa r evitar que os funcionários faltem no futuro, aproveitando ao máximo o tempo do trabalhador na empresa.

Esses números são comprovações de que essas informações são baseadas em algo concreto onde, nesse grupo de faltosos, há apenas características em comum então chamamos de variabilidade ou variação a variável de faltas, no caso, pode assumir qualquer valor de trabalhador para trabalhador e por isso chamamos de variável. Agora, se todos os elementos apresentasse o mesmo valor, ou seja, a mesma variável é tão denominaríamos de constante. As variáveis podem ser chamadas de quantitativa ou qualitativas. As variáveis qualitativas são aquelas que não podem passar por uma avaliação numérica, ou seja, ela qualifica. Já a quantitativa, como no exemplo, podem apontar valores, quantidades, medições. Dividimos a qualitativa em dois tópicos onde se classificam em ordinal e nominal. Já as quantitativas se subdividem em discretas e continuas. Quando se coleta dados como no exemplo acima os valores recebidos chegam com certa desorganização.

Essa desorganização de dados é o que chamamos de dados brutos. Após essa coleta de dados brutos acontece uma organização desses valores e então passamos a chamar de dados em rol ou elaborados Essa organização serve para várias coisas e facilita para uma interpretação mais detalhada. Com os dados organizados podemos calcular a amplitude total (analisa o maior é o menor valor dos dados, como visto em sala de aula) e distribuir as frequências. Feito isso, pode-se obter uma sequência de equações que facilitam a interpretação de acordo com aquilo que se deseja. Os dados organizados possibilitam ao administrador localizar amplitudes, números de classes, porcentagens, pontos médios, limites de classes, frequências acumuladas (tanto abaixo quanto acima), dentre outros. Medidas de posição ou dispersão Medidas de posição ou de tendência central As medidas de tendência central visa estabelecer um informativo devido com apenas um valor determinante. Ao analisar uma análise amostral simétrica ou aproximadamente simétrica, por exemplo, os dados ali calculados terão um valor que não se distancia dos conjuntos de números apresentados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com