TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Mercado, Negociação, Marketing e Metodologia Científica

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.351 Palavras (14 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO........................................................................................................14

REFERÊNCIAS.........................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho serão abordados assuntos relacionados ao planejamento e ao controle financeiro das empresas, elaboração de um fluxo de caixa, onde será demonstrada sua utilidade para a gestão financeira.

Neste ainda, poderemos destacar a importância do Orçamento Empresarial e as características e exemplos. Levando em consideração a preocupação constante das organizações, torna cada vez mais importante a elaboração de um bom planejamento. Com um orçamento bem elaborado é muito mais fácil chegar a um resultado satisfatório. Para uma implantação bem sucedida é necessária a organização dos dados e parametrizações para que o orçado seja alcançado.Veremos outras ferramentas de controles importantes para a tomada de decisão.

2 DESENVOLVIMENTO

A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade. Uma vez com a pesquisa concluída a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.

O processo de pesquisa de mercado consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração.

Existem três tipos de pesquisa de mercado:

 Exploratória – é feita em uma amostra pequena e não representativa e os resultados devem ser utilizados como ponto departida para uma pesquisa adicional. Normalmente é seguida por uma outra pesquisa exploratória mais bem definida ou conclusiva. É muito arriscado usar a pesquisa exploratória como única forma de desenvolver uma solução. Ela sozinha pode trazer ideias preconcebidas sobre um problema e levar o gestor à tomada de decisão errada. É um passo inicial para a realização de outro estudo mais aprofundado;

 Descritiva – é desenvolvida para auxiliar o gestor na tomada de decisão em determinada situação. Pode ser também utilizada para verificar os dados obtidos da pesquisa exploratória. Ela busca descrever fatos e comportamentos, como por exemplo, perfis de consumidores;

 Causal -- esta voltada ao motivo, explicando as causas e os fatores que provocaram os comportamentos e eventos.

No caso de uma franquia, a pesquisa descritiva poderá ajudar muito mais a empresa. Pois, o conhecimento antecipado do gosto, comportamento e as atitudes dos clientes, as ações de divulgação poderiam ser melhor elaboradas para atender as expectativas e necessidades desses clientes.

A franquia escolhida para o desenvolvimento desse trabalho foi a JAN-PRO. A empresa tem se destacado como uma das maiores franquias do mundo, com 118 escritórios e mais de 12 mil franqueados. É uma rede norte-americana que presta serviços de limpeza e foi classificada pela revista PEGN como a melhor franquia de Limpeza do Brasil.

A empresa JAN-PRO por ser uma franquia de respeito já trás em seu histórico algumas pesquisas já bem elaboradas. Ela busca a qualidade na prestação de Limpeza Profissional com pesquisas rigorosas sobre todas as técnicas de limpeza profissional disponíveis para atender os requisitos dos nossos clientes.

Realiza o trabalho usando somente o que há de mais avançado em produtos e equipamentos de limpeza no mercado, incluindo produtos e equipamentos de limpeza sustentáveis; utiliza desinfetantes hospitalares de alta qualidade aspiradores especiais eliminam 99,5% de todas as bactérias; panos de micro fibra que absorvem mais sujeira que os comuns. Os produtos químicos usados por essa franquia são muito concentrados e diminuem os impactos ambientais. Os funcionários usam uniformes adequados a cada função, confeccionados com material reciclado.

O sucesso de qualquer negócio depende do conhecimento que a empresa tem do seu público alvo e dos produtos ou serviços que serão oferecidos. E a pesquisa de mercado é a melhor forma de se conhecer bem o cliente que irá utilizar esses serviços.

Um processo de pesquisa bem sucedido se inicia principalmente com a definição do problema de pesquisa. Então, é preciso de toda a atenção nessa fase, pois o restante do trabalho depende dela. Uma problemática mal formulada não informará de forma eficiente a quem solicitou a pesquisa, tendo perda de tempo e dinheiro. Dessa forma, a etapa mais importante de um projeto de pesquisa é a definição do problema. Antes da decisão de abrir ou não esse negócio, duas coisas básicas foram analisadas: uma delas é quem vai utilizar os serviços e a outra é como agradar este público alvo.

As pesquisas são essenciais para você conseguir sucesso nestes dois pontos. Através de pesquisas quantitativas foi descoberto quem seria o público alvo e com as abordagens qualitativas foi descoberto como será vendido os serviços para eles e também conseguimos conhecer o produto pela visão de eventuais clientes, ajudando no planejamento, execução e melhoria dos serviços. Para chegarmos à decisão de qual franquia escolher usamos todas as informações obtidas sobre o mercado linharenses ao qual pretendemos atuar. Informações sobre o mercado, clientes, fornecedores e concorrentes ajudaram no desempenho da empresa. É importante lembrar que se nós não nos preocuparmos em entender o nosso consumidor, possivelmente o nosso concorrente irá fazê-lo.

Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis. Devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.

O macroambiente, onde as empresas estão inseridas é influenciado por forças: econômicas, socioculturais, político-legais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com