TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa conhecimento.

Por:   •  7/4/2015  •  Seminário  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

O conhecimento é algo essencial no cotidiano de vida de todas as pessoas que vivem em um mundo cercado por mudanças e inovações tecnológicas, quer sejam estudantes, cientistas, intelectuais, pais de família, pessoas comuns ou moradores da zona rural, todos precisam de conhecimento no âmbito de trabalho ou vivência a qual estes indivíduos estão situados. O conceito básico esta ligado ao ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa ou de alguém, ou seja, é o desejo de conhecer ou aprofundar-se em alguma coisa completamente desconhecido ate então, o fato de coletar dados e aprender a fazer ou operar aquilo que até este momento não foi realizado por falta de uma instrução adequada a respeito de tal assunto. Podemos dizer então que o conhecimento é a manifestação da consciência de conhecer, quando a pessoa ultrapassa o ‘dado’ vivido passando a explica-lo, estas necessidades nascem a partir de vivencias circunstanciais de adaptação do ser humano como, dor e prazer, fome e saciedade, quente e frio, plantar e colher e etc.

O fato principal é que o conhecimento surge com a busca pelas respostas sobre as dúvidas e incertezas do homem, a respeito de diversos assuntos sociais e existenciais até então de natureza comum e desconhecidos à sociedade.

Desde modo o conhecimento possui diversas ramificações em seu contexto, são modos e campos diferentes de pesquisa para se responder os mais diversos tipos de questionamentos. Podemos citar pelo menos quatro tipos de conhecimento, o empírico ou popular, o Filosófico, o Teológico ou religioso e o científico. Assim o método de busca do conhecimento pode se dividir para a obtenção de melhores resultados, que não dependem de classe social, raças, crenças ou credos, todos tem acesso ao conhecimento seja ele metodista ou não, de fácil entendimento ou de pesquisas mais avançadas.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Entre os vários conceitos de conhecimento científico podemos citar:

Segundo Barros / Lehfeld (2007, pag. 46) “[...] o conhecimento científico, considerado um conhecimento superior, exige a utilização dos métodos, processos, técnicas especiais para a análise, compreensão e intervenção na realidade [...]”

Outro conceito diz que

[...] constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida por meio da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não aparecem no âmbito da ciência. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente. (MARCONI E LAKATOS, 2011, pag. 20)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com